Antes que Deus fizesse o universo, não havia matéria e ainda assim, ele
criou todas as coisas (Gn 1:1; Jo 1:3; I Co 8:6; Cl 1:16; Hb 1:2). O estudo da
física nos diz que a matéria, o tempo e o espaço precisam ocorrer ao mesmo
tempo; se não há matéria não pode haver nem espaço nem tempo. Assim, antes que
Deus criasse o universo, não havia “tempo”, pelo menos não no sentido de uma
sucessão de momentos. Portanto, quando Deus criou o universo, também criou o
tempo. Quando Deus começou a criar o universo, o tempo começou, e começou a
haver uma sucessão de momentos e acontecimentos encadeados. Mas antes de haver
um universo, e antes de haver o tempo, Deus sempre existiu, sem principio e sem
ser influenciado pelo tempo. E o tempo, portanto, não tem existência por si
mesmo, mas, como o resto da criação, depende do eterno
poder divino para continuar existindo.
Mas o facto de Deus ser eterno ou de não sofrer influência do tempo não
significa que esteja alheio ao tempo; pelo contrário, o Senhor domina o tempo
que para ele é sempre “presente”. Para Deus, não há passado, presente e futuro.
Ele sempre vê a história em “tempo real”:
·
“(...) mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a
vigília da noite”(Sal.90:4).
Diante de tudo isto, é importante considerarmos o seguinte: O tempo é
sempre presente para Deus, mas quando age na história humana respeita os
limites que ele mesmo estabeleceu ao criar o universo: o passado, o presente e o
futuro. O ser humano está preso ao tempo e ao espaço; por isso, Deus vê os
eventos humanos dentro desses limites e atua conforme estes condicionamentos
temporais, para poder oferecer seu amor, sua graça, sua misericórdia; para nos
salvar usa termos humanos que expressam o passado e o futuro:
·
“Quem
fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou?
Porventura, não o fiz eu, o Senhor? Pois não há outro Deus, senão eu, Deus
justo e Salvador não há além de mim” (Is 45:21; 46:9-10).
Como igreja crer que o Deus que seguimos é eterno nos dá imensa
satisfação e alegria. Porquanto sabemos que o Deus da bíblia prometeu-nos a eternidade com Ele. E falar da eternidade leva-nos a refletir aquilo que é apregoado nas igrejas ("Quando Jesus voltar o planeta vai ser destruído e nós todos transformados estaremos no céu gozando a salvação").
Será que a volta de Cristo trás consigo a eternidade? Se quando Cristo voltar o objetivo passa por irmos ao céu, então quando é que os escolhidos herdarão a sua herança? Pra quem ainda não viu a herança dos escolhidos clica aqui. Alguém no céu pode reinar sem súbditos?
Será que a volta de Cristo trás consigo a eternidade? Se quando Cristo voltar o objetivo passa por irmos ao céu, então quando é que os escolhidos herdarão a sua herança? Pra quem ainda não viu a herança dos escolhidos clica aqui. Alguém no céu pode reinar sem súbditos?
Um dos maiores erros teológicos no sistema religioso e com grande
propagação tem sido o início da eternidade, para aqueles que se encontrarão vivos quando Cristo voltar. Se perguntarmos sobre o assunto
que é de vital importância para os cristãos, um bom número de cristãos afirmará
que começa quando Cristo voltar, Ele nos levará para o céu e reinaremos com Jesus durante
mil anos, ou mesmo por toda a eternidade no céu. E, isto quer dizer que, quando
Cristo voltar a terra trará consigo a vida eterna, para todos aqueles que
permanecerem vivos na Sua presença após o Seu juízo.
Parte deste erro teológico entre nós, os cristãos, surge porque olhamos
para o antigo testamento e retiramos somente aquilo que nos interessa. Olhamos
para as profecias relacionadas à Israel e achamos que nada interessa para os
cristãos. E por causa disto, a igreja hoje crê que toda a herança (eternidade), ou senão mesmo uma parte da herança (milénio) é no céu, o que não é bíblico.
Numa coisa estamos todos de acordo. O reino dos céus terá início quando
Cristo voltar à terra. Mas onde se estabelecerá este reino? Na terra, no céu?
Uma parte no céu e depois na terra? Ou todo no céu?
· Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião
de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua
cabeça como lã puríssima; o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele
eram fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de
milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se
para o juízo, e os livros foram abertos. Então estive olhando, por causa da voz
das grandes palavras que o chifre proferia; estive olhando até que o animal foi
morto, e o seu corpo destruído; pois ele foi entregue para ser queimado pelo
fogo. Quanto aos outros animais, foi-lhes tirado o domínio todavia foi-lhes
concedida prolongação de vida por um prazo e mais um tempo. (Dan. 7:9-12)
Os versos
mostram claramente que mesmo depois de destruir o quarto animal, Cristo
concederá vida aos restantes povos que compõem os 3 reinos/animais por um prazo
(não está definido) e por um tempo. Mas antes de os conceder prolongação de
vida, lhes será tirado o domínio de seus reinos (não esqueçamos que estes povos
são povos que até hoje rejeitam a Jesus. Até hoje não vivem o cristianismo, não
se santificaram, logo não fazem parte da igreja de Cristo, e mesmo assim terão
prolongação de vida). ...todavia foi-lhes concedida prolongação de vida por um prazo e mais um tempo. (Dan. 7:12)
· Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os
santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão
entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo. Mas o tribunal
se assentará em juízo, e lhe tirará o domínio, para o destruir e para o
desfazer até o fim. O reino, e o domínio, e a grandeza dos reinos
debaixo de todo o céu serão dados ao povo dos santos do Altíssimo. O seu
reino será um reino eterno, e todos os domínios o servirão, e lhe obedecerão.
(Daniel 7:25-27)
Daniel viu o reino deste quarto animal a ser destruído para sempre. Mas
também em consequência desta destruição, Daniel viu os reinos deste mundo a
serem entregues aos santos do Altíssimo.
O que a igreja estará a fazer no céu durante o milénio se todos os
reinos, domínios debaixo do céu estarão a ser entregues aos santos do
Altíssimo?
O reino milenar não será o sonho humano propagado pelos lideres
religiosos (no céu), o reino milenar é sim o restabelecimento do plano de Deus
ao criar a terra, é o restabelecer o reino à Israel. Israel será a primeira entre as nações como a foi prometida
(Deut. 7:6), e seus filhos serão os reis entre os filhos das nações.
Depois que Jesus ressuscitou dos mortos os seus discípulos
perguntaram-lhe sobre o tempo que Ele iria restaurar a glória do reino de
Israel: "...Senhor, é nesse tempo que você está
restaurando o reino de Israel?..." (Atos 1: 6- 7). De nenhuma maneira Jesus repreende os seus discípulos
como foi o caso de João e Tiago, quando queriam ser os primeiros no reino de
Cristo (Mar. 10:35-37); pois se a restauração de Israel se tratasse de uma
doutrina errada Cristo os repreenderia na hora. Teria dito que não haverá
restauração de Israel porque todos os salvos estarão no céu. Em vez disso, Ele
lhes assegurou que, no momento adequado, de acordo com o tempo determinado pelo
Pai, Ele vai voltar e restaurar o reino de Israel.
O contrário do que acontece hoje, se o homem desejar se rebelar, uma vez
que de Israel virá a lei para todas as nações (Is.2:3), o castigo será de
imediato (Zac. 14:17), embora este castigo não seja a morte imediata, aquele
que viver em pecado, após cem anos será amaldiçoado (Is. 65:20). Cristo em seu
reino corrigirá as nações (Miqueias 4:3). Reinos como o Egipto, a Assíria, que
até hoje são reinos pagãos, serão convertidos e abençoados, tornando-se em
nações bem aventuradas (Isaías 19:19-25). Reino de Cristo será favorável para
os habitantes da terra, pois não haverá mais guerras (Is.
2:4; Os. 2:18; Zac. 9:10), animais
ferozes terão a sua natureza mudada (Isaías 11:6-8), em Jerusalém as doenças
desaparecerão (Is. 33:24; 35:5,6).
E como sabemos, satanás e os seus estarão no poço do abismo (Apoc. 20:2,3). O
homem não sofrerá influências externas para pecar, o que não quer dizer, que
não haverá pecado. Haverá alguns que deliberadamente vão pecar no reino de
Cristo (Zac.13:2,3; Is.26:10).
É importante referir que os santos do Altíssimo não
estarão todos num só ponto do planeta, em Jerusalém; estarão também entre as
nações, governando-as:
· E o resto de
Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho da parte do Senhor, como
chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem aguarda filpios de
homens. Também o resto de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos,
como um leão entre os animais do bosque, como um leão novo entre os rebanhos de
ovelhas, o qual, quando passar, as pisará e despedaçará, sem que haja quem as
livre (Miq. 5:7,8)
Isto acontecerá porque só os escolhidos transformados terão a sua força aumentada exponencialmente (Is. 60:22). E é em meio a este poderio que os filhos de Deus reinarão.
