quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Apocalipse 5. "Último Aquecimento para Prova Final"

O capitulo 5 de Apocalipse é tão significativo e revelador do tempo final da historia deste mundo que a humanidade só poderia gloriar o Altíssimo pelo fato de tamanha revelação.
Pois ao revelar-nos o tempo do fim deste mundo, Deus mostra o quão misericordioso é para com os seus.

Podemos até negligenciar o estudo das profecias para ficar somente naquilo que homens e mulheres de outras épocas revelaram, mas a verdade é que a bíblia diz que somente aqueles que pertencerem ao tempo do fim, aqueles que passarão pelo tempo angustia, aqueles que fazem parte da ultima geração (Dan. 12:9; Luc. 21:32) é que lhes serão revelados tais mistérios proféticos.

Por quê "Último Aquecimento para Prova Final"? Pude entender que enquanto o capitulo 4 mostra as preliminares desta Prova Final, o capitulo 5 é exatamente a hora em que todo aquele que é atleta de Deus deve fazer o último aquecimento que está relacionado com o fim começa.

E de que "Prova final" se trata? Trata-se precisamente da Última Prova deste mundo. Trata-se exatamente do tempo do fim.

Algumas pessoas deram inicio ao tempo do fim com o ano de 1914, outros em 1844, outros ainda dizem que começou a cerca de 40 a 70 anos atras. Mas que base bíblica temos para tal convicção? Queridos, vamos vislumbrar a graciosa revelação de Deus ao mundo em relação ao tempo do fim. Minha visão sobre o tempo do fim será espelhado aqui, e vamos perceber o quão precisamos estar atentos aos acontecimentos que ocorrerão no mundo daqui para frente até a volta de Cristo.

Mas devo lembrar-lhes que Daniel fala sobre o tempo do fim, e creio que esta deveria ser a nossa referência sobre o tempo do fim:
  • E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. (Dan. 12:1)
Vamos ao que interessa:

A cena vista por João é sequencia daquilo que ele descreve no capitulo anterior. Agora ele vê na mão daquele que está assentado um livro selado com sete selos. A visão não ficou por ai, houve toda uma envolvência daqueles que se encontram ao redor do trono:
  • Então vi na mão direita daquele que está assentado no trono um livro em forma de rolo escrito de ambos os lados e selado com sete selos. Vi um anjo poderoso, proclamando em alta voz: "Quem é digno de romper os selos e de abrir o livro? " Mas não havia ninguém, nem no céu nem na terra nem debaixo da terra, que podia abrir o livro, ou sequer olhar para ele. Eu chorava muito, porque não se encontrou ninguém que fosse digno de abrir o livro e de olhar para ele. (Apoc. 5:1-4)
João chorou porque entendeu que ninguém na terra poderia ser digno de receber e desatar os selos daquele livro. Viu que ninguém na terra poderia estar diante da santidade do Eterno e reclamar o direito de receber aquele livro. Mas João chora essencialmente, porque até no céu que é um lugar onde vivem os santos anjos não apareceu ninguém com direito legal para receber e desatar o livro da mão Daquele que estava assentado.
Por que João chorou se ele conhecia Jesus?
  • Então um dos anciãos me disse: "Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos". Então vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, de pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. (Apoc. 5:5,6)
Duas coisas aprendo ao ler este cenário:
  1. Mesmo com o conhecimento adquirido da existência de Jesus a direita do Pai, no trono, João não conseguiu ver sua Pessoa, logo é porque lhe foi vetado à visão de Jesus no trono naquele instante. Assim, mesmo que venhamos a estudar a bíblia, Deus pode vetar a nossa visão, porque não chegou o momento. Quantos textos novos nos são apresentado até aqui? Creio que muitos. Cada dia que passa muitos novos textos são apresentados, mesmo já tendo estudado a bíblia durante vários anos.
  2. O entendimento quem dá é o Eterno Pai, pois mesmo conhecendo a pessoa de Jesus, João não teve entendimento de que Jesus é digno e poderia abrir os selos do livro sem o menor dos problemas. Assim, mesmo que saibamos o que diz determinado capitulo ou versículo Deus pode fechar nosso entendimento, também porque não chegou o momento. Não é porque vislumbramos o texto que é garantia de verdadeiro entendimento. Isto serve para todos de todas as épocas.
Será que era preciso um ancião alertar a João sobre a existência do Cordeiro? João não sabia? Com certeza que sabia. Mas a verdade é que Deus é quem permite quando podemos ver e dá entendimento a quem quiser e no momento que entender.

