quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Verdade

·         A verdade é a essência da tua palavra, e todas as tuas justas ordenanças são eternas. (Sal. 119:160)


Vivemos numa era em que a verdade é menosprezada. As pessoas não acreditam na existência da verdade absoluta. Cada um constrói a sua própria versão da verdade, desde que se ajuste com o seu modo de vida.

Mas, esta questão sobre a "verdade" vem desafiando a humanidade por muitos anos. Filósofos da antiga Grécia debatiam a natureza da verdade. Eles discutiam se ela era real e absoluta, ou relativa e ilusória. Suas dúvidas podem ter sido refletidas numa questão de Pilatos: "O que é a verdade?" (João 18:38).

Em outras ocasiões Jesus ao responder esta questão mostrou como, em Deus, não há espaço para a verdade relativa. Cristo coloca a verdade de forma real e absoluta, pois a verdade sobre Deus na bíblia não é uma parte de um todo, mas sim é um todo (embora recebe-la de Deus em partes). A confiança, a fé na palavra como um todo, devolve ao coração humano a liberdade que não é compreendida quando estamos distanciados dela (bíblia). Quando o estudo da verdade é negligenciado o relativismo toma lugar e presos ficamos com os sofismas e engôdos humanos.
  • E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. João 8:32
Deus é verdadeiro. Ele existe, e sua palavra é a verdade presente para nos libertar das amarras de satanás. Deus quer mudar as nossas vidas com a Sua verdade, e só Jesus pode remover as vendas e as amarras da mentira que nos impedem de viver de forma real, feliz e digna.

Quando me propus a falar sobre este tema: “A Verdade”; identifiquei dois fatores que impedem a libertação da igreja de cristo por meio da verdade bíblica:
Primeiro ponto:  Cada religião e/ou instituição se considera como o único baluarte da verdade, cada uma considera que atingiu o pleno conhecimento de Deus. Renegando as outras (religiões e/ou instituições) como escórias, antibíblicas que não têm sequer a presença de Deus. 

Segundo ponto: Todas elas transmitem a ideia de que a compreensão bíblica é quase impossível para membros normais. Somente os iluminados (líderes) dessas religiões e/ou instituições é que a podem interpretar. Em suma, e neste sentido, entende-se que a igreja só é um todo, porque um punhado de pessoas estuda, pensa e examina pelos demais.

Vamos começar pelo segundo ponto:
Infelizmente satanás colocou vários sofismas para que o povo de Deus desista de buscar a verdade. DESDE encarar a bíblia como uma literatura extremamente difícil de se compreender, e só entendida por um grupinho de homens, até encarar que é preciso ter conhecimento das línguas originais: hebraico, aramaico e grego para entender as verdades contidas na bíblia (embora noutros momentos contradizem-se dizendo que é Deus quem revela a sua palavra).
Sim, tudo o que disse acima contém uma parte de verdade. Ela (bíblia) não deixa de apresentar um grau de dificuldade para os seus leitores. Sim, com o hebraico, aramaico e o grego entenderíamos muito melhor, por serem estas as línguas originais isentas de erros.

Mas, o que faço? Desisto? Deixo de examinar a bíblia? Deixo minha salvação nas mãos dos homens que entendem tais línguas? E a tradução na língua que entendo (português no nosso caso)? Nego a sua tradução? Então, o que fazer com a orientação de Jesus.
  • Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; (João 5:39)
É meu entender que Independentemente da dificuldade que as escrituras apresentam, quer sejam muitas ou poucas, é nosso dever examiná-las por nós mesmos. E quando digo examiná-las por nós mesmos, não me refiro em ser direcionado a estudar um texto, um capítulo com o entendimento pré-concebido de lado. Não é ser direcionado a estudar um livro de alguém (um espírito) com ideias inspiradoras que contêm versos bíblicos de apoio, como se tratasse do estudo da bíblia (Ex: Se alguém acha que estudando os artigos deste blog está a estudar a bíblia, então engana-se redondamente).