Quer estejamos no Reino Milenar, quer no Reino Eterno nossa morada não será no céu, mas na terra. Contudo é necessário entender os dois reinos para não misturarmos os acontecimentos, transparecendo que um deles ou todos serão no céu.
Quer estejamos no Reino Milenar, quer no Reino Eterno nossa morada não será no céu, mas na terra. Contudo é necessário entender os dois reinos para não misturarmos os acontecimentos, transparecendo que um deles ou todos serão no céu.
Tal como João Batista foi percursor de Cristo preparando o caminho do Messias,
mostrando o verdadeiro significado do arrependimento. O reino milenar é um reino
percursor do reino eterno. É para preparar os habitantes da terra para a chegada do Altíssimo. É um reino que mostrará aos habitantes da terra o verdadeiro
significado da santidade de Deus por meio dos seus santos.
Diferenças entre
o reino milenar e o reino eterno:
1. No Reino Milenar haverá sol, lua e mar: (Is. 30:26; Ezeq. 47:8),
enquanto que no Reino Eterno não haverá sol, lua e mar (Is. 60:19,20; Apoc.
21:1; 22:5).
2. No Reino Milenar haverá um templo: todos os habitantes da terra irão a
Jerusalém adorar o Senhor Jesus (Zac. 14:16-19; Ezeq. 40 à 44), enquanto que no
Reino Eterno não haverá templo (Apoc. 21:22).
3. No Reino Milenar ainda haverá morte: (Is. 65:20), porém no Reino Eterno
jamais haverá (Apoc. 21:4).
4. No Reino Milenar haverá pecado: (Is. 65:20; Zac. 14:16-19), jamais se
pecará na eternidade (Apoc. 21:27).
5. No Reino Milenar haverá um rio revigorador que partirá do Santuário: (Ezeq.
47:12), enquanto que no Reino Eterno o rio partirá do trono de Deus (Apoc.
22:2).
Até os próprios filhos dos homens estarão intitulando aos escolhidos de sacerdotes, de ministros. Por que será?
· E eles
edificarão as antigas ruínas, levantarão as desolações de outrora, restaurarão
as cidades assoladas, as desolações de muitas gerações. E haverá estrangeiros,
que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e
os vossos vinheiros. Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos
chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua
glória vos gloriareis. (Is. 61:4-6)
Com que objetivo Deus trocaria os seus planos em relação ao habitat do homem? Como compreender que Deus que é imutável promete a Abraão herdar a terra e reinar sobre os homens, mas na sua ressurreição não vê esta promessa cumprida?
Provavelmente alguém poderia perguntar:
Mas Cristo não prometeu preparar-nos um lugar para onde Ele estiver estejamos nós também?
Sim, Cristo prometeu. Só que não há nenhum texto que suporta a ideia que depois de Cristo estabelecer o reino de seu Pai na terra (Dan. 2:44) volta de novo para o céu. Muito pelo contrário, há inúmeros textos que mostram que Cristo habitará entre nós no reino que Ele mesmo estabelecer.
Mas Cristo não prometeu preparar-nos um lugar para onde Ele estiver estejamos nós também?
Sim, Cristo prometeu. Só que não há nenhum texto que suporta a ideia que depois de Cristo estabelecer o reino de seu Pai na terra (Dan. 2:44) volta de novo para o céu. Muito pelo contrário, há inúmeros textos que mostram que Cristo habitará entre nós no reino que Ele mesmo estabelecer.
· E
acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem
contra Jerusalém; Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes
de Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim,
a quem traspassaram; e prantearão sobre ele, como quem pranteia pelo filho
unigênito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo
primogênito. Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém,
como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido. E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de Davi à
parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas
mulheres à parte; A família da casa de Levi à parte, e suas
mulheres à parte; a família de Simei à parte, e suas mulheres à parte. Todas as mais famílias remanescentes, cada família à parte, e suas
mulheres à parte. (Zac. 12:9-14)
Cristo estará entre nós como Rei dos reis e Sacerdote. As nações desta terra presenciarão o reinado de Cristo, estarão submetidos a justiça do Renovo de Deus aqui na terra. Do contrário o céu seria totalmente diferente do que se prega. Veja:
A bíblia nos diz claramente que na vinda de Cristo haverá um grande terramoto que destruirá as cidades das nações; prenderá a satanás, destruirá a besta, o falso profeta, os ímpios e de seguida estabelecerá o seu reino aqui na terra (Dan. 2:44).