Um dos anciãos acalma João e diz-lhe que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi estava ali com o direito legal para receber o livro da mão Daquele que estava assentado no trono e desatar os seus selos. De seguida João vê o Cordeiro de pé no trono.

Um dado importante a saber é se Cristo não estava no trono, pois João não O viu. A respeito disto a bíblia é clara em dizer que desde que Cristo subiu aos céus assentou-se a direita da Majestade:
  • O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; (Heb. 1:3)
Depois da purificação dos pecados de toda a humanidade na cruz do calvário, Cristo subiu aos céus e assentou-se a direita do Todo Poderoso (Ef. 1:19-22; Mc 16:19; Salmos 110:1; Mc. 12:36; Col. 3:1; Apoc. 3:21).

Paulo ainda em sua carta aos Hebreus esclarece que desde que Cristo subiu aos céus sempre esteve ao lado do Pai, além do véu (o único lugar onde o Pai esteve e está até hoje):
  • Esperança esta que seguramos qual âncora de nossa alma, firme e sólida, e que penetra até além do véu, no santuário onde Jesus entrou por nós como precursor, Pontífice eterno, segundo a ordem de Melquisedec. (Heb. 6:19,20)
E Paulo para explicar melhor os compartimentos do santuário, e o que quer dizer “Além do véu” mostra de forma clara todo entendimento do que é o santuário na terra (Heb. 9:1-9). De maneira que percebamos onde Cristo está quando entrou além do véu, e iniciou o seu trabalho intercessório.

Será que o lugar santíssimo é o único lugar onde o Pai sempre esteve? Será que o Pai nunca esteve no lugar santo? Antes de responder a estas questões, primeiro vamos mostrar alguns versos do santuário terrestre para percebermos a situação:
  • Farás um véu de púrpura violeta, de púrpura escarlate, de carmesim e de linho retorcido, sobre o qual serão artisticamente bordados querubins. Suspendê-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia revestidas de ouro, com pregos de ouro, sobre quatro pedestais de prata. Colocarás o véu debaixo dos colchetes, e é ali, atrás do véu, que colocarás a arca da aliança. Esse véu servirá para separar o 'santo' do 'santo dos santos'. (Êx. 26:31-33)
Para que serviu o véu?
  • Aarão oferecerá o touro pelo seu pecado, e fará a expiação por si mesmo e pela sua casa. Degolará o touro destinado ao sacrifício pelo pecado e, tomando o turíbulo, que ele terá enchido de brasas do altar diante do Senhor, bem como dois punhados de perfume aromático em pó, entrará com tudo para além véu. Porá o incenso no fogo diante do Senhor, para que a nuvem do perfume cubra o propiciatório da arca, e Aarão não morra. (Lev. 16:11-13)
O texto diz que depois de Aarão derramar o sangue dos animais indicados por Deus para o sacrifício, Aarão deveria entrar uma vez por ano com o objetivo de interceder por si e pelo seu povo. Aarão entrava além do véu uma vez por ano, na presença de Deus. Por si e pelo povo, Aarão pedia que Deus atendesse o clamor da nação Israelita. O ato do sumo sacerdote Aarão era de intercessão, mas antes convinha que fizesse a purificação dos pecados (derramamento de sangue) fora do santíssimo lugar. Não será este o ato que o nosso Intercessor celestial faz hoje desde que foi para os céus?
  • O Senhor falou a Moisés, depois da morte dos dois filhos de Aarão, que foram mortos por se terem aproximado do Senhor. O Senhor disse-lhe: "Recomenda a teu irmão Aarão que nunca entre no santuário, além do véu, diante do propiciatório que recobre a arca, para que não morra, porque apareço na nuvem por cima do propiciatório. (Lev. 16:1,2)
Os filhos de Aarão se aproximaram do Senhor em que compartimento? Onde fica o Propiciatório? Onde está a Arca da Aliança? Onde estava a nuvem que representava a presença do Eterno?

Voltando as perguntas acima (Será que o lugar santíssimo é o único lugar onde o Pai sempre esteve? Será que o Pai nunca esteve no lugar santo?), respondo dizendo que, o santo dos santos é o único lugar onde o Pai sempre esteve e está até hoje. Pois tal como o santuário terrestre representa o celestial, em nenhum momento a nuvem gloriosa que representava a presença do Pai Eterno esteve aquém do véu e passou para além do véu. Assim também, o Pai Eterno, nunca esteve aquém do véu e mudou para além do véu no seu santuário celestial.