Estudar é sim deixar que o espírito de Deus o direcione enquanto estudas a bíblia, deixando de lado as ideias pré-concebidas. É deixar que os versos bíblicos provoquem em ti inquietações, ou te levam a refletir sobre determinadas curiosidades.
Provavelmente alguém diria: Cuidado porque este caminho pode levar-te a perdição.
Se não for por este caminho, que outro caminho nos leva a estudar a bíblia por nós mesmos? Resposta: Não existe nenhum outro caminho. Só existe o caminho do conformismo, onde constituímos homens que estudam por nós, pensam por nós, falam por nós e decidem por nós em relação salvação. Reflita nisto sem paixões
É verdade que ao estudarmos a bíblia por nós mesmos podemos correr o risco de nos perdermos. Sim, mas somente se não tomarmos em atenção a simples regra de interpretação bíblica.
  • A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios? Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali. (Is. 28:9,10)
Mas, também não é o facto de estudarmos a bíblia por nós mesmos que nos isolaremos em nossas inquietações. Cristo deixou uma igreja. Não uma pessoa, mais um grupo de pessoas. Então, cabe a ti, querido leitor, ao buscares as verdades bíblicas apresentá-las à igreja. E quando falo de igreja não me refiro as instituições, porque estas estagnaram na busca do conhecimento da verdade. Acham-se completas e absolutas em relação a verdade bíblica. Quando falo de igreja falo do povo invisível de Deus que só o coração pode enxergar, aqueles que aceitam a correção.
Sim, existem alguns erros nas traduções bíblicas que comprometem em parte o entendimento bíblico (eu mesmo usarei o original para retificar o entendimento de um capitulo). Mas, também devo dizer que existem dois fatores que jogam ao favor daqueles que examinam as escrituras sem o uso de tais línguas:
   Deus não permitiu que a tradução de sua carta (bíblia) aos homens fosse um poço de erros, onde todo aquele que tentasse estudar sem os originais escorregaria nesses erros. Não.

   As doutrinas bíblicas, os conceitos bíblicos, as curiosidades bíblicas entre outros não se esgotam num único verso de maneira que o leitor fique apreensivo sobre a autenticidade do verso. Graças a Deus ainda existem muitos mais versos a falar do mesmo assunto.
Concluo o segundo ponto dizendo que Deus quer realmente salvar o mundo. Logo, querida igreja, Ele não permitiu que a tradução de sua carta nas diversas línguas fosse totalmente danificada. O homem pode errar, mas Deus não erra, e se Ele autorizou que houvesse tradução é porque sabe que os homens de outras nações que não falam hebraico, aramaico ou grego poderiam alcançar a verdade sem o auxilio destas línguas.

Assim, a dificuldade de entender a bíblia, ou facto de não sabermos o hebraico, aramaico e grego não podem ser motivos de nos inibir de alcançar a verdade, ou de nos submetermos àquelas pessoas que sabem tais linguás. Poderíamos coabitar juntos, mas o que se passa é que preferimos desistir de buscar a verdade e deixamo-la nas mãos de outros (e buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jer. 29:13).

