- Vós sois minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. (Is. 43:10).
No
dicionário da língua portuguesa, a palavra Aseidade (do latim a se, “por si”.)
ou asseidade (forma não preferível) é atributo divino essencial e fundamental,
que consiste precisamente em derivar sua existência de si mesmo, ou,
identicamente, existir por si próprio, sem qualquer nexo exigível ou necessário
de causalidade e efetividade, e vem a ser, na compreensão teológica,
prerrogativa exclusiva de Deus, em razão do que é um dos atributos
incomunicáveis.
A asseidade de Deus também
chamada de sua independência, é aquela virtude de Deus de acordo com a qual ele
existe de e por si mesmo, tendo o fundamento e fonte eterna de seu ser em si
mesmo, não sendo causado ou dependente de nenhum ser fora de si, e sendo,
portanto, o ser absoluto e puro, que é perfeitamente autossuficiente, e que não
precisa de nenhum ser fora de si.
A existência própria é o
atributo exclusivo do Deus Soberano. Ninguém no universo tem vida que origina
de si próprio e por ele próprio. Eu posso morrer porque a vida que tenho em minha posse não é
minha, me foi "emprestada" (dada) por este Ser de existência própria. E isto nos leva a
olhar para este Ser como Alguém que não envelhece, Alguém que não morre, pois este alguém é a vida. Sua essência é vida que gera vida
Logo, paro e penso: Quem
será este Ser que tem vida em si próprio? Quem é Este que para viver não
depende, nem dependeu de ninguém? Quem é este no qual todos os seres vivos neste universo
vivem por meio Dele? A resposta clara e abrangente que a humanidade conhece é:
Deus. Deus é este Ser que tem vida em si Próprio.
Se olharmos para as
principais religiões do mundo, verificaríamos que só três religiões creem que
existe um Ser assim: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. As duas últimas
definem claramente quem é este Deus, enquanto que no Cristianismo encontramos
posições divergentes em relação a este Ser.
No cristianismo, uns dizem
que Deus é uma única pessoa, o Pai. Outros dizem que Deus é um trio, o Pai, o
Filho e o Espirito santo. Outros ainda dizem que Deus é uma pessoa, mas que se
manifesta de diferentes maneiras; uma vez aparece como Pai, outra como Filho e
ainda há vezes que aparece como o Espírito Santo.
Descarto completamente este último pensamento, pois faria Deus um mentiroso.
Que grupo aceitaríamos como estudantes da bíblicos? É importante referir que todos nós sabemos muito bem que ninguém tem uma posição bíblica só porque sonhou, ou porque pensou em algo e tomou a decisão de acreditar diferente. Todos os grupos creem com base naquilo que entendem quando leem a bíblia. Todos buscam argumentos bíblicos para contrapor os outros, achando todo o tipo de textos para vencer pretextos. Quer queiramos quer não, todos creem que falam a verdade e que os demais falham nas seus entendimentos.
Que grupo aceitaríamos como estudantes da bíblicos? É importante referir que todos nós sabemos muito bem que ninguém tem uma posição bíblica só porque sonhou, ou porque pensou em algo e tomou a decisão de acreditar diferente. Todos os grupos creem com base naquilo que entendem quando leem a bíblia. Todos buscam argumentos bíblicos para contrapor os outros, achando todo o tipo de textos para vencer pretextos. Quer queiramos quer não, todos creem que falam a verdade e que os demais falham nas seus entendimentos.
Já vi e participei em
alguns poucos debates onde defendi a minha posição, buscando textos e mais textos para
mostrar aquela que é a minha posição àqueles que pensam diferente de mim. Sei que cada um tem a sua posição em função daquilo que entende quando lê a
bíblia, ou mesmo em função do que lhe explicaram.
Embora existam varias teorias sobre a pessoa de Deus dentro do cristianismo (como disse acima), mas a verdade é só uma. Não são duas ou três verdades. E cheguei à conclusão que a forma mais eficaz e clara para descortinarmos este Deus não passa por observarmos por si só os textos bíblicos, mas olharmos a sua essência.