Por outro lado, seria uma tamanha infantilidade afirmar que o Pai Eterno já esteve no lugar santo e passou para o lugar santíssimo, pois não há espaço na bíblia para que Deus tenha mudado de lugar, uma vez que Ele só recebe as intercessões no santo dos santos, onde está o propiciatório e a arca da aliança. Logo implicaria dizer que a humanidade ficou sem intercessão enquanto o Pai esteve distante do propiciatório e da arca da aliança (é só entender o santuário terrestre).

Seria até uma heresia tremenda dizer que o Pai Eterno já esteve no lugar santo, pois teríamos de admitir que existe um lugar mais santo que o próprio Deus. O Pai Eterno numa sala que é santa e ao lado uma sala que é santíssima. Quem poderia crer numa heresia destas? Alguém crê que existe uma sala mais santa que o próprio Deus? Alguém já refletiu neste assunto? Creio que depois de refletir sobre isso seria uma aberração aceitar tal suposição. É Deus quem faz de um espaço um lugar santíssimo, não o contrario.

A titulo de exemplo: Se Deus decidisse viver fisicamente em minha casa, podem ter certeza de que minha casa seria o lugar santíssimo do universo.

Paulo esclarece que Cristo depois de ter feito purificação (derramamento de sangue) dos pecados, Cristo jamais verteria seu sangue ou mostraria o mesmo, passando de novo pela agonia da purificação:
  • Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e os poderes do mundo vindouro, e depois caíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; visto que, quanto a eles, estão crucificando de novo o Filho de Deus, e o expondo ao vitupério. (Heb. 6:4-6)
Após o sacrifício e purificação, Cristo entrou no santíssimo do santuário celestial (Heb. 6:19,20) e assentou-se a destra de seu Pai intercedendo pela raça humana, tal como Aarão (o tipo do antítipo) fazia pelo seu povo quando entrava uma vez por ano.

Ai alguém poderia perguntar: O que terá isso haver com o que aqui é abordado? O que é que a entrada de Jesus além do véu tem haver com o tema proposto ( "Último Aquecimento para Prova Final")?

Vamos responder estas perguntas mais abaixo.

Continuemos:
  • Ele se aproximou e recebeu o livro da mão direita daquele que estava assentado no trono. Ao recebê-lo, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos; e eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação. Tu os constituíste reino e sacerdotes para o nosso Deus, e eles reinarão sobre a terra". (Apoc. 5:7-10)
Ele se aproximou... Espera aí, Ele se aproximou? Como assim? Cristo não está assentado a direita de Deus? A bíblia não afirma que cristo está assentado? Então, como é que alguém que está assentado pode se aproximar, se não pode andar?

Eis a grande revelação de Deus para o povo do tempo do fim, povo da ultima geração:

Por que é que Cristo estava de Pé naquele momento e não assentado como a bíblia diz? Como compreender o fato de Cristo estar de Pé, se a bíblia mostra em vários versos que Cristo está assentado a direita de Deus?

Se João vê Cristo de pé, então é porque em algum momento (quando o Pai mostra o livrinho) Cristo se levantou para receber tal livrinho.

Queridos, agora prestem maior atenção: O estudo passado procurei que refletissem no fato do trono aparecer a João como uma cena que representasse o tempo do fim, tal como na cena de Daniel 7. Digo-te, meu irmã(o), a cena que João viu foi no tempo do fim. João foi levado a contemplar o inicio dos últimos anos deste mundo com a ação do Trono em favor da humanidade.

Quando João vê o trono e vê o cordeiro de pé se dirigindo ao seu Pai para receber o livrinho, então é porque o Cordeiro teve de se levantar de seu trono a direita da Majestade. Querida igreja, embora muitos não compreendem exatamente este capitulo, mas este é o momento em que Cristo se LEVANTA de seu trono. É o momento em que o "Jogo" começa, e tudo o que está relacionado com o principio das dores e a tribulação final começa a se desenrolar.

Creio até que neste momento em que vos escrevo, querida igreja, Cristo já possa ter levantado, mas também pode ainda estar assentado à direita Deus. E se estiver ainda sentado não tardará (em poucos anos ou meses) Cristo se LEVANTARÁ.

Alguém poderia perguntar: Quem disse que Cristo passou estes séculos todos assentado a direita de Deus? Como poderias provar que ali Cristo realmente se levantou?