Primeiro ponto:
Por outro lado, o primeiro fator que tem prendido o povo de Deus inspira maior cuidado, porque mesmo sem origem bíblica, cada religião e/ou instituição busca na bíblia uma luz que a caracteriza como a menina dos olhos de Deus. Cada religião e/ou instituição considera-se instituída pelo próprio Deus, e isto leva os cristãos a fazerem pouco ou nada em relação ao estudo pessoal da palavra de Deus, porque tal como no ponto abordado acima, pensam que sua instituição já tem toda verdade que existe na bíblia.
Partilho convosco aquilo que é parte do pensamento de um leigo bereano à respeito deste assunto:
Tal atitude inflama a cegueira espiritual, onde o homem é seguidor de conceitos de um “pensador humano” posto como intérprete único das Sagradas Escrituras ou de sua similaridade, conforme for o caso do seguimento religioso. 
Passam-se os anos e os homens prosseguem se digladiando e disputando quem é o dono da “verdade”, comemorando a cada batalha travada pela disputa insana prosseguida na defesa única de sua religiosidade, onde se julga militante defensor, onde se auto intitulou vencedor, ofendendo e sendo ofendido. Assim caminham os evangélicos, os católicos, os ateus, os muçulmanos, hindus, budistas, Judeus, os umbandistas, kardecistas, tradicionais, pentecostais, neopentecostais entre outros etc. 
Os homens amiúde não desejam ser convencidos, pois já possuem a “sua verdade”. Açodadamente partem em sua autodefesa, afinal o que defendem de fato é a sua honra, a sua vaidade e o seu ego. Já estão cegos e mortos na defesa dos SEUS e das SUAS convicções em detrimento a tudo o que seja efetivamente VERDADE, mas que seja antagônica as “verdades” pessoais. 
Com base no pensamento acima, falando mais concretamente da religião cristã, está dividida em diversas instituições, cada uma defendendo sua doutrina em relação a outra. É nesta perspetiva que o povo de Deus deve parar para perceber melhor a carta de Deus. É em função de estarmos divididos que, cada cristão deveria se perguntar se realmente a verdade absoluta esta entregue em uma das instituições da religião cristã.
“Dividir para melhor reinar”. Não será este um slogan do inimigo para restringir o povo de Deus? E se partes da VERDADE bíblica estivessem espalhadas em todas as denominações cristãs? Alguém já parou para pensar nisto? É bíblico que Deus escolheria uma instituição (conjunto de vários povos, línguas e nações) em detrimento das outras? Daí que seja importante ao povo de Deus estudar por si próprio a palavra da verdade. Se não fizermos assim, estaremos a incorrer no conformismo.
Eu mesmo a bem poucos anos pensava que não precisava de conhecer mais nada. Pensava que todo o conhecimento da verdade já me havia sido ensinado pelos líderes da instituição que pertencia, pensava que a verdade na bíblia já estava concluída. Fechava o meu coração quando me deparava com assuntos que nunca ouvira falar ou com assuntos que contrariavam aquilo que já tivera aprendido.
Quantos tal como fui não se fecham até hoje? Achando que alcançaram o auge do conhecimento da palavra de Deus. Achando que a verdade está completa. Quantos não rejeitam verdades, porque contrariam aquilo que aprenderam? Quantos não rejeitam verdades, porque o conhecimento que têm é que os definem como denominacionais da instituição X ou Y?
Minha preocupação sobre este assunto, resume-se pelo fato de que as instituições se fecham cada uma no seu circuito de entendimento. Passam centenas de anos e elas continuam girando num mesmo circulo. Ex: É possível dizer que homens de centenas de anos atras poderiam revelar aquilo que iria acontecer no tempo do fim, contrariando aquilo que Daniel 12:9 diz?
Lamentavelmente as instituições agem assim, porque querem somente uma multidão de gente em seus templos. Colocam seus pioneiros como infalíveis, detentores da verdade absoluta. Não deixam espaço para que novas verdades apareçam, até mesmo as proféticas. Relacionam os novos assuntos bíblicos com o engano dos últimos dias e fazem do conhecimento que seus pioneiros apresentaram como únicos e completos, cheios de toda a verdade, ou seja, se o pioneiros ou os reformadores não viram isso, então é porque não é verdade. Será assim mesmo?
E o triste nisto tudo é que a verdade doutrinal ou profética para as instituições passou a ser absoluta. Para elas (instituições) não há verdade na bíblia que deve ser desbravada pelo estudante de hoje. Por isso é que dedicam maior parte do tempo estudando aquilo que estes pioneiros ou reformadores escreveram, pensando que igualam a bíblia.
Vejamos o que a bíblia diz a respeito disto:
  • Ele respondeu: Vai, Daniel, porque estas palavras estão encerradas e seladas até ao tempo do fim. Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão. (Dan. 12:9,10)
O anjo diz que o entendimento desta profecia é para o tempo do fim. O que significa que, por mais que homens e mulheres, até mesmo os "profetas" das instituições que só elas mesmo reconhecem, talvez porque não se encontram na bíblia quisessem interpretar não chegariam a compreensão plena desta profecia, porque ela estaria encerrada e selada até o tempo do fim. 

Então, qual é o tempo do tempo do fim? O verso 1 deste capitulo responde: o tempo em que Miguel se levantará e salvará o povo santo do Altíssimo.
Será que mais de 150 anos atrás era tempo do fim? Será que Miguel já se levantou para salvar o seu povo? Que definição temos de tempo do fim? Será que quando a bíblia fala de tempo do fim devemos entende-la como últimos séculos?
Voltemos de novo ao texto de Daniel: Se o anjo diz a Daniel que as palavras estavam encerradas e seladas até ao tempo do fim, tempo próximo a vinda de Cristo, tempo em que Miguel iria se levantar; Como homens e mulheres de centenas de anos atrás conseguiram revelar aquilo que Deus selou? A menos que digam que Miguel já se levantou.
Para refletir:

Certa vez estava a meditar a palavra de Deus com minha esposa e perguntei-lhe: Os profetas e apóstolos que escreveram a bíblia entenderam completamente as verdades que falaram? Minha esposa pôs-se a pensar e com algum receio respondeu que sim:

Sim, estes homens tinham o pleno conhecimento de tudo quanto disseram.

E esta mesma pergunta faço a ti, querido leitor: Os profetas e apóstolos que escreveram a bíblia tinham o pleno conhecimento (entendimento) da verdade? Tinham o entendimento da verdade absoluta? Eles compreenderam tudo o que falaram? 

Eu estou certo que não. E você?
Se não, vejamos:
Como Paulo diz: Depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados... (1Tess. 4:17).
Como é que os apóstolos não tinham real noção do tempo em que viviam? Se compreenderam o que falaram como é que se colocaram no tempo do fim? 