Embora existam varias teorias sobre a pessoa de Deus dentro do cristianismo (como disse acima), mas a verdade é só uma. Não são duas ou três verdades. E cheguei à conclusão que a forma mais eficaz e clara para descortinarmos este Deus não passa por observarmos por si só os textos bíblicos, mas olharmos a sua essência.
Ex: Jesus foi chamado de
Deus pelo seu discípulo, logo tem de ser Deus (dizem aqueles que acreditam na
trindade), mas Moisés também foi chamado de Deus pelo próprio Deus (dizem
aqueles que acreditam que Deus é uma única pessoa). Assim, fica-se lutando para
ver quem tem razão, mesmo sem argumentações credíveis para fazê-lo.
Vou me fazer entender:
Temos de olhar para os textos que apontam aos atributos (Sua essência) que sabemos serem do Deus verdadeiro. Usar este método nos leva de forma mais eficaz e clara a conhecer quem
é o Deus que existe por si próprio.
Por que ir por este caminho?
Porque a palavra deus com letra maiúscula ou minúscula tem o mesmo significado
e ela não deve estar restrita ao entendimento religioso. Deus significa: “Poder” ou “Poder Absoluto”. Se o Pai é
deus (poder), o Filho também é um deus (poder), satanás também é um deus
(poder), o dinheiro também é um deus (poder), a vaca também é um deus (poder),
a lua também é um deus (poder), etc, etc. Com letras maiúsculas ou não, e
dependendo do ponto de vista de cada ser humano, todos estes são poderes. Cada
um deposita o seu crédito em qualquer um deles ou em todos. Agora nem todos
estes poderes (deuses) têm os atributos divinos que conhecemos serem exclusivos
do Deus criador, Aquele que existe por si próprio e que tudo fez. Nem todos
possuem o poder absoluto sobre o universo.
Um em exclusivo é o criador ou uns (três pessoas) são os criadores do universo? Um é o detentor ou uns são os detentores do atributo da asseidade?
Um em exclusivo é o criador ou uns (três pessoas) são os criadores do universo? Um é o detentor ou uns são os detentores do atributo da asseidade?
Mas antes de tudo é
necessário conhecer o conceito da trindade e tudo o que envolve o conceito da
trindade. A trindade define-se por três pessoas coeternas que formam um só Deus.
O Pai, o Filho e o Espírito Santo são Deus. Deus é onipresente, onipotente, onisciente
e imortal.
Olhando para a doutrina da
trindade entende-se que as pessoas do Pai, o Filho e o Espírito santo são
onipresentes, onipotentes, oniscientes e imortais. Assim, o Pai, o Filho e o
Espírito são iguais em termos de poder.
Crê-se que em função do
pecado, cada membro da trindade assumiu uma função para salvar o homem, mas que
originalmente nenhum deles tem a função que presta a humanidade. Ou seja, o Pai
não é Pai, não é a primeira pessoa nem nunca foi a primeira pessoa antes do
pecado, igualmente para o Filho e o Espírito santo. E dois dos membros da
trindade, a segunda pessoa (na encarnação) e a terceira pessoa (no dia de pentecoste)
tiveram de baixar as suas posições na trindade por causa do homem.
Visto isto, e como disse:
A maneira mais simples, clara e eficaz de conhecer quem é este Deus, é por meio
dos textos que apontam para essência daquele que é o Poder absoluto. Então vamos nos desenrolar em
9 (nove) dos atributos de Deus para encontrarmos Aquele que é o poder absoluto
do universo ou Aqueles que são os poderes absolutos do universo.
Onisciência de Deus
O Ser onisciente é aquele
que tudo sabe. E quando se diz tudo tem de ser mesmo tudo. Não há nada que Lhe
escapa, desde o mais pequeno detalhe até a informações de extrema importância.
Quem é aquele que sabe de
tudo? Cristo sabe de tudo? A bíblia diz que não, mas diz que o Pai sabe.
- Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai. (Mat. 24:36)
Alguém poderá dizer:
Cristo não sabia, porque era homem enquanto esteve aqui na terra. Então
pergunto: Como dizem que Jesus era 100% homem e 100% Deus? Se assim não for,
então existe muita doutrina errada. O mesmo Jesus que era “100% Deus e homem”
(como se argumenta por aí) disse que não sabia o dia e hora do seu próprio
regresso a terra. Ou Ele não sabia mesmo ( como disse) ou Ele nos enganou
dizendo que não sabia. Como ficamos?
E ainda, Cristo momentos
antes da sua ascensão apanhou os discípulos a falarem da sua vinda e estes Lhe perguntaram se em determinado tempo haveria de restaurar a Israel? E Ele que não
é onisciente disse: ...Não vos compete saber as épocas ou as datas que o Pai estabeleceu
por sua exclusiva autoridade. (Atos 1:6,7) Cristo disse que o saber o
dia e hora da sua volta não compete a ninguém, inclusivamente Ele próprio,
excepto uma única pessoa, o Pai.
É importante lembrar que
Cristo continua a ser homem no céu a interceder pelos homens (1Tim. 2:5), logo
a vertente humana para não saber o dia e a hora da sua própria vinda não pode
ser posta em causa. A verdade é que o retorno de Cristo depende exclusivamente
do Pai, e se Cristo fosse plenamente Deus ele saberia do dia e hora antes mesmo
de se encarnar. O máximo que diria aos seus discípulos é que não lhes pode
revelar, mas que estivessem atentos aos sinais.
Querido irmão, sei que em
tua mente fica mais fácil crer que o facto de Cristo estar na terra, limitou a
sua onisciência. Então o que dizes de Cristo na sua glória, na sua divindade no
céu? Será que Ele voltou a ser onisciente?
Quando João esteve preso
na ilha de Patmos, numa visão lhe foi revelado às profecias do fim. Mas antes
mesmo do anjo lhe anunciar tudo, Cristo se mostrou ao seu discípulo João. Não
mais como um homem humilde, mas como o divino Filho de Deus onde João teve de
ser fortalecido pelo próprio Cristo, pois desfalecerá diante de Sua presença
(Apoc. 1:12-18).
Este mesmo Cristo em toda
a sua gloria e muito exaltado no céu e na terra não é onisciente, veja:
- Vi, na mão direita daquele que estava sentado no trono, um livro escrito por dentro e por fora, de todo selado com sete selos. ... E eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele. (Apoc. 5:1-4)
O verso nos diz que João
chorou. Provavelmente era um livro de extrema importância para a humanidade,
possivelmente um livro que definiria a trajetória salvadora dos filhos de Deus.
Não estou em crer que João iria chorar se aquele livro não fosse de tamanha importância
para o povo de Deus.
- Todavia, um dos anciãos me disse: Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos. (Apoc. 5:5)
Este foi o primeiro contato
que Cristo teve com este livro. De todos os habitantes do céu, ninguém podia se
quer olhar para o livro, mas Cristo após o sacrifício achou-se digno não só de olhar
como de abri-lo. E se Cristo não abrisse aquele livro a humanidade estaria
perdida, porque não haveria quem pudesse revelar aos filhos de Deus as coisas
que deveriam acontecer nos finais do tempo.
Bem, se Cristo não abrisse
nós não saberíamos. E Cristo já sabia? Ou passou, a saber, depois de abrir o
livro? Será que para Ele mesmo só abriu por formalidade?
Não. Cristo não sabia.
Cristo, tal como nós, precisava conhecer aquilo que Deus viu que iria acontecer
nos tempos do fim e estava registado naquele livro. Mas como sempre, Ele
(Cristo) é o intermédio entre Deus e o homem, ou seja, nestes últimos dias Deus
comunica-se por meio do Filho (Heb. 1:1,2).
Provavelmente alguém
diria: "O Irmão está equivocado". Cristo já
sabia. Ele só abriu por causa de nós”. Vejamos então se a bíblia diz que
Cristo sabia ou não:
- Revelação de Jesus Cristo, QUE DEUS LHE DEU para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou a seu servo João. (Apoc. 1:1)
A nosso Senhor Jesus
Cristo coube à responsabilidade de revelar aquilo que o Pai lhe deu. Se o Pai
não lhe mostrasse nada, Cristo também não revelaria nada e hoje estaríamos às
escuras. João foi usado pelo anjo que por sua vez foi usado por Jesus, e este
também foi usado pelo Pai que é a única fonte (origem, princípio) desta
revelação.