O engraçado é que a bíblia fala que Jesus vai reger as nações, e no seio cristão ninguém diz quem são estas nações. De que nações a bíblia está a tratar? Será que estas nações são os salvos, os santos do Altíssimo?
· Da sua boca saía uma espada afiada, para ferir com ela as nações; ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso. (Apoc. 19:15)
Cristo regerá/governará as nações da terra com vara de ferro. Se estas nações forem os salvos, então muito pouco adianta a nossa abnegação hoje, pois quando Cristo estabelecer o seu reino, quer seja na terra ou no céu seremos servos e não filhos na eternidade. Se estas nações são os santos do Altíssimo vale muito pouco o esforço que a igreja faz para vencer o mundo, pois quando Cristo reger sobre estes salvos não vai dar margem de manobras. Ou aceitas a lei, ou és reprimido, ou seja, para Cristo não vai haver os herdeiros, pois Ele vai reger/governar com vara de ferro. Será?
A verdade é que estas nações não são os salvos. Não são santos do Altíssimo. São os filhos dos homens.
Os santos do Altíssimo, os salvos, os filhos de Deus, a igreja de Deus reinará com Cristo tal como a bíblia diz, e estes também regerão/governarão as nações com vara de ferro. Sim, os que pela graça forem feitos filhos de Deus, e vencerem até o fim regerão os filhos dos homens na vinda de Cristo.
· Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro. (Apoc. 2:26,27)
Embora Cristo afirma que o vencedor reinará sobre a terra (Apoc. 5:10), o sistema religioso diz o contrário. Diz que é no céu e durante os mil anos. A quem devemos acreditar? No pastor, no padre, no líder ou em Cristo?
O povo de Deus estará com Cristo na terra quando Este estabelecer o seu reino, e juntos com Cristo regerão os nações. Não será no céu porque lá não existe súbditos para a raça humana, pois para se reinar é necessário que além de reis haja súbditos, senão, podem até inventar, querido irmão, mas não seremos reis coisa nenhuma. O rei é aquele que governa/rege/submete outrem; sem que se exerça poder sobre outrem, ninguém no seu juízo perfeito pode se considerar rei.
Em apoc. 1:6, diz que também seremos sacerdotes. Como seremos sacerdotes? O exercício essencial do sacerdócio é fazer intercessão pelos outros. Agora se supostamente estivermos no céu, alguém poderia alterar a sentença daqueles que lá não estarão, uma vez, que estarão todos mortos como se prega?
Não quero fazer parte deste sacerdócio, pois é interceção aos mortos, é interceção daqueles que como a bíblia diz, nada sabem. Qualquer defesa que alguém possa fazer a respeito da ação do sacerdócio no suposto céu será nula, pois será tudo menos sacerdócio. Rever o caso de cada pessoa morta não se chama sacerdócio. Confirmar supostamente os casos de cada pessoa morta na presença de Deus no suposto céu conforme se prega não se trata de sacerdócio. Que ninguém se engane. Esta teoria trata-se sim de testemunhar e não de sacerdócio. Ser testemunha num tribunal não é a mesma coisa ser advogado. São coisas totalmente diferentes.
Lembra-te que hoje Cristo, o sumo sacerdote, tem alterado o percurso dos vivos; muitos pela Sua intercessão são chamados ao arrependimento.
- Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo do Senhor. Ele mesmo edificará o templo do Senhor e será revestido de glória; assentar-se-á no seu trono, e dominará, e será sacerdote no seu trono; e reinará perfeita união entre ambos os ofícios. (Zac. 6:12,13)
Antes de terminar gostaria de abrir a mente da igreja sobre enumeras
passagens usadas, para defender o futuro da raça humana no céu. Mas, não
falaremos de todos os textos, quero somente apresentar dois textos e deixar que
a igreja faça a devida reflexão sobre os demais textos existentes.
· Bem
aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. (Mat.
5:3)
Imagina que Barack Obama chegasse para as
autoridades do mundo inteiro e dissesse: Para
que se ultrapasse a crise económica existente os povos do mundo têm de, a partir de hoje, viver a “política dos EUA”,
tereis de viver o tipo de “governação dos EUA”, só assim podereis ultrapassar
esta crise.
Teria Obama dito que precisamos de viver as suas
políticas nos EUA?
Todas as doutrinas devem ser criadas com base
naquilo que a bíblia diz, e não em argumentações humanas, para satisfazer o
nosso ego. Nem Jesus, nem algum outro profeta, prometeu o “reino nos céus” (governo
que está nos céus), o que Jesus e os demais profetas prometeram é o “reino dos
céus” (governo que vem dos céus). Alguém poderia dizer: Isto é uma má
interpretação tua; não é pelo facto de estar “reino dos céus” que se deve interpretar “reino que vem dos céus”.
