Quem sou

·         Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim. (João 5:39)
 
Olá! Sou o Artur Amado.
 
Este texto foi o que marcou o meu primeiro passo para uma mudança total em minha vida quando em junho de 2003 fui convidado por um ex. colega à passar um culto de sábado numa igreja adventista, em Benguela. O pastor dissertava sobre a renovação espiritual que os membros de Cristo tinham de tomar. Chamando a atenção dos ouvintes, ele disse: "Se você não estuda a bíblia, você é levado pra onde o vento quer". De seguida leu o texto de João 5:39.
 
Naquele instante, aquelas palavras levaram-me a fazer uma rápida retrospetiva da minha vida antes de ir pela primeira vez a igreja adventista. Compreendi rapidamente que poderia ser levado tão facilmente por qualquer “vento” e em qualquer direção. Os pensamentos levaram-me em anos anteriores; "eu sentado no banco de uma igreja evangélica que frequentava na altura (na altura só ia a igreja por obrigação da mãe, era um costume familiar). Enquanto o sermão decorria, uma irmã e amiga notou que eu não conseguia achar o livro de apocalipse que o pregador indicara, e que por sinal é o último livro da bíblia. Perguntou-me: Você não sabe onde está o livro de apocalipse? Triste eu respondi: Não. Voltou a perguntar: Apocalipse é o ultimo livro da bíblia e você não sabe? Envergonhado me calei".
 
Mas parece que a vergonha não iria parar por aí, pois ela resolveu testar os meus conhecimentos. "E me perguntou: Onde esta o livro de gêneses? Naquele momento só queria sair daí, numa magica desaparecer e não responder mais a nenhuma pergunta. Muito envergonhado me calei, e ela disse: Não acredito que não sabes onde está o livro de gêneses. Não sabes mesmo? Perguntou ela. Então me disse: Abre a capa de tua bíblia, desfolha a 1ª folha (pagina), agora a 2ª folha e os meus olhos viram o livro de gêneses três paginas depois da capa, o primeiro livro da bíblia. Naquele dia definitivamente soube que gêneses e apocalipse eram os extremos da bíblia".
 
Depois desta reflexão percebi que ninguém havia chegado até a mim para me evangelizar. Vi que só o meu ex. colega é que falou pra mim, e eu acreditei em tudo o que ele disse sobre o sábado. Com o pequeno estudo que ele me deu decidi pertencer à família adventista. Passei a estudar mais a bíblia e em pouco tempo havia decorado muitos textos. Sabia de cor a localização de todos os livros e já ajudava aqueles que tinham dificuldade em achar os livros da bíblia.
 
Caminhei seguro nos ensinamentos adventistas durante nove anos e alguns meses. Sentia que realmente depois de Israel, Deus continuou com um povo, e este era o povo adventista. Eu estava feliz até que...
 
Em 2013 algumas verdades que defendia tornaram-se confusas, e as coisas começaram a mudar de figura. Percebi que o “exame das escrituras” tal como Cristo orienta, tem de andar em paralelo com o que Paulo disse: “Provai os espíritos”. E por quê? Percebi que cada igreja cristã tem o seu espírito (palavra, doutrina, norma). Percebi que se eu não examinasse e colocasse a prova tudo o que me foi ensinado estaria a ser arrastado pelos “ventos” que o pastor havia falado no meu 1º dia como visita na igreja adventista.
 
Mas também é verdade que quando decidi me afastar fui influenciado por um site X (não apresento o nome propositadamente), no qual muito me identificava. Desde então comecei a olhar para a palavra de Deus de outra maneira e pude colocar a prova todo o ensino (espírito) a mim chegado até a altura. Limei algumas arestas, e  passado aproximadamente um ano compreendi que tinha de apresentar a minha posição aos lideres da minha igreja, uma vez que estava prestes a ser nomeado para um cargo na igreja.
 
De “igrejado” para “desigrejado”
 
Desde que apresentei a minha nova posição à liderança da igreja passou-se pouco mais de um ano. E após ser riscado do livro de membros da igreja, resolvi que a minha caminhada com a instituição Adventista havia terminado. Saí, porque também compreendi que a bíblia me ensina que Jesus seria sempre a 3ª ou 4ª pessoa onde estivessem dois ou três adorando a Deus.
 
Sei que para muitos a minha saída é questão de falta de fé, ou problemas conjugais, etc. Isto, porque para quem não examina a bíblia associa instituição e igreja como a mesma coisa. Definitivamente instituição não é igreja. Cristo não deixou nenhuma instituição, deixou uma igreja. E estar na contramão da restante maioria nem sempre é estar no lado errado das coisas, muito menos é ter certeza que se está no lado certo. A única certeza que temos passa por examinar as escrituras por nós mesmos e por prova até aquilo que acreditamos.
 
Facilmente fui conotado como alguém que queria fundar uma denominação, alguém que se rebelou com a “denominação mãe” e agora quer fundar a sua. Alguém que quer ver as suas vontades feitas a todo custo.
 