Em suma para Cristo ser o
Poder Absoluto do universo Ele tinha de saber de tudo, mas a bíblia prova que
Cristo não sabe tudo e o próprio Cristo também diz que não sabe de tudo.
Imutabilidade de Deus
A imutabilidade
é o atributo divino segundo o qual Deus não pode mudar. Deus é um Ser que em hipótese alguma
pode mudar quer no comportamento quer no seu aspeto. Deus não pode aparecer
hoje uma coisa e amanhã outra. Ele é sempre o mesmo.
Tudo quanto nós sabemos
sobre o nome de Deus é este: YHWH, por causa do medo que o povo Israelita teve
em pronunciá-lo. Deus não tem muitos nomes como se diz por aí, Deus tem sim
muitos títulos. Não confundamos títulos atribuídos a Deus (EL SHADDAI, ADONAI, EL SHALOM), pois todos estes
títulos significavam sempre: Deus é ou o
Senhor é... Não confundamos estes títulos com o
seu único nome (YHWH).
A bíblia nos diz que
depois do pecado acabar a raça humana não só voltará a contemplar a face de
Deus como também voltará a conhecer o seu nome (Apoc. 22:4). Nome este que não
sofreu, nem sofrerá nenhuma variação.
E para Cristo como será?
- Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce dos céus, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome. (Apoc. 3:12)
Por que será que o nome do
Eterno Pai não sofre alteração, mas o nome de Cristo sim? Por que só o nome de
Cristo há de ser alterado?
Cristo
antes da encarnação:
O próprio Filho de Deus
quando aparecia perante a humanidade também mudava seu aspeto divino para
humano (Gên. 32:24-28; Gên. 18:8; Josué 5:13-15). Esta era a forma mais fácil
de interagir com os homens de maneira que estes se sentissem no seu habitat.
Os anjos mudavam de forma.
Cristo mudava de forma. Será que isto resulta deles não serem imutáveis?
O
Pai antes da encarnação de Cristo:
A bíblia mostra que sempre
que o Todo-Poderoso se aproximasse de um homem para falar com ele, ou só fazia
ouvir a Sua voz ou vinha numa nuvem escura para que ninguém o pudesse ver (Êx.
19:9). Como o Todo Poderoso nunca foi visto, é fácil chegar à conclusão que
nunca precisou mudar de forma. Porque será? Por que o Todo Poderoso não
apareceu como homem ao homem? Será que isto resulta Dele ser imutável?
Agora imagina que passados
apenas dois meses você dá conta que é impossível para ti e sua família viverem
ali, porque a delinquência está num nível muito alto; Matam-se mesmo a luz do
dia e não há quem ponha travão; prostituem-se a luz do dia e não há quem diga
nada. Estupram, violam, roubam, etc. É a lei do mais forte e não há quem regula
aquele local.
Provavelmente depois de
tanto esforço você diga: Quem dera que pudesse mudar minha casa daqui para o
centro da cidade. Lá sim, a polícia atua; lá as leis se fazem sentir, lá o
prevaricador paga.
Diga-me, querido irmão,
num caso como esse: Seria possível mover a casa de um local para outro? Não,
não podemos. Por quê?
As casas não receberam o
nome de imóveis porque se movem ou porque podem ser mudadas, muito pelo
contrario, elas não se movem, mesmo que o homem queira.
Seria Cristo imutável e ao
mesmo tempo em que tenha mudado seu aspeto divino para humano?
Estou em crer que isso não
é possível. O Ser imutável é aquele que, não só não muda como não pode mudar,
mesmo que se queira. Com isto quero lhe dizer, querido irmão, mesmo que se
encomenda-se a encarnação do Pai, Ele não se encarnaria, e não é por falta de
amor, mas porque Ele não muda; nem na sua forma física, nem tão pouco nos
pensamento.
