deste estudo sobre a asseidade do Ser Soberano do universo.
Falamos sobre a onipresença, asseidade e santidade de Deus. Nesta parte final continuemos mais um pouco, e que possamos clarificar se em Deus há espaço para mais de uma Pessoa. Olhemos para os atributos divinos, pois sabemos serem eles (atributos) da pertença exclusiva de Deus.
Onipotência de Deus
O Ser onipotente é alguém que é capaz de fazer tudo,
alguém que não tem nenhum tipo de restrição, porquanto é o Todo-poderoso.
Um ser onipotente é aquele que não precisa de ninguém, alguém que é poderoso em
todos os sentidos.
O poder absoluto é da
pertença exclusiva do Soberano do universo. Será que alguém poderia afirmar que
Cristo tem o poder absoluto do universo? Cristo afirma que não.
Muitos são levados a
pensar naquilo que a bíblia não fala. Ex: Antes de haver pecado Cristo era
igual ao Pai junto com a terceira pessoa.
A bíblia nunca mostrou
isto. O que a bíblia mostra é tudo quanto temos lido e visto, desde aquilo que
os profetas afirmam, até o que próprio Cristo já afirmou:
- ... O Pai é maior do que eu. (João 14:28)
Lembram-se o que dizem de Cristo,
que era 100% Deus e 100% homem. Pois o 100% Deus e 100% homem disse que o Pai é
maior do que Ele.
Deus mostra por meio de
Daniel que Cristo não tem autoridade absoluta sobre o universo.
- Eu estava olhando nas minhas visões da noite e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até Ele. Foi-lhe dado domínio, e gloria, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído. (Dan. 7:13,14)
Se no céu o Filho é igual
ao Pai, então como é que para entrar na sala onde está o Ancião de Dias é
preciso autorização? Será que alguém com autoridade absoluta do universo
precisa que o autorizem entrar na presença de outra pessoa? Será que alguém com
autoridade absoluta do universo precisa que outra pessoa lhe passe autoridade
da terra? Um presidente de um país não tem autoridade sobre uma cidade do seu
território? Seria preciso que alguém lhe conferisse tal autoridade?
Quem seria Aquele que tem
o poder absoluto? Provavelmente aquele que tudo criou. Mais simples do que isso não pode
haver.
É Cristo o Criador de tudo o que existe no universo? Algum escritor bíblico fez referência a Cristo como Criador dos céus e da terra?
É Cristo o Criador de tudo o que existe no universo? Algum escritor bíblico fez referência a Cristo como Criador dos céus e da terra?
Não. Nenhum deles atribuiu o título de criador a Cristo. Por que será?
- Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. (João 1:2,3)
- Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. (Col. 1:16)
A bíblia diz que Cristo é
o meio do qual Deus usou para criar o mundo, da mesma maneira que um arquiteto
usa um engenheiro para construir uma casa. Foi Deus, o arquiteto que tudo
projetou de antemão. Que tudo concebeu em Sua mente e concedeu a honra a seu
Filho, o engenheiro, para fazer o universo.
Quando alguém exibe
atempadamente um plano teórico daquilo que se pretende fazer, então é porque
este é o criador, o pensador.
- Nosso Senhor e nosso Deus, tu és digno de receber a glória, a honra e o poder, porquanto tu és o Criador de tudo... (Apoc. 4:11)
- Dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe gloria, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. (Apoc. 14:7)
A bíblia afirma claramente
que é o Pai que tem o titulo de criador de tudo o que existe. E não só, o Pai também é o único que detêm o titulo de Todo Poderoso (Poder Absoluto, Todo o Poder).
Por que será? Provavelmente
porque não há espaço para dois ou mais criadores. De gênesis a apocalipse a
palavra do Eterno mostra claramente que só há um que pode ser o Criador, e deve ser porque Ele é o único Deus verdadeiro. (João 17:3)
Soberania de Deus
Soberania
está explicada como autoridade suprema que detém o poder sem restrições. Ser
soberano é possuir autoridade suprema, de forma que ninguém pode lhe dizer o
que fazer. É alguém que está no completo controle de tudo e pode realizar
qualquer coisa que queira.
Quem
é o soberano do universo? Bíblia responde assim:
- ... E, por tua soberana vontade, tudo o que há, foi criado e veio a existir. (Apoc. 4:11)
A bíblia diz que tudo o
que existe foi por vontade única do Pai Criador.
- Porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude. (Col. 1:19)
Paulo
diz que foi pela vontade exclusiva (soberania) do Pai que em Cristo residisse
toda a plenitude da divindade. Ou seja, a divindade plena de Cristo passou
primeiro pela aprovação de Deus, o que faz do Pai Eterno o Ser Soberano do
Universo.