Ok, então que tal orarmos: Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Ops! Desculpa pronunciei-me mal, não quis dizer “venha”, quis dizer “vamos”. Vamos começar de novo: Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome. Vamos ao teu reino... Provavelmente Deus no seu interior diz: meu povo não sabe o que pede, pois ele diz venha, mas entende vamos.
Ok, então que tal orarmos: Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Ops! Desculpa pronunciei-me mal, não quis dizer “venha”, quis dizer “vamos”. Vamos começar de novo: Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome. Vamos ao teu reino... Provavelmente Deus no seu interior diz: meu povo não sabe o que pede, pois ele diz venha, mas entende vamos.
A bíblia precisa ser entendida sem sofismas, para
não ferir as expectativas dos cristãos que sonham com um céu que não lhes
pertence. Cristo virá e estabelecerá o seu reino aqui na terra, não no céu, pois Ele é a pedra cortada sem mão que vem do céu e se faz uma montanha na terra (Dan. 2:44).
“Consolai-vos, pois, uns
aos outros com estas palavras”
Ola Artur!
ResponderEliminarSinceramente creio que estas equivocado, pois Cristo prometeu-nos estar com Ele depois de nos preparer um lugar. Logo quando Cristo subir nós vamos com Ele. Leia João 14:1-3
Ola Daniel! Seja bem vindo.
ResponderEliminarAté aqui só se mostra esta promessa, e não há nenhum verso onde mostra a subida almejada. Deixe que te mostre Jesus em atividade na terra depois da sua volta:
E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia um será o Senhor, e um será o seu nome. (Zac. 14:9)
Se Cristo estará no céu como é que haverá um só rei na terra? como é que haverá um só Senhor e um só nome na terra?
Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo do Senhor. Ele mesmo edificará o templo do Senhor e será revestido de glória; assentar-se-á no seu trono, e dominará, e será sacerdote no seu trono; e reinará perfeita união entre ambos os ofícios. (Zac. 6:12,13)
Se Cristo estará no céu qual seria a finalidade Dele construir um templo e abandona-lo? Ou vai construir mais um no céu?
E acontecerá, naquele dia, que as nações perguntarão pela raiz de Jessé, posta por pendão dos povos, e o lugar do seu repouso será glorioso. (Is. 11:10)
Sabendo que hoje Israel não crê em Cristo e se Cristo estará no céu quem é que irá para Jerusalém (lugar do seu repouso) para perguntar pela raiz de Jessé (Jesus)?
E julgará entre muitas povos e castigará poderosas nações até mui longe; e converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. (Miq. 4:3)
Qual é o objetivo de Cristo converter as espadas em enxadas? Para capinar no céu?
Ao vencedor, que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com cetro de ferro as regerá e as reduzirá a pedaços como se fossem objetos de barro. (Apoc. 2:26,27)
Uma vez que a promessa dos salvos é de serem reis, diz-me sobre quem vais reinar quando estiveres no céu? Respondendo esta última pergunta tens garantidamente a compreensão deste tema.
Por último gostaria de te dizer que a casa que Jesus prometeu nos dar e estar connosco está para descer depois do milénio como diz apocalipse 21. Só ali é que estaremos a ocupar os nossos lugares. Por outro lado se não compreenderes que Deus escolheu alguns para reinarem nesta terra como diz as escrituras (Dan. 7:27) este assunto vai-te ser sempre confuso. Se não leste aconselho-te que leias: "Santidade. Parte Final" e "Bondade".
A paz do Senhor
Ola Artur!
ResponderEliminarTenho acompanhado o teu blog e gusto a maneira como abordas estes temas. Também tenho estudado a biblia e tens contribuido muito para o entendimento que tenho hoje. Sei que os muitos que têm acompanhado este blog também sentem o mesmo. Talvez por falta de coragem não revelam o que sentem (quer para descrer como para crer.
Mas o que me faz comentar neste teu blog é exatamente este artigo onde dizes que o homem não vai ao céu. cresci sempre com este entendimento de que quando Jesus voltar estaremos no céu. Hoje ao ler os três ultimos artigos creio realmente que não podemos ir para o céu uma vez que Jesus estará estabelecendo o reino de seu Pai aqui na terra. E o texto Dan. 2:44 que colocaste no artigo, embora fala pouco elucida exatamente isso. A pedra cortada sem mão destroi a estatua e se faz uma montanha aqui mesmo na terra.
Obrigado pelo estudo.