Cristo
pós-encarnação:
Seria Cristo imutável ao
mesmo tempo em que passou da natureza divina para a natureza humana?
A mudança de divino para
humano (1Jo. 4:2) faz de Cristo mutável, mesmo embora Cristo seja o mesmo
ontem, hoje e para sempre do ponto de vista moral, espiritual, emocional (Heb.
13:8).
O
Pai pós da encarnação de Cristo:
O Pai Eterno continuou do
mesmo jeito, apenas fazia ouvir a sua voz para a humanidade. Nunca teve de
mudar para se comunicar com a humanidade (Mat. 3:17).
Cristo
hoje:
A bíblia diz que Cristo
quando estava no céu tinha a forma do Pai, tinha a forma gloriosa de um Ser
muito importante no céu:
- Pois ele subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. (Fil. 2:6-8)
Provavelmente quando
Cristo veio a terra assumiu um nome humano, tal como assumiu um corpo humano. A
mudança de natureza provavelmente também levou o Filho de Deus a ser conhecido
de outra maneira que não o era enquanto divino Filho de Deus. Mas para isso o seu
retorno irá responder melhor.
Cristo morreu e foi para
os céus assumir a sua excelente posição que ocupava antes da fundação do mundo
(João 17:5). Cristo desejou voltar a ser o divino Filho de Deus e assim foi,
pois foi novamente aceite nos céus. E a parte humana foi rejeitada por Cristo?
Cristo deixou de ser Filho do homem?
A bíblia diz que Cristo
continua a ter uma relação estreita com o homem, continua e continuará a
pertencer à família humana, pois a bíblia fala que o nosso intercessor é homem
(1Tim. 2:5), mostra que antes mesmo da sua vinda Cristo se identificará como
homem diante do Pai (Dan. 7:13). A bíblia também diz que ele regressará como
homem tal como ele foi recebido nos céus (Atos 1:9-11).
Cristo é o único Ser de
sua raça em todo o universo, um ser exclusivo, o unigênito Filho do Deus
Altíssimo que depois de ter passado de divino para humano ao vir a terra, hoje
é o divino/humano. Assim, Cristo irá de receber o seu novo nome em conformidade
com a sua exclusiva posição em todo o universo como divino/humano.
Esta posição de Jesus em
nada se assemelha ao de seu Pai que é constante nas suas ações e em todo seu
Ser (Tiago 1:17), Ele é o Supremo Divino Soberano do universo.
Imortalidade de Deus
Imortalidade
é a negação da mortalidade, não morrer ou não ser sujeito à morte.
Este
é o atributo que é o mais elucidativo sobre as diferenças entre Pai e Filho. O
Filho morreu, esteve sujeito a morte (Rom. 5:6). Com um determinado objetivo ou
não, Cristo morreu o que faz dele um Ser que não é imortal.
- único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém! (1Tim. 6:16)
Ser imortal não é aquele
que nunca mais vai morrer, pois aqueles que nunca mais vão morrer são eternos, mas
imortal é aquele que nunca morreu. É aquele que não pode ser morto, mesmo que o
queiram morto. É alguém que mesmo atentando-lhe a vida de todas as maneiras
possíveis ele não morre, pois é imortal.
O Pai Eterno não morre,
nem pode morrer. Sobre este aspeto a bíblia diz claramente que o Pai é o único
que tem este atributo, é o único que não está sujeito à morte, pois é o único
imortal.
Continua...
Continua...