Sei que já sabes. Qual é? Bingooo:
  • Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. (Dan. 12:1)
Pelo texto mostra claramente que o Cordeiro só se levantará "NAQUELE TEMPO". Miguel se levanta de onde meus amigos e irmãos? Podem até forçar o texto, mas o Cordeiro só se levantará no "NAQUELE TEMPO". Fora deste TEMPO Miguel não se levantará.

Alguém poderia perguntar de novo: Quem garante que Naquele Tempo representa o tempo do fim? O Levantar do trono não quer dizer que Cristo estará descendo para a terra e vir nos salvar?

Os mais sensatos perguntariam: Que tempo é "NAQUELE TEMPO" em que Cristo há de se levantar?

Bem para responder estas questões vamos recorrer o que o anjo disse a Daniel:
  • E ele disse: Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do fim. (Dan. 12:9)
Encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo. Foi à mensagem do anjo a Daniel. Queridos, as palavras que o anjo falou a Daniel só deveriam ser entendidas no Tempo do Fim, antes disso ninguém entenderá. O anjo não disse encerra as palavras até que João revele em apocalipse (até porque as pessoas não conseguiram ver relação entre o Apocalipse 5 e Daniel 12). O anjo diz que sela as palavras, até, até, até o TEMPO DO FIM. Podem forçar o que quiserem, mas o Cordeiro não se levantou de seu trono a 100, 150, 200, ou 2000 anos atrás, porque se tivesse levantado de seu trono pelo menos a 50 anos esta profecia já estaria ultrapassada (Daniel 9:24) a décadas.

Bem, mas há um detalhe que tem escapado a muita gente. E para lhe mostrar o detalhe eu faria a seguinte pergunta:

Quais são as palavras que o anjo proferiu a Daniel que deveriam ser seladas até, até, até o TEMPO DO FIM? Resposta:
  • Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. (Dan. 12:1-3)
Logo a seguir, no verso 4, o anjo ordena selar as palavras anteriores (vs. 1-3).
  • E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará. (Dan. 12:4)
Todas estas palavras deveriam ser seladas por Daniel, pois elas só ocorreriam NAQUELE TEMPO (Tempo do Fim). O anjo disse a Daniel que NAQUELE TEMPO (Tempo do Fim) se levantará Miguel. Miguel se levantará de seu trono (este verso só prova que Jesus é Miguel, pois nenhum anjo está assentado no céu, e muito menos pode ser salvador de ninguém). E isto quer dizer que, ou Miguel está deitado ou sentado, para se levantar.

Queridos, muita coisa do que se tem pregado sobre o tempo do fim não corresponde exatamente ao que o anjo revelou a Daniel. Ou seja, tudo o que aconteceu antes de Miguel se levantar não pertence NAQUELE TEMPO (Tempo do Fim).

Alguém poderia perguntar ainda: O anjo quando revela a Daniel sobre o tempo do fim diz que Miguel se levantará e haverá grande tribulação. Será que a tribulação é o inicio do tempo do fim?

Para entendermos faço uma contra pergunta: Quando vislumbramos o que João descreve em Apocalipse 5 é visível ali uma tribulação imediatamente Jesus se levantar de seu trono?

Para percebermos o contexto de Daniel é necessário olhar para aquilo que João descreve no livro de Apocalipse. E é necessário perceber também que o anjo apenas revelou, em conversa, a Daniel sem detalhar cada etapa. Já João foi convidado pelo anjo a subir aos céus e presenciar o que ocorreria NAQUELE TEMPO (Tempo do Fim).

João vislumbrou cada detalhe do que viu do Tempo do Fim e escreveu para nós, enquanto que Daniel escreve uma breve conversa, sem muitos detalhes, que travou com o anjo.

Querido irmã(o), Cristo se levantou ou se levantará (está para muito breve este levantar) e o mundo não será mais o mesmo. Daí para frente nada será igual, pois Miguel atuará de forma mais ativa dentro do santuário, atuará também fora do santuário, fora das fronteiras do terceiro céu (continue nos acompanhando que também abordaremos com detalhes o que Cristo fará fora do terceiro céu), para depois regressar na presença do Pai.

Será que fiz confusão? Alguém poderia dizer que sim, e perguntaria: Então, quando Cristo sair do santuário celestial não é para nos salvar? Como é que dizes que vai sair do santíssimo sem que venha resgatar a humanidade? Mas não fiz confusão.

