No estudo anterior vimos à
onisciência, imutabilidade, imortalidade de Deus. Importa que continuemos a
estudar
sobre os atributos de Deus, pois ao fazê-lo estaremos buscando mais e melhor o conhecimento de quem é a pessoa de Deus. Fazendo isto nos posicionaremos na melhor posição para Adorarmos o Eterno Criador.
Continuemos então a observar o Ser ou os Seres que detêm os atributos que reconhecemos serem da pertença exclusiva do Criador do universo.
sobre os atributos de Deus, pois ao fazê-lo estaremos buscando mais e melhor o conhecimento de quem é a pessoa de Deus. Fazendo isto nos posicionaremos na melhor posição para Adorarmos o Eterno Criador.
Continuemos então a observar o Ser ou os Seres que detêm os atributos que reconhecemos serem da pertença exclusiva do Criador do universo.
Onipresença de Deus
- Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança... (Gên. 1:26)
Nós somos a imagem de
Deus. E isto quer dizer que quando um anjo contempla um homem vê a aparência de
Deus ali registrada.
Muitos conceitos têm se
levantado a respeito do que quer dizer imagem, pois muitos negam que Deus tenha
um corpo, só porque cristo dissera que “Deus é espírito”.
Por negligência ou má fé
desvirtuam o significado da palavra imagem, e fazem transparecer como que a
imagem transmitisse o carácter de Deus, o lado espiritual de Deus, o lado
emocional de Deus. Negligenciam que imagem define-se por:
- Representação (gráfica, plástica, fotográfica, escultural) de algo ou alguém.
- Reprodução obtida por meios técnicos; cópia.
- RELIGIÃO: pintura ou escultura, destinada ao culto, que representa motivos religiosos.
- SENTIDO FIGURADO: pessoa muito parecida com outra, pessoa que faz lembrar ou representa algo simbólico.
Logo, se a bíblia diz que
somos a imagem de Deus é porque tal como somos e fomos criados (a partir do
barro) representamos a imagem de Deus. Será que é possível acreditar que quando
Deus disse imagem estava a falar do amor, bondade no homem? Querido irmão, para e pensa. Imagina o Pai dizer ao Filho criemos o homem a nossa
imagem. Será que Deus só sabia o tipo de sentimento que colocaria no homem, mas
não sabia o corpo que iria lhe dar?
Se os homens creem que
imagem e semelhança quer dizer a parte emocional, espiritual, moral de Deus no
homem, então também é de extrema importância que esses mesmos homens digam em
que parte da bíblia Deus disse que faria o homem com cabeça, tronco e membros,
pois se Deus teve o cuidado de falar da parte emocional, espiritual, moral Dele
ao homem, então é porque também deve ter falado da parte física.
- Sendo ele o resplendor da sua glória e a expressa imagem do seu Ser... (Heb. 1:3)
Se Cristo Jesus que passou
por este mundo ao fazer-se Filho do homem é a expressa imagem (imagem exata) de
seu Pai, então é de se esperar que o resto da humanidade seja a imagem de Deus, uma vez que todos somos filhos do homem, a imagem de Cristo.
O facto de Jesus ter dito que Deus é espírito não significa que Deus não tenha corpo. Vejamos o que Paulo diz de si próprio:
- Enquanto Paulo os esperava em Atenas, o seu espírito se revoltava em face da idolatria dominante na cidade. (Atos 17:16)
- Eu, na verdade, ainda que ausente em pessoa, mas presente em espírito, já sentenciei, como se estivesse presente, que o autor de tal infâmia seja, em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com poder de Jesus nosso Senhor, entregue a satanás para destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor. (1Cor. 5:3-5)
Será que Paulo também é
espírito? É obvio que não. Paulo não é espírito, mas tem espírito; e como
espírito é folego de vida, é vento, é mente. Paulo transmite que é por meio
deste folego de vida que nos tornamos em seres pensantes; assim Paulo diz que
se faz presente entre os irmãos de Coríntios por meio do pensamento, por meio
da mente.
A bíblia também diz que
Cristo é espírito e nem por isso se prega que Cristo não tem corpo.
- Ora, o Senhor é o espírito; e, onde está o espírito do Senhor, aí há liberdade. (2Cor. 3:17)
- Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. (1Cor. 15:45)
Por acaso Cristo deixou de
ser Filho do Homem? (Dan. 7:13) Por acaso Cristo deixou de ser da descendência
humana? Por acaso o “Mediador” entre Deus e os homens deixou de ser homem?