Mesmo vivendo num tempo próximo a morte de Cristo, os apóstolos sempre achavam que viviam no tempo do fim. E em todas as escrituras vemos os apóstolos a transmitir a ideia de que estarão vivos quando Cristo voltar.
  • Filhinhos, esta é a última hora e, assim como vocês ouviram que o anticristo está vindo, já agora muitos anticristos têm surgido. Por isso sabemos que esta é a última hora. (1João 2:18)
A quanto tempo este apóstolo de Jesus morreu? A milhares de anos atrás. E a verdade é que ele achava que fazia parte do tempo do fim, ele entendia que estava a viver os últimos dias deste mundo e que Cristo regressaria tão logo.

Creio que Deus mostrou a Paulo que o entendimento da Sua palavra é no momento em que Deus quer e a quem Ele quiser dar. Foi por isso que Paulo mesmo acreditando que fazia parte do tempo do fim, ainda assim reconheceu que tudo o que sabia era só em parte. Ou seja, Paulo não colocava toda a sua confiança no conhecimento que ele tinha da palavra de Deus, pois sabia que Deus não o revelara tudo, somente partes da verdade.
  • Agora, portanto, enxergamos apenas um reflexo obscuro, como em um material polido; entretanto, haverá o dia em que veremos face a face. Hoje, conheço em parte; então, conhecerei perfeitamente, da mesma maneira como plenamente sou conhecido. (1Cor. 13:12)
Sim, o nosso conhecimento sobre a palavra de Deus não está esgotado, não atingiu o pleno. É necessário compreender que precisamos pesquisar a bíblia na certeza de que encontraremos verdades, na certeza de que Deus tem uma mensagem para o nosso tempo presente.
  • Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. (1Cor. 13:9,10)
Para cada tempo uma parte da verdade é revelada até que, o que é perfeito venha e aniquile o que está em parte. É isto que o texto quer transmitir.

Agora, será que Deus não teria nenhuma parte da verdade para nós hoje? Será que a última parte da verdade aos homens já foi dada centenas de anos atrás, aos pioneiros ou reformadores.
  • E destruirá neste monte a coberta que cobre todos os povos, e o véu que está posto sobre todas as nações. (Is. 25:7)
É Deus, o Pai, é Ele que é o perfeito, é Ele quem descobrirá o véu que cobre todos os povos e tudo aquilo que aprendemos em parte estará completo. E isto significa que mesmo no milênio estaremos a descobrir partes da verdade, pois é com o Pai que tudo estará perfeito (Apoc. 21). Até lá, querida igreja, não deixemos de estudar só porque os pioneiros ou reformadores já revelaram supostamente “tudo”.
Provavelmente alguém poderá dizer que estou a criticar o trabalho árduo destes valorosos homens e mulheres que formaram as instituições que hoje conhecemos. Não. Não estou a criticar os pioneiros ou reformadores. Jamais faria isto. Definitivamente não. Se não teria de criticar os próprios apóstolos que fizeram comentários pessoais de que estariam vivos para receber Jesus. Faço sim um reparo a igreja de hoje que prefere descansar no entendimento de pessoas que não pertencem ao tempo do fim. É você que pertence ao tempo do fim.

Queridos, os reformadores não relaxaram. Estudaram a palavra de Deus (como poderia criticar um espirito assim?). Não descansaram, e por eles mesmo puderam desvendar aquilo que Deus permitiu que eles descobrissem. Cabe a ti, querido irmão, fazer a mesma busca e não descansar, porque muito temos ainda a aprender e creio que o milênio com Jesus estaremos a desvendar mais verdades neste livro.
Mais uma reflexão: Se Deus vedou parte do entendimento aos Apóstolos que receberam visões e sonhos. Pessoas que foram inspiradas pelo próprio Deus para falarem aquilo que hoje é a vontade de Deus para nós, pessoas com as quais muito nos inspiramos. Quanto mais não vedaria aos pioneiros ou reformadores de centenas de anos atrás, uma vez que estes nem sequer fazem parte do tempo do fim (provarei que és tu que fazes parte do tempo do fim).
A verdade só poderá estar completa quando o Pai revelar, mas no tempo em Deus deseja que estudemos a Sua carta, pois Deus sabe que esta mesma verdade poderá nos libertar. Querida igreja não deixe de estudar a bíblia só porque ela é de difícil compreensão, ou porque acreditas que nada há de novo que venha a se revelar, ou ainda porque acreditas que os escritos de outros homens se igualam a bíblia. Tudo isto são sofismas que satanás apresenta para impedir que comeces uma busca das verdades bíblicas. Lembra-te: Para cada tempo Deus preparou uma parte da verdade e Ele deseja que cada homem sinta a necessidade de buscar esta parte (como fizeram os pioneiros e reformadores).


 “Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”
Share:

0 comentários:

Enviar um comentário

Translate

CATEGORIAS

Seguidores