sábado, 14 de janeiro de 2017

O Grande Sinal No Céu. Parte 1

Até aqui estudamos a parte sucessiva do livro de Apocalipse.
Apocalipse 12 não é senão um capítulo repetitivo daquilo que João descreveu nos capítulos anteriores. E é aquele que melhor dá explicação dos capítulos anteriores e sucessores.

Contudo, todo estudante de escatologia percebe que Deus “não é tão bom em facilitar as coisas”, ou seja, “Deus não facilita” e por isso mesmo qualquer um percebe que Deus encheu de símbolos a sua palavra profética.

Existem muitos sinais proféticos. Cristo citou muitos deles, uns quando esteve aqui na terra e outros, quando apareceu a João, em Patmos, e convidou-lhe a subir ao terceiro céu, para dentro do santuário.

Deus ama trabalhar com números, símbolos, parábolas, etc, e Ele quer que você encontre, Ele quer que você ache as respostas às suas inquietações nestes tipos de quebra-cabeças.

Por exemplo, há uma semelhança muito grande entre simbologia deste capítulo 12 com a sentença que Deus pronunciou sobre a Eva e a serpente.

A profecia de Apocalipse 12 é tão profunda e importante, que se compreendêssemos no conforme, todo estudante escatológico entenderia melhor boa parte do simbolismo existente em todo livro de apocalipse, pois este capítulo é só o mais significativo de todo livro. Apocalipse 12 é como se fosse a pedra angular na construção apocalíptica.

Vamos ao assunto:

Quando olhamos para o capítulo 12 de apocalipse percebemos que o conteúdo não é uniforme. É como se os primeiros seis versículos simbolizassem os restantes capítulos. Ou ainda que o fim estivesse no meio do capitulo e vice-versa.

Para um melhor entendimento deste capítulo precisamos dividi-lo em três partes. Nesta primeira parte falaremos do lado simbólico deste capitulo (Apoc. 12:1-6).
  • Apareceu no céu um sinal extraordinário: uma mulher vestida do sol, com a lua debaixo dos seus pés e uma coroa de doze estrelas sobre a cabeça. Ela estava grávida e gritava de dor, pois estava para dar à luz. Então apareceu no céu outro sinal: um enorme dragão vermelho com sete cabeças e dez chifres, tendo sobre as cabeças sete coroas. Sua cauda arrastou consigo um terço das estrelas do céu, lançando-as na terra. O dragão colocou-se diante da mulher que estava para dar à luz, para devorar o seu filho no momento em que nascesse. Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono. A mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem durante mil duzentos e sessenta dias. Apoc. 12:1-6
Muitas pessoas quando se deparam com este capitulo acham que João teve uma visão sobrenatural da mulher vestida de sol. E, por causa disto levantam-se muitos erros interpretativos sobre o capitulo.

Amigos, não houve visão sobrenatural coisa nenhuma. João para ver o grande sinal no céu teve de levantar a cabeça. O que João fez, foi exatamente o que três nobres homens fizeram há séculos atrás, a saber: Os reis magos. Eles olharam para o céu e viram o sinal que a muito esperavam. Esta foi exatamente a ação de João para contemplar o grande sinal.

Ao contrario de João que lhe foi mostrado este grande sinal, os reis magos tiveram de estudar a palavra de Deus e daí passarem a observar os astros céu. Só estudando a palavra de Deus, observando os astros no céu e não doutro jeito, foi que os reis magos souberam o ano em que o Messias nasceu.

Talvez alguém pergunte: Deus pede que observemos os astros?

Sim, para que conste, meu querido irmão, Deus determinou que os homens buscassem nos astros respostas quanto ao tempo da ocorrência profética.

  • E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. (Gên. 1:14)
A estrela vista pelos magos só apareceu na época em que Cristo nasceu. E os reis magos perceberam que naquele momento o Salvador nasceu. Aperceberam-se, porque ao olharem para as profecias Messiânicas e não deixaram de lado a orientação dada por Deus em relação aos luminares no céu (astros).

Não é este procedimento que Deus espera de nós ao nos falar sobre o grande sinal (o único grande sinal profético)?

Meus queridos, João olhou para o céu e viu uma mulher. No céu existem varias constelações e cada uma com o respetivo nome. Coincidência ou provisão Divina dentre elas existe a constelação virgem. É uma constelação feminina que representa uma mulher.



Mas na verdade esta constelação aparece assim no céu:




João disse ainda que viu outro sinal que era um grande dragão. Casualidade ou providência Divina é que na formação das constelações celestes existe ainda uma constelação serpente que está situada nos pés da virgem. A constelação Serpente, e única constelação no céu dividida em duas regiões:

Serpens Cauda, (a Cauda), e Serpens Caput (a Cabeça)

Ao falar sobre a Antiga Serpente (Grande Dragão) João disse que o dragão tinha sete cabeças e se é uma casualidade ou providencia Divina, é que a região Serpens Caput (a Cabeça) existem sete estrelas.

Outro detalhe que João nos deu é que sobre as cabeças uma coroa de sete estrelas. Casualidade ou providencia Divina sobre a cabeça da constelação serpente existe uma constelação composta por sete estrelas chamada coroa Boreal.