Embora pecamos, e por meio
do pecado restringimos a ação da plena Soberania de Deus em nossas vidas, Deus,
o Pai, é sempre o Ser soberano, pois a sua vontade se cumpre e não há ninguém
que possa impedir. Não obstante
a isto, todos os que vão a Cristo são entregues pela vontade do Pai, então
querida igreja, se você esta em Cristo é porque a vontade do Pai Eterno se fez
sentir em ti e Cristo não te recusa porque quem entregou foi o Soberano do
universo (João 6:44-46).
É
Cristo detentor de uma autoridade tal, que não precisa prestar contas a
ninguém?
- Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. (João 5:30)
Cristo
afirma que: Mesmo que lhe tenham concedido autoridade para julgar os povos (receber autoridade para julgar é porque não é o Soberano, precisou que Alguém o
concedesse tal autoridade), Ele não julgará segundo o que Lhe vai à alma... Como
ouço, assim julgo... O julgamento será feito com base na vontade soberana daquele que o enviou, o Pai.
Antes
da encarnação Cristo mostrou-se que estava sob a autoridade de Alguém:
- Ora, estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos, e olhou; e eis que estava em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua. Chegou-se Josué a ele, e perguntou-lhe: És tu por nós, ou pelos nossos adversários? Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo? Então respondeu o príncipe do exército do Senhor a Josué: Tira os sapatos dos pés, porque o lugar em que estás é santo. E Josué assim fez. (Josué 5:13-15)
Este homem que apareceu a
Josué só pode ser Cristo, pois nenhum outro homem permitiria
a Josué adorá-lo. Só o divino Filho de Deus poderia alertá-lo para isso.
Se Cristo sempre foi o
Soberano do universo, então Ele mentiu a Josué quando disse que estava ao
serviço do Senhor dos exércitos. Ou Cristo nunca foi esse Soberano, ou
realmente estava ao serviço, sob a autoridade do Ser Soberano naquele momento.
Em relação a soberania Paulo remata claramente que toda
autoridade na terra e no céu que Cristo recebeu do Pai terá o seu fim (depois do milênio Cristo deixará de ser o Rei dos reis para ser o Príncipe dos reis), depois d´Ele mesmo tragar o último inimigo (a morte).
- Então virá o fim quando ele entregar o reino a Deus, o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte. Pois se lê: Todas as coisas ele sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz: Todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos. (1Cor. 15:24-28)
Cristo irá reinar como Rei
dos reis durante o milênio e colocará seus inimigos debaixo de seus pés (este verso prova que não moraremos no céu,
pois Cristo no céu não tem inimigos... veja aqui). O ultimo inimigo (a
morte) será destruída para sempre, por Jesus, e então Cristo entregará ao seu
Pai a autoridade que este lhe conferiu.
Se havia dúvidas a respeito da autoridade de Cristo no mundo, Paulo esclarece nestes versos. O Pai Eterno é aquele que assumirá a autoridade absoluta na terra e em todo o universo depois do milênio. Depois de Cristo eliminar a morte para sempre. O próprio Cristo se sujeitará a Deus (Submeter: se humilhar, baixar a sua posição, fazer com que se torne dependente ou submisso por meio de violência ou de persuasão), para que Deus governe tudo e todos, até mesmo o nosso Senhor Jesus Cristo durante toda a eternidade.
Se havia dúvidas a respeito da autoridade de Cristo no mundo, Paulo esclarece nestes versos. O Pai Eterno é aquele que assumirá a autoridade absoluta na terra e em todo o universo depois do milênio. Depois de Cristo eliminar a morte para sempre. O próprio Cristo se sujeitará a Deus (Submeter: se humilhar, baixar a sua posição, fazer com que se torne dependente ou submisso por meio de violência ou de persuasão), para que Deus governe tudo e todos, até mesmo o nosso Senhor Jesus Cristo durante toda a eternidade.
Provavelmente
isto seja novidade para ti, querido irmão, mas para Cristo, isto não é nenhuma
novidade, pois Ele mesmo quando se apresentou a João, em patmos, estando Ele na sua
gloria, disse que o Pai é o seu Deus (Apoc. 3:12), tal como o Pai é o nosso
Deus (João 20:17).
Como duvidaria eu que o Pai é o Soberano (autoridade) absoluto do universo?
Simplicidade de Deus
Deus
não é composto de partes, pois toda composição implica imperfeição. O composto depende
necessariamente dos elementos que o constituem. Certo?
Trecho retirado do site de uma instituição: Por "Trindade" não queremos dizer
que acreditamos em três deuses, pois para nós há somente um Deus (Isaías
43:10). Ao invés disso, queremos dizer que na Divindade há três pessoas: o Pai,
o Filho e o Espírito Santo. Assim, Deus não é somente o Pai, nem somente o
Filho, e nem tampouco somente o Espírito Santo. Deus é o Pai, o Filho, e o
Espírito Santo uma unidade de três pessoas coeternas Assim, o Pai é Deus, o
Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus.