(1Tim. 2:5)
Bem, vamos ainda tentar
fazer um exercício mental, e crer que o Pai não tem corpo, ou seja, o Pai é vento. Como ficaria a trindade? O Pai é vento (espírito) e a
terceira pessoa também é vento (espírito). Alguém consegue me provar que os
ventos conseguem se separar? Alguém consegue me dizer que o vento (espirito) Pai seria diferente do vento (espirito) terceira pessoa?
Uma das propriedades do ar
é: Não possuir volume próprio. Volume de um ar corresponde ao espaço que ele
ocupa. Quando se tem volume próprio significa que o corpo em causa ocupa um
espaço delimitado. Não possuir volume próprio quer dizer que o ar não se
delimita, quer dizer que o ar não está num lugar especifico, está em todo o
lado. Ninguém consegue dizer que o ar só está aqui e ali não.
E se assim for (o Pai ser vento (espirito) sem corpo), só poderia
ser ficção se afirmássemos que o espírito (Vento) está assentado no trono.
(Apoc. 4:2,3) Se Deus fosse vento (espírito) seria impossível para Moisés ver a parte
traseira de Deus. (Êx. 33:23) Se Deus fosse vento (espírito) seria de uma incoerência
tal, afirmar que Deus veio numa nuvem escura para que o povo de Israel não o
pudesse ver. (Êx. 19:9) Da mesma forma, seria incompreensível afirmar que um vento (espírito) tem face. (Apoc. 22:4).
João e Paulo ao
pronunciarem-se sobre espírito mostram que a compreensão que se deve dar ao que
Jesus disse sobre Deus, não quer dizer que Deus não tem corpo, mas que Deus tem
um corpo dotado de um espírito da mesma forma que a sua imagem e semelhança (o
homem) tem.
- Nisto reconheceis o espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus. (1João 4:2)
Somos espíritos? Então por
que João trata-nos de espíritos?
- Pois, quem conhece os pensamentos do ser humano, a não ser o espírito do homem que nele reside? Assim, igualmente ninguém conhece os pensamentos de Deus, a não ser o Espírito de Deus. (1Cor. 2:11)
Assim como Deus tem um espírito que nele reside, igualmente
o homem tem um espírito que nele reside. É exatamente isto que o verso transmite, nada mais além disso. Podemos até negar que tudo o que está escrito neste verso, mas a verdade é que para um cristão sincero o negar o sentido deste verso teria de estar acompanhado por outro verso que contrariasse este.
O que é o espírito? Espirito é aquilo que dá vida ao corpo, espirito é rú-ahh, pneu-ma (respirar ou soprar). E é exatamente este conceito que a bíblia de Jerusalém descreve ao traduzir os primeiros versos de Gênesis (bíblia traduzida pela comunidade Paulina católica, e considerada uma das melhores traduções existentes):
- No principio, Deus criou o céu e a terra. Ora, a terra estava vazia e vaga, as trevas cobriam o abismo e o sopro de Deus agitava a superfície das águas. (Gên. 1:1,2)
- Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? —diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? —diz o SENHOR. (Jr 23.23-24).
- Para onde poderia eu fugir do teu Espírito? Para onde poderia correr e escapar da tua presença? (Sal. 139:7)
Ninguém, mas absolutamente
ninguém consegue fugir do espírito do Pai Eterno. O espírito (vida) do Pai está
em toda a parte, por isso ninguém consegue escapar de Sua presença.
Vivemos por meio de quem? Passamos a existir por meio de quem?
- Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração. (Atos 17:28)
Não sabemos que espirito é vida? Se espirito é vida, quem prova que nós vivemos, nos movemos, existimos, por meio da suposta terceira pessoa da trindade? Será que Paulo se enganou ou nos enganou quando afirmou que é pela vontade do Pai que tudo vive? Ou seja, Paulo disse que é por meio do espirito do Pai que tudo veio a existência e subsiste (Atos 17:28). Se o Eterno retirasse, só por uns instantes seu espírito (vida) deste mundo, então o mundo simplesmente deixaria de viver (Jó 34:14, 15).
Se olharmos para a bíblia vemos que Jesus disse que enviaria o espirito santo. Então, como é que o mundo viveu sem a presença da terceira pessoa da trindade se ela só apareceu no pentecoste? Provavelmente é porque o Pai tem espirito próprio que provem de dentro Dele. Se assim é, porque a diferença entre um espirito que provém de um corpo (corpo do Pai) e outro espirito que consegue existir sem corpo? Se o Pai tem espirito próprio, mesmo com a existência da terceira pessoa, porque o Pai precisaria de uma terceira pessoa se Ele já tem seu espírito que faz exatamente a mesma coisa, convencer o homem do pecado, e dar a Jesus (Jo. 6:39).