Isto tudo é para ser negligenciado? Creio que não.

Creio que a sentença de Deus sobre a mulher e a Serpente no Jardim do Éden simbolizava um acontecimento profético (Gên.3:15). E este cumprimento está preste a ocorrer. O Grande Dragão virá e morderá o calcanhar da mulher e a mulher pisará a cabeça do Dragão.

Todos estes sinais estão nos céus, logo qualquer um que sabe de astronomia consegue visualiza-los desde que tenha o céu aberto. Ou seja, a todo tempo os astros estão lá como descrevi, mas não estão a todo tempo como João descreveu.

As constelações virgem, serpente e coroa Boreal estão lá da forma como descrevi, mas em relação a outros detalhes que João adicionou, como: estar gravida, vestida de sol, ter a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de 12 estrelas não é possível vislumbrar.

O grande sinal é de extrema importância, pois tal como os reis magos tiveram acesso ao tempo do nascimento do Messias, nós também podemos estar a par do tempo que determinará o fim.

Antes de nos debruçarmos sobre o tempo do fim, precisamos olhar para todo o significado em volta deste acontecimento. Pois muitas interpretações foram levantadas e muitas delas desconectadas do contexto bíblico. Ao errarmos a simbologia da mulher (grande sinal) erramos todo o capitulo e a confundimos toda a mensagem trazida a nós.

Há um grupo, minoritário, de pessoas que creem ser Maria a mulher que João viu no céu. Sobre isso não a muito que se possa falar, pois falamos de profecias do tempo do fim. Maria não existe, Cristo já nasceu a muito.

Outro grupo, maioritário, de pessoas crê que o que João viu foi à igreja de Cristo. E a base deste entendimento é está em Efésios 5:22-29. Cristo aparece como o esposo e a igreja a esposa.

O ultimo grupo, mediano, de pessoas crê que o símbolo do que João viu representa Israel, o mesmo povo que desde séculos tem sofrido perseguição.

Irmãos prestem atenção: Não há nenhum respaldo bíblico para incluirmos os cristãos como a mulher que João viu. Por dois motivos:

Primeiro: A mulher que João viu é esposa de Deus não de Cristo. Se literalmente a bíblia não aprova uma esposa para dois homens, não seria simbolicamente que o Pai e Filho dividiriam a mesma esposa. Seria um adultério simbólico.

O simbolismo de que a igreja cristã é a esposa (corpo) de Cristo (cabeça) está correto (2Cor. 11:2), mas o texto fala de uma mulher que dá a luz a um filho varão para Deus. Ou seja, simbolicamente é a esposa do Pai. Não tem nada haver com aquela que Paulo descreveu.
  • Mais tarde, quando passei de novo por perto, olhei para você e vi que já tinha idade suficiente para amar; então estendi a minha capa sobre você e cobri a sua nudez. Fiz um juramento e estabeleci uma aliança com você, palavra do Soberano Senhor, e você se tornou minha. (Ez. 16:8)
  • Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra. (Is. 54:5)
Segundo: Simbolicamente a mulher que João viu, existe primeiro que o Filho de Deus. É ela que dá a luz a esse Filho e não pode ser ao mesmo tempo sua esposa. Logo, isto quer dizer, que a mulher não é a igreja (esposa) de Cristo. A mulher que João viu é a esposa de seu Pai, que simbolicamente representa Israel.

Agora o grupo que crê que a mulher que João viu simboliza Israel está dividido em dois:

Sem logica nenhuma uns dizem que a mulher é Israel e ligam com a igreja que Cristo deixou, mesmo sabendo que em nenhum momento, até hoje que escrevo, Israel esposa de Deus e mãe de Cristo nunca foi continuidade da igreja Cristã. Até porque Israel (a mulher simbólica que João viu) rejeitou o seu próprio Filho.

Com este entendimento, interpretam que ela (igreja) já cumpriu tudo o que João descreveu nos versos subsequentes. Entendem que a perseguição que a igreja romana exerceu sobre os cristãos na idade medieval cumpre o que foi exposto pelo profeta João neste capitulo. E isto retira a profecia do tempo do fim para o tempo medieval.

Como sabemos é um erro interpretar assim, pois os cristãos não são continuidade de Israel. Se os cristãos fossem continuidade, então, diríamos que se trata de substituição. Israel teria de ser rejeitada e a bíblia tem fartura de textos a provar que nunca passou pela cabeça de Deus rejeitar a sua esposa (Jer. 31:35-37).

Outros acertadamente dizem que a mulher que João viu simboliza Israel e será Israel a cumprir tudo o que João descreveu nos textos subsequentes. Contudo, mesmo crendo que se trata de Israel, este capítulo é daqueles que mais erros interpretativos contem.

Muitos creem que se trata do fim do tempo da igreja (esposa) de Cristo nesta terra. Creem que se cumprindo este grande sinal no céu a igreja de Cristo subirá deixando pra trás Israel e aqueles que não se prepararam sofrerem na grande tribulação. Creem assim, pois idealizam que o Filho varão é o corpo de Cristo.