Não pertenço a nenhuma denominação e não pretendo fundar nenhuma!
 
É importante que se saiba que o facto de não frequentar nenhuma denominação, não faz de mim uma pessoa sem igreja. Pois reunião de igreja não está definida por ser nos templos e com mais de cem pessoas. Igreja é muito mais do que uma multidão presente em um templo, estar reunidos como Igreja é  suprir as necessidades (Atos 4:34,35), capacitação dos santos onde quer que eles estejam. E mais, estudos feitos mostram que a maneira como se faz as reuniões de igreja hoje teve inicio em Roma, cercando a adoração com todas as liturgias que vemos.

Como disse: Se observarmos a bíblia, Cristo nos diz que onde estiverem reunidos dois ou três em seu nome é o suficiente para que Ele considere como uma igreja. Cristo não diz que só uma multidão é igreja, ou seja, pouco ou muito em seu nome, Cristo os recebe. Eu estou cumprindo este mandato de reunião de igreja, e sei o quanto minha igreja tem sido muito abençoada com diversas revelações.
 
Embora tenha tido muitos apelos para voltar, a verdade é que já não posso mais continuar na mesma ideologia, com as mesmas praticas. Já não compartilho com certas doutrinas que para mim são essências para a salvação, como a questão de adoração (A quem adoramos?). Prefiro servir de maneira livre, da mesma forma que a igreja primitiva caminhava, longe de todo o engodo institucional.
 
Não pretendo, nem vou formar uma denominação, pois para tal Cristo não orientou. Não há nenhuma observação bíblica sobre denominações. Pretendo sim, não me desligar do povo cristão, seja ele adventista, católico, testemunhas, batista, etc. Pretendo expor meu conhecimento e ideias com base no propósito deste blog, para que você, querido leitor, possa provar os espíritos.

Mesmo que não frequente nenhuma religião não é meu propósito retirar os cristãos de suas denominações, mas posiciona-los em relação as verdades bíblicas. Pois Deus tem os seus filhos espalhados por entre todas as denominações e os guarda ali mesmo, os preserva ali mesmo. A decisão de sair será dada por Deus, porque é para Deus que eles vivem.
 
Não sou anti denominações
 
Sempre que sou abordado por amigos adventistas, estes fazem sempre referência à grupos espalhados em todo mundo que se têm rebelado contra a “instituição mãe”. Fazem sempre as seguintes perguntas: “Você também fazes parte daquele grupo que critica os lideres da igreja, não é”? Ou: “Você é daqueles que diz que os escritos de Ellen White estão ultrapassados?"
 
Quando tudo parecia que continuaria assim (estar caracterizado com o site X, conforme disse anteriormente), eis que percebi que embora os gestores do site X possam ter boas intenções eles aplicam de maneira pouco cristã. Não percebia que eles são anti denominação (são contra a antiga instituição ou instituição mãe). Embora possam dizer que não, mas é esse o objeto do site deles. Deixei de me rever neles e compreendi que Deus queria me revelar muito mais coisas e desde o inicio de 2015 passei a estudar por mim mesmo. Compreendi que não estamos aqui para falar da denominação A ou B, mas para mostrar a palavra e quem tem que decidir, fá-lo-á sem ter que ver denegrida sua denominação.
 
Quer queiramos quer não, e muito em breve as denominações vão ruir, e não sou eu que falo: Fala a bíblia. Aquele que combate Cristo (o Anticristo) estará aí para desfazer todas as denominações num instante. Esta brevidade também será observada neste blog, e o querido leitor irá se surpreender e dará conta disto. Neste tempo, querida igreja, aquele que examinou as escrituras e provou os espíritos não será levado pelos ventos do anticristo, pois ele será auxiliado pelo falso profeta (falso Jesus).
 
Agradeço desde já a tua disponibilidade em acompanhar-me até aqui. Lembra-te que não tens como saber se o que falo é verdade se não te conduzires pelo caminho da prova. Só Deus tem a verdade absoluta. Hoje nenhum homem chega a ter esta verdade absoluta, muito menos àqueles valentes homens de fé do passado. Deus faz com que sua verdade seja gradualmente conhecida e ela não esta completa (1Cor. 13:12), ela (verdade) só estará completa quando aquele que é a verdadeira Verdade chegar (1cor. 13:9,10). Por isso querido leitor, esteja atento para examinar e provar tudo o que for postado.
 
Se algo postado não estiver de acordo com o que pensas não desista de visitar, nem descarte tudo o que leste, antes ora e estuda, retira os conceitos aprendidos e prove tudo o que leu pela bíblia. Não deixa de visitar, porque o teu esclarecimento pode estar nos artigos subsequentes. Em vez desistir, estude comigo, partilhe comigo as suas ideias, os seus pontos de vista e aquilo que você vê nos escritos sagrados.
 
·        Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. (Atos 17:30,31)

 
 
 “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”

 

 

0 comentários:

Enviar um comentário

Translate

CATEGORIAS

Seguidores