Se realmente houvesse uma terceira pessoa divina que é rú-ahh, pneu-ma, então seria a pessoa mais poderosa dos três, pois para os dois restantes viverem teriam de depender dele, uma vez que os dois não têm espíritos. O mundo para subsistir teria de depender dele. Os nossos espíritos no momento da nossa morte voltariam para ele, e no momento da ressurreição seria a unica pessoa que ressuscitaria os mortos. Nestes moldes como poderia haver uma trindade de pessoas coiguais em poder? Como qualificar o Pai sem poder de onipresença (espirito)? Sem poder (espirito) para ressuscitar os mortos?
Concluo este subtema dizendo que somos a imagem do Pai, e Deus, o Pai, se faz presente em todo o lugar, por meio do seu próprio espirito (vida), e ao mesmo tempo que se faz presente em todo o lugar , o Pai gera vida e tudo subsiste. Não há espaço para mais alguém que não seja a pessoa do Pai, que por meio do espirito próprio somos convencidos do pecado (Jo. 14:22,23). Quando morremos o nosso espirito não vai noutra pessoa que não seja a pessoa do Pai Eterno (Ecl. 12:7). E os mortos depois do milênio serão ressuscitados pelo Pai. Ele mesmo por meio de seu espirito (vida) devolverá o espirito (a vida) que recebeu destes aquando das suas mortes.
Se olharmos para a bíblia vemos que Jesus disse que enviaria o espirito santo. Então, como é que o mundo viveu sem a presença da terceira pessoa da trindade se ela só apareceu no pentecoste? Provavelmente é porque o Pai tem espirito próprio que provem de dentro Dele. Se assim é, porque a diferença entre um espirito que provém de um corpo (corpo do Pai) e outro espirito que consegue existir sem corpo? Se o Pai tem espirito próprio, mesmo com a existência da terceira pessoa, porque o Pai precisaria de uma terceira pessoa se Ele já tem seu espírito que faz exatamente a mesma coisa, convencer o homem do pecado, e dar a Jesus (Jo. 6:39).
Se realmente houvesse uma terceira pessoa divina que é rú-ahh, pneu-ma, então seria a pessoa mais poderosa dos três, pois para os dois restantes viverem teriam de depender dele, uma vez que os dois não têm espíritos. O mundo para subsistir teria de depender dele. Os nossos espíritos no momento da nossa morte voltariam para ele, e no momento da ressurreição seria a unica pessoa que ressuscitaria os mortos. Nestes moldes como poderia haver uma trindade de pessoas coiguais em poder? Como qualificar o Pai sem poder de onipresença (espirito)? Sem poder (espirito) para ressuscitar os mortos?
Concluo este subtema dizendo que somos a imagem do Pai, e Deus, o Pai, se faz presente em todo o lugar, por meio do seu próprio espirito (vida), e ao mesmo tempo que se faz presente em todo o lugar , o Pai gera vida e tudo subsiste. Não há espaço para mais alguém que não seja a pessoa do Pai, que por meio do espirito próprio somos convencidos do pecado (Jo. 14:22,23). Quando morremos o nosso espirito não vai noutra pessoa que não seja a pessoa do Pai Eterno (Ecl. 12:7). E os mortos depois do milênio serão ressuscitados pelo Pai. Ele mesmo por meio de seu espirito (vida) devolverá o espirito (a vida) que recebeu destes aquando das suas mortes.
Asseidade de Deus
Espera lá irmão
Artur. Cristo não está presente em todos os lugares? A bíblia não diz que é por
meio Dele que tudo subsiste (Col.1:17)?
Tudo isso e não só, é
verdade. Foi propositadamente que não coloquei no subtema onipresença de Deus,
porque há um propósito. Entendamos:
- Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. (Col. 1:17)
A vida (espírito) de
Cristo está em toda a parte. Tudo respira porque esta vida (espírito) de
Cristo está no meio de nós a todo o momento, permitindo também que nosso espírito
(vida) não morra.
Será que se Cristo retirar seu espírito do meio de nós morreremos? Sim morreremos.
Mas isto já aconteceu uma vez
quando Cristo se encarnou. Ele esvaziou a si mesmo, e toda a sua divindade foi
entregue ao Pai que o deu, para se fazer homem (Fil. 2:7). E o espírito (vida) do homem
Jesus dependia totalmente do Pai. E enquanto esteve aqui na terra nada
subsistia Nele, mas sim em Deus, o Pai.