Quando Cristo se levantar vai ter de abandonar o santo dos santos (não vai abandonar imediatamente), Ele sairá até do terceiro céu de forma a mostrar a sua autoridade no céu, até que venha a ser reconduzido de novo na presença do Pai, e receber autorização para descer a este mundo:
  • Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. (Dan. 7:13,14)
Este é o momento em que Cristo é reconduzido de novo na presença do Pai. Não é que estiveram separados desde que Cristo subiu aos céus, pois Cristo sempre esteve a direita do Pai. O texto prova que até neste momento cumprira-se o fato de Cristo levantar-se a favor dos filhos de Deus. Cristo é reconduzido de novo na presença do Pai para ser empossado a Rei dos reis e Senhor dos senhores e descer a terra.

Outro dado que faria alguém perguntar: Será que a autoridade sobre o céu e a terra já não havia sido entregue a Cristo? Se Cristo já recebeu autoridade diante do Pai, como é que os anjos dizem que Cristo é digno de receber uma autoridade que Ele já havia recebido a muito tempo (no momento em que ascendeu aos céus)?

E adicionando as perguntas acima: O que terá isso haver com o que aqui é abordado? O que é que a entrada de Jesus além do véu tem haver com o tema proposto:  "Último Aquecimento para Prova Final"?

Foi por isso que nos propomos em mostrar onde Cristo entrou depois da purificação na terra quando subiu aos céus (além do véu). Veja como o texto de apocalipse anuncia que Cristo é digno de assumir a autoridade, como se não lhe tivera sido dado anteriormente pelo seu Pai:
  • Então olhei e ouvi a voz de muitos anjos, milhares de milhares e milhões de milhões. Eles rodeavam o trono, bem como os seres viventes e os anciãos, e cantavam em alta voz: "Digno é o Cordeiro que foi morto de receber poder, riqueza, sabedoria, força, honra, glória e louvor! (Apoc. 5:11,12)
Sim, é claro que já havia sido entregue no momento em que Cristo confirma a purificação dos pecados diante Pai (Jo. 20:17; Mat. 28:18). Mas não podemos esquecer que momentos depois de sua ascensão, Cristo entrou "Além do véu". Amigo estar além do véu é só o ato mais solene do santuário. Além do véu é colocar-se na presença do Pai. Sabeis o que isso significa?

Cristo está num ato solene, onde por nenhum momento pode abandonar o santuário. Onde por nenhum momento pode se desviar do seu ato, pois está na presença da santidade máxima do universo intercedendo pelo seu povo e por toda a raça humana, e nada O pode demover deste ato. Amigo, Além do véu, Cristo apronta a sua igreja, redime a raça humana e terminado este ato significa também que a sua igreja estará completa e pronta para angustia final. Se Cristo se desviasse deste ato a salvação da humanidade estaria comprometida, a sua igreja não estaria pronta e todo o trabalho feito na terra seria vão.

E os milhares de anjos que exaltam Jesus como digno de receber autoridade fazem-no porque quando Cristo entrou “Além do véu” satanás usurpou (2Cor 4:4) o direito legal de Cristo como autoridade no céu e na terra. Mas convém que ainda usurpe, pois Cristo realiza um bem maior por todos nós.
  • Depois ouvi todas as criaturas existentes no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles há, que diziam: "Àquele que está assentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o poder, para todo o sempre! "Os quatro seres viventes disseram: "Amém", e os anciãos prostraram-se e o adoraram. (Apoc. 5:13,14)
Depois João ouviu todas as criaturas que existem no céu, na terra, debaixo da terra e no mar a adorarem ao Pai e seu Filho. Ou seja, João ouve o céu e a terra a manifestarem gratidão ao Pai e a seu Filho.

Espera! O terceiro céu manifestar a sua gratidão pela bondade de Deus é evidente, mas e a terra? Será que no momento em que Cristo se levantar do trono a terra vai perceber? Claro que não. Então, como entender que a terra também manifestará a sua gratidão ao Pai e ao Filho?

Amigos, depois de João contemplar a cena do trono e vislumbrar o Cordeiro de Pé recebendo o livro da mão direita de Deus, João é transportado para um tempo adiante (é a minha percepção ao vislumbrar este simples verso). Um tempo em que a vitória final de Jesus sobre satanás estará consumada. João foi transportado à este tempo para ver in loco e transmitir esta esperança ao mundo. Tempo em que haverá vitória. Tempo em que haverá a confirmação da redenção para a raça humana, onde o céu e a terra juntos poderão glorificar o Pai e o Filho pelas suas benevolências.



 “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”
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