Bem, olhando para esta
definição sobre Deus só posso entender assim: Para haver Deus tem de se ter
três pessoas. Sem três pessoas não há Deus, certo? Como o autor disse acima: Deus
não é somente o Pai, nem somente o Filho, e nem tampouco somente o Espírito
Santo.
Se Deus não é somente o Pai, então como dizem que o Pai é Deus? O
Filho é Deus? O Espírito também é Deus? Segundo a própria definição criada pelo
homem, pois na bíblia não está. Deus não é somente o Pai, nem somente o Filho,
e nem tampouco somente o Espírito Santo.
Creio que nunca tenhamos analisado esta definição (humana), pois
ela contradiz-se quando afirma que o Pai é Deus e ao mesmo tempo que diz que Deus não
é somente o Pai. A trindade diz que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito é
Deus e ao mesmo tempo diz que há um só Deus.
Já vi muitos homens a fazerem comparação absurda da trindade com
um ovo. Não só absurda como condenatória da própria doutrina. Dizem eles que a
casca, a gema e a clara formam um ovo. É absurda, porque ainda que existisse
trindade não seria o ovo ou outra coisa criada que se deveria comparar com
eles. E é condenatório, porque se esquecem de dizer que a casca não é ovo, a
gema não é ovo, muito menos a clara é ovo, mas a doutrina da trindade
incoerentemente diz que o Pai não somente Deus e ao mesmo tempo é Deus.
Se hoje eu aceitasse nesta doutrina nunca diria que o Pai é Deus.
Nunca diria que o Filho é Deus, muito menos diria que o espírito é Deus. Pois
se Deus não é somente o Pai, então o Pai não pode ser Deus, mas sim parte de um
Deus que é composto por três pessoas.
Entendamos: Quando dizem que Deus é o Pai, Filho e o espírito santo, então estão a dizer que o Pai é a terça parte de Deus. Estão a dizer que o Filho é a terça parte de Deus. Estão a dizer que o espírito é a terça parte de Deus. Logo eles separadamente e pela definição criada não podem ser chamados de Deus, mas parte de Deus ou 1/3 de Deus.
Assim olhando para definição: O Pai é parte de Deus ou 1/3 de Deus, o Filho é parte de Deus ou 1/3 de Deus, e o espírito é parte de Deus ou 1/3 de Deus e os três são Deus ou a unidade 3/3=1 Deus.
Entendamos: Quando dizem que Deus é o Pai, Filho e o espírito santo, então estão a dizer que o Pai é a terça parte de Deus. Estão a dizer que o Filho é a terça parte de Deus. Estão a dizer que o espírito é a terça parte de Deus. Logo eles separadamente e pela definição criada não podem ser chamados de Deus, mas parte de Deus ou 1/3 de Deus.
Assim olhando para definição: O Pai é parte de Deus ou 1/3 de Deus, o Filho é parte de Deus ou 1/3 de Deus, e o espírito é parte de Deus ou 1/3 de Deus e os três são Deus ou a unidade 3/3=1 Deus.
Se simplicidade como atributo de Deus define que Deus não é um ser
composto por partes como crer na trindade? Afinal quem adoramos? Um Deus simples ou um
Deus composto por partes?
Supor que as três pessoas são absolutamente perfeitas para
defender este atributo seria ridículo, pois o Pai nunca foi visto por ser
absolutamente santo, enquanto que o Filho foi visto mesmo antes da sua
encarnação. Só neste aspeto se pode ver que não existe perfeição, exatidão nas
partes que compõem a suposta trindade.
- Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também. (1Cor. 8:6)
O atributo da simplicidade só pode ser compreendido se
aceitarmos tal como está o verso acima. Ao aceitarmos a trindade como o Deus da
bíblia, estamos a aceitar para nós um Deus imperfeito, pois composição de partes não é perfeita.
É somente o Pai, o Ser simples que não é composto por partes, o
Ser simples e perfeito que preenche todos os requisitos da simplicidade Divina
e como Ser simples comunica ao mundo a Sua vontade por meio de seu Filho.
Para Cristo ser o poder
absoluto (Deus) tinha de passar no teste dos atributos divinos, tinha de ser
tão igual ao Pai onisciente, onipresente, onipotente, imutável, soberano,
imortal, santo, simples, alguém que viesse a existência por si próprio, etc.
Deste jeito, como pode existir uma
trindade de pessoas coeternas (iguais em poder) se uma delas é infinitamente
superior às outras "duas"?
“Consolai-vos, pois, uns aos outros
com estas palavras”
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