Após a Sua morte Cristo
subiu ao Pai para receber a aprovação do ato que fizera na terra (João 20:17) e
para reclamar a sua gloria (os atributos) que tinha junto com o Pai antes da
fundação do mundo (João 17:5). Uma delas era que tudo subsistia Nele, claro por
meio do seu espírito (vida).
Mas antes mesmo de subir
Cristo prometeu que um espírito desceria para os discípulos (João 14:16), mas
também de forma quase inexplicável Cristo disse que é Ele mesmo que desceria e
estaria com os discípulos (João 14:18; Mat. 28:20), e os discípulos perceberam
este discurso de Jesus, tal que Judas, não o Iscariotes, compreendeu na verdade, que Cristo falava dele mesmo (João 14:22). (Vejam a sequência dos versos do capitulo 14 de João)
A verdade é que só depois
da ascensão de Cristo e sua glorificação (Apoc. 1:12-20) nos céus, ou seja,
Cristo ao voltar a encher-se da sua divindade é que tudo o que tem vida voltou
a subsistir Nele, logo a presença do Filho de Deus no meio de nós e em nós
voltou a acontecer desde o pentecostes (Atos 2:1-4). Cristo foi autorizado pelo
Pai a se fazer presente entre nós (Gálatas 4:6). Sim, como no principio Pai e Filho por meio do espírito (vida) voltam a
subsistir o universo, voltam habitar no meio de nós e em nós (João 14:23;
1João 1:3; 2Cor. 3:17).
Um Ser que sustem todas as
coisas tem de ter vida (espirito) em si próprio. E este é exatamente os casos tanto do Pai
quanto do Filho. Pai vive (tem espirito) por si próprio, e igualmente o Filho vive (tem espirito) por si
próprio. Ao contrário de nós que para vivermos (espirito emprestado) dependemos do espírito (vida) da presença da
divindade celestial no nosso meio , pois não temos vida em nós
mesmo.
E se perguntassem: Se
Cristo tem vida (espirito) em si mesmo, então é porque Ele tem o atributo da asseidade,
certo?
Não.
Aseidade ou Asseidade é o
atributo segundo o qual um Ser existe por si próprio, nem depende de ninguém para
existir.
E Cristo dependeu do Pai
para existir. Miqueias fala que Cristo teve uma origem antes do tempo existir, desde os
tempos antigos, na eternidade (tempo
indeterminado) lá atrás (Miq. 5:2). O próprio Cristo afirma que nasceu
(Prov. 8:22-25).
Cristo
não só veio à existência por meio do Pai como para ter vida (espírito) por si
mesmo foi pela vontade do Pai.
- Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. (João 5:25,26)
Cristo mostra que quando
voltar na sua gloria como Rei dos reis terá poder para ressuscitar os mortos. Por
quê? Porque Cristo tem vida em si mesmo, Ele gera vida. Tudo nele subsiste. Mas por outro lado,
Cristo só tem vida em si mesmo, porque foi o Pai quem o concedeu. De outra
forma Cristo não o teria, nem a bíblia mostra o contrário.
Cristo é o primeiro e o
último, mas de geração, ou seja, ninguém mais será gerado pelo Eterno. Cristo
foi o primeiro a ser gerado e é o último. Sim, Cristo é um Ser exclusivo, único
no universo, igualmente o Pai é o primeiro e o último, mas porque Ele é o
princípio de todas as coisas. O único Ser existente por si mesmo ao mesmo tempo
em que não depende de ninguém para existir. Também é um Ser exclusivo, único,
sem princípio e sem fim, acima de tudo e todos. A Fonte de vida para todos os
que vivem neste universo (até mesmo para Cristo). Por quê?
Possivelmente por Ele ser
o único Deus verdadeiro. (João 17:3)
Santidade de Deus
Santo
quer dizer "separado". Deus é separado de nós em dois sentidos.
Primeiro, ele é o Criador e nós somos suas criaturas. Como Criador, ele está
acima de todas as suas criaturas.
O
segundo sentido em que Deus é santo trata de sua relação com o pecado. Ele é
puro e certo, acima de todo pecado e toda maldade. Por esse motivo, ele é
separado dos homens pecadores.
A pureza daquele que é o
Deus criador do universo é total e absoluta. O Deus da bíblia não se relaciona
com o pecado, ou seja, Ele não coabita com o pecado. Por isso é que homem algum
poderia ver a Deus, estando nesta natureza pecaminosa.
Seria Cristo um ser de
pureza total como seu Pai?
Vejamos o que a bíblia nos
transmite:
- Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. (Mat. 12:31)
Cristo diz que todo o
pecado contra Ele tem perdão, mas contra o espírito santo não tem. Então é porque
um tem em si a santidade plena que o outro não tem. Porquê de Cristo tem perdão
e do espírito não? Quem é este espírito que é tão puro (santo) a ponto de não
nos perdoar os pecados?