Alguém poderia perguntar: Quando é que ocorrerá este grande sinal?

Respondendo esta pergunta é necessário olhar para o detalhe mais importante daquilo que João descreveu. João disse ainda que a mulher está gravida. Coincidência ou providência Divina neste momento o maior planeta do nosso sistema solar (Júpiter) entrou no ventre da constelação virgem e só sairá de lá depois de um período de gestação de uma mulher.

Como sabemos uma mulher fica de gestação normal num período que vai de 36 a 40 semanas, e em casos mais extremos vão até 42 semanas. Neste momento constelação virgem está gestante e atingirá as 40 semanas até dar a luz ao planeta Júpiter.

Este fenômeno não é um acontecimento único, é cíclico. Aproximadamente cada 12 anos (tempo que Júpiter leva para dar a volta ao sol) Júpiter passa por todas as constelações do Zodíaco e uma das constelações existente no Zodíaco é a constelação virgem. Ou seja, de 12 em 12 anos, desde que Deus colocou os astros no céu, Júpiter passa pela constelação virgem e fica no ventre da constelação durante 40 semanas.

Agora, a maior coincidência ou providência Divina é que neste ano e só neste ano é que a visão de João cumpre-se na integra. Neste ano, no dia do nascimento Júpiter, depois das 40 semanas passadas no ventre da constelação virgem o sol estará iluminando a virgem, a lua estará nos seus pés e sobre a cabeça 12 estrelas. Este dia é o 23 de Setembro de 2017.



Isto tudo é para ser negligenciado? Creio que não.

Mas também esta data tem sido muito mal interpretada, pois muitos creem que a igreja de Cristo simboliza o Filho varão e será arrebatada para o céu neste dia.

O dia é um facto profético, mas o que irá ocorrer nesta data, entendo eu, que é um mito pensar que a igreja subirá aos céus. Mito este, que espero que seja sanado definitivamente depois de 23 de setembro de 2017.

É um mito pensar que simbolicamente Israel gerou os cristãos. Israel gerou Cristo e Cristo gerou os cristãos. Simbolicamente sem Israel não há Cristo e sem Cristo não há cristãos. Israel nunca geraria os cristãos. Nunca mesmo. Volto a repetir: Sem Cristo não há cristãos, logo Cristo gerou os cristãos. Para que o Filho varão fosse à igreja de Cristo a mulher vestida de sol teria de simbolizar Cristo. Isto seria inconcebível.

Como disse acima: Apocalipse 12 é na verdade a repetição de tudo quanto já falamos até aqui. E, como sabeis, começamos a nossa abordagem profética falando de: Apocalipse4. "A curiosidade que não matou o gato. Fortaleceu-lhe". Embora no capítulo 12 de Apocalipse João não tenha relatado nada que se assemelhe ao que foi abordado nos capítulos 4 e 5 de Apocalipse, o amigo já pode ver que há relação entre a simbologia deste capitulo 12 com os acontecimentos do capitulo 4 e 5.

No artigo: Apocalipse 5. "Último Aquecimento para Prova Final" disse que João nos mostrava o Cordeiro não mais assentado a direita do Pai, mas de pé. De pé para receber o livro selado com sete selos. De pé para desatar cada um dos sete selos. De pé para intervir dentro e fora do santuário (mostraremos isso neste capitulo).

Então, meus amados, o grande sinal no céu que ocorrerá dia 23 de setembro de 2017 é na verdade um grande sinal de Deus ao seu povo sobre o inicio do tempo do Fim. Deus estará nos dando este sinal para nos prepararmos para os acontecimentos apocalípticos.

Procurei fazer um vídeo para mostrar como ocorre este fenômeno no céu, porque entendo que este fenômeno é melhor perceptível quando visualizamos no programa Stellarium. Mas visto que já há muito videos a falar sobre o assunto, deixo aqui um vídeo que melhor me identifiquei.

Clica aqui para veres o vídeo:


Creio que este ano marca a parte final do fim dos tempos. Creio ser um período simbólico de alerta de aproximação do tempo do fim.

E por que o ano de 2017 marca o inicio do tempo do fim?

Porque estamos na parte final em que a cidade de Jerusalém completará 70 anos. E 70 anos de Jerusalém é, tem de ser, e será muito significativo para a história deste mundo.

Obs: Sei que isto alarmará muita gente, mas fiquem descansados que terminado o livro de apocalipse provarei por meio de 2 profetas (o terceiro profeta será o próprio Cristo) que os 70 anos de Jerusalém culminam com a vinda de Cristo.

Deus quer nos chamar atenção sobre a mensagem apocalíptica, por meio dos sinais nos céus. Ele espera que estejas atento para o final do tempo do fim. Mas mais do que tudo, Deus quer que você perceba que nada do que aconteceu até antes da criação do estado de Israel corresponde ao tempo do fim. O ano de 2017 pode ser o fim do tempo do fim, esteja atento, pois muitos sinais maravilhosos hão de acontecer até antes da grande tribulação.


“Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”
Share:

0 comentários:

Enviar um comentário

Translate

CATEGORIAS

Seguidores