“Consolai-vos, pois, uns aos outros
com estas palavras”
Caro Irº Artur::: Escrever sobre o ÚNICO ABSOLUTO CRIADOR, em usar o quadro da REDENÇÃO, não é nada facil- em especial se queremos ser honestos. Deixei João 5:25-30 no FACE, e se conjugar com Hebreus 10:25 "" UM CORPO JUDICIAL PERFEITO ME FORMASTES ANTES DA CRIAÇÃO DO KOSMOS"" e assim em se DOAR em amor de cada um, a REDENÇÂO È POSSIVEL. Aí, cada qual passou por uma mudança.O Pai, ficou o UNICO IMORTAL, responsavel por tudo. O UNGIDO TERRENO para vencer as trevas e revelar o onipotente, e corrajosamente se DESPE DE TUDO e confia e entrega ao Pai, e pede a devolução em João cap. 17. E Apesar de receber uma herança no final ( so um filho legal pode receber) pagou tambem um preço, para sempre terá consigo a humanidade. O Pai tem que carregar todos os infortunios aki praticados pelo apóstata. Quanto ao Espirito SANTO: Quando saimos do esclarecido nas Sagradas Escrituras caimos e tenebroso pecado::: NÃO FALARA de si, trara do que é meu, e fará o humano conhecer o que é pecado (PAI) JUSTIÇA- um Deus de amor que foi ultrajado mas há concerto na redenção do Ungido que fara a o verdadeirro Juizo. DESCONHECIA as palavras que usaste, mas o tema me é bem familiar--usamos DIVINITY ou o BEING e assim definido::""é atributo divino essencial e fundamental, que consiste precisamente em derivar sua existência de si mesmo, ou, identicamente, existir por si próprio, sem qualquer nexo exigível ou necessário de causalidade e efetividade, e vem a ser, na compreensão teológica, prerrogativa exclusiva de Deus, em razão do que é um dos atributos incomunicáveis.""--->Unicismo e Trindade são DUALISMO de Daniel cap 8.. o bode persa.SE HÁ REDENÇÃO a os membros da TRINDADE---hé temos que entrar na TRINDADE SUBJETIVA, uns são mais que outros... Que o Senhor e Deus, e o UUNGIDO vos guiem -- ilumininando-os pelo santo espirito, e lerei mais assim que tiver um pouco tempo... amado servo Artur. SDS
ResponderEliminarO principio do amor é a lei que rege o universo.Não tinha em mente te admoestar, mas faz tempo que estudei e depois disso muitos outos temas dos ANTICRISTO singraram os mares. As primeiras pag. de Patriarcas e Profetas (( não a ultima versão de Portugal pois as tiraram e as primeiras da Historia da Redenção, o completo e não o condensado, com certeza te lançara mais luz... escave... O AMOR este é o principio de tudo:" "Eu subo para Meu Pai e vosso Pai, Meu Deus e vosso Deus." João 20:17. A família no Céu e a família na Terra, são uma só. ""DTN 835. + pag. 826 "O nome de Cristo é-lhes senha, distintivo, traço de união, autoridade para seu modo de proceder, bem como fonte de êxito. Coisa alguma que não traga a assinatura dEle há de ser reconhecida em Seu reino.""
ResponderEliminar***O amor divino moveu-se a suas insondáveis profundidades em favor dos homens, e os anjos maravilham-se de ver nos objetos de tão grande amor uma gratidão meramente superficial. Os anjos pasmam de quão limitada é a apreciação que o homem tem do amor de Deus. O Céu se indigna ante a negligência manifestada para com a alma dos homens. Queremos saber como Cristo o considera? DTN , p. 825. Gostaria que refletisse sobre este profundo misterio desvendado:::: ""Para o crente, Cristo é a ressurreição e a vida. Em nosso Salvador é restaurada a vida que se perdera mediante o pecado; pois
Pág. 787
""Ele possui vida em Si mesmo, para vivificar a quem quer. Acha-Se ***investido do direito de conceder a imortalidade. A vida que Ele depusera como homem, Ele reassumiu e concedeu aos homens. "Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância." João 10:10. "Aquele que beber da água que Eu lhe der nunca terá sede, porque a água que Eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna." João 4:14. "Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia." João 6:54."" DTN 786,787>>> Pai e Filho são as duas únicas fontes de vida, mas ao PECADOR só o FILHO do HOMEM ""ACHA-SE INVESTIDO de dar a IMORTALIDADE"" Aguardamos a sengunda fase--- SDS EM CRISTO ((( O Artur não é contraagumentar, é a gente analisar e aprender este tema tão CONTURBADO pelos homens-- por que o TESTEMUNHO da TESTEMUNHA FIEL e VERDADEIRA é o ponto de partida e chave para todas a mensagem final. SDS em Cristo (( aguardo o 2ª parte)