Jesus responde:
- Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24)
Deus é o espírito santo
que reclama a santidade do homem. Deus é o espírito santo que não perdoa aquele
que pecar contra Ele. Aquele que não cede um palmo ao pecado, porquanto é
Santo.
Será que este Deus que é o espírito santo tratasse do Pai? Sim, a bíblia diz que sim.
Quando o povo de Israel se
acampou no Sinai na trajetória para a terra prometida, o povo ali se rebelou e
fez um bezerro de ouro. Ao presenciar este ato Moisés quebrou as tábuas da lei
e queimou este bezerro. Depois disso, Moisés chama a si os filhos de Levi para
matar todos aqueles que incitaram Arão a fazer tal bezerro. Resultado: três mil
almas morreram ali. No final Moisés pede que o povo se consagre ao Senhor. (Êx.
32:21-29)
No dia seguinte Moisés
intercede pelo povo:
- Assim tornou Moisés ao Senhor, e disse: Oh! este povo cometeu um grande pecado, fazendo para si um deus de ouro. Agora, pois, perdoa o seu pecado; ou se não, risca-me do teu livro, que tens escrito. Então disse o Senhor a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim. (Êx. 32:31-33)
O Pai Eterno é este
espírito santo que reclama para si a santidade no homem, pois tal como Ele diz:
riscará de seu livro o nome daquele que pecar contra Ele.
Será que aqueles que foram
mortos no meio do povo por causa da rebelião contra o Pai Eterno terão
oportunidade de reconciliação? Ninguém que lhe for riscado seu nome do livro do
Pai Eterno tem acesso à reconciliação, pois pecou para morte (1João 5:16, 17).
É ou não é considerado
este ato (riscar o nome do livro do Pai) um pecado imperdoável? Hoje pela Sua graça e misericórdia, Deus preferiu
distanciar-se mais da humanidade para não nos consumir de todo (Êx. 33:3). Hoje
pecamos e pecamos, mas pela graça de Deus não pecamos contra o Eterno (pecado
para morte), pois quando assim acontecer estejamos certos que nos tornaremos em
vasos de ira, tal como Ananias e Safira.
A bíblia diz que o salário
do pecado é a morte (Rom. 6:23), ou seja, o pecado gera a morte (Tiago 1:15).
Contudo define-se por pecado a transgressão da lei (1João 3:4), ou seja, sem
lei estamos sem pecado (Rom. 4:15). Então se somos considerados pecadores é
porque a lei de Deus que não salva, julga. Assim sendo, a lei é o meio que Deus
usará para apontar os erros dos povos, línguas, tribos e nações, pois sem tal
lei não poderá haver julgamento.
Bem, se somos pecadores,
logo somos transgressores da lei. E se somos transgressores da lei, então
transgressão da lei = pecado = morte. Partindo do princípio destas igualdades
perguntaria: De quem é esta lei que transgredimos? É de Jesus, nosso Senhor?
Claramente Cristo mostra que não:
- Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro. (Mat. 12:32)
O Pai Eterno quando falou
para Moisés não disse: Não terás outros deuses diante de nós, para incluir ali
Cristo ou outra pessoa. Disse: Não terás outros deuses diante de MIM (Êx.
20:3), porque a lei é exclusivamente Dele. É o único Ser no universo que não
pode se aproximar de um pecador a ponto de ser visto, porque se não este
pecador é consumido (Êx. 33:20). É o único Ser, que pela santidade plena
(separado dos homens pecadores) habita na luz inacessível, e que homem algum
jamais viu nem pode ver (1Tim. 6:16).
O Filho de Deus a milhares
de anos antes de se encarnar foi visto face a face por Abraão, inclusive comeu
com Abraão (Gên. 18:8). Foi visto face a face e desafiado numa luta por Jacó
(Gên. 32:24-28). Foi visto face a face e desafiado por Josué (Josué 5:13-15).
Foi visto face a face pelo povo Israelita na caminhada a terra prometida (Êx.
23:20).
Se a bíblia fala que Deus
jamais foi visto devido a sua santidade, seria possível ao Filho de Deus ser
igual ao Pai Eterno e ter sido visto por homens pecadores?
Não quero com isso dizer
que tudo o que nosso Senhor Jesus fez estava errado. Quero sim, dizer: Que
Cristo só fez o que fez, porque não é Ele o Deus Santo e Zeloso, mas sim o
Filho do único Deus verdadeiro (João 17:3).
“Consolai-vos, pois, uns aos outros
com estas palavras”
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