Soou no céu a quinta
e sexta trombeta. Mas, o registo afirma que a dor (ai) da sexta trombeta ainda
não terminou.
Contudo, o céu faz um intervalo antes mesmo da segunda parte da sexta trombeta para declarar algo que irá acontecer antes do toque da sétima trombeta.
Contudo, o céu faz um intervalo antes mesmo da segunda parte da sexta trombeta para declarar algo que irá acontecer antes do toque da sétima trombeta.
Nós não vamos fazer
este intervalo, pois não faz parte da sexta trombeta. Continuemos com as
trombetas até a última, para compreendermos melhor o mistério que Deus revelará
antes do toque da sétima trombeta.
Ao vermos que o anjo
não dissera João depois do extermínio da população mundial na terça parte que o
segundo ai (dor) passou, pressupõe-se dizer que a segunda trombeta começa com o
terrível aparecimento dos anjos que estão amarrados junto ao grande rio
Eufrates e termina com a destruição da decima parte da grande cidade e
consequentemente com a morte de 7.000 pessoas. (Apoc. 11:13,14)
Afinal, do que se
trata a cena descrita em Apocalipse 11:1-14?
Que santuário é esse
que aparece no primeiro versículo?
Quem são as
testemunhas?
O que elas
testemunham?
Sobre que circunstâncias
elas testemunham?
Quem ressuscita as
testemunhas?
Com que objetivo haverá
a ressurreição das testemunhas?
Respondidas estas
perguntas podemos nos aproximar mais claramente e ver a luz que o Cordeiro nos
transmitiu nestes versos.
- Foi-me dado um caniço semelhante a uma vara, e também me foi dito: Dispõe-te e mede o santuário de Deus, o seu altar e os que naquele adoram; mas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa. (Apoc. 11:1,2)
Que santuário é este?
Alguns preferem
acreditar que o santuário descrito no primeiro verso é o santuário celestial. Preferem
crer assim, mesmo na ausência de sustentação bíblica, talvez porque seus
lideres também creem assim.
Creio que fica
difícil provar por meio da palavra de Deus, que o santuário é no céu e a átrio seja
na terra. Pois João já não estava no céu quando decorreram os acontecimentos desta
visão. Quando a sexta trombeta foi tocada (Apoc. 9:13), João foi direcionado a
terra pra constatar in loco o que se passaria. Sabendo de antemão que este
cenário do capitulo 11 pertence à segunda parte do segundo ai, é só olharmos
para o capitulo 9, na primeira parte, para vermos João na terra, junto do
grande rio Eufrates, ou ainda no intervalo feito pelo anjo, no capitulo 10,
onde João fica na presença de um anjo poderoso com um pé na terra e outro no
mar levantando as mãos para o céu, e concluir que João não estava no céu para
medir o santuário celestial.
Por outro lado, a guerra
que os gentios farão no tempo do fim será com os santos terrestres. Qualquer
guerra que estes gentios implementarem contra adoradores celestes (anjos) no
santuário celestial estará perdida antes mesmo de começar. Seja ela espiritual
ou física. Logo, não faz qualquer sentido olharmos para os adoradores do
santuário celestial que nunca morreriam quer espiritual quer fisicamente numa
guerra contra os gentios. Se sabemos que existem adoradores terrenos é só
esperarmos que a confirmação do santuário, pois são estes adoradores que
morrerão fisicamente no “confronto” com o povo da besta.
Amigos Zambujeiros
“futuramente” enxertados (Rom. 11:24) , tenho repetido em meus artigos: Israel
deve ser o centro das nossas atenções. Eles são a luz para o mundo (Is.
49:3-6). Israel é o relógio de Deus se quiseres saber o tempo em que estamos.
Olha para Israel.
No último artigo: “Um Pedido de desculpa por amenizar o horror da Sexta Trombeta”, podemos comprovar o quão terrível será aqueles momentos por serem
visíveis aos nossos olhos, bem como, o capitulo 2 de Joel começa exatamente com
a cena que João descreve na sexta trombeta.
Se continuarmos a ler
a descrição do profeta, veremos que desacreditar na construção de um santuário
terrestre teríamos de colocar os textos subsequentes de Joel em descredito. Pois
Joel afirma que depois daquela cena terrível, no qual, o grande Exército
extermina os povos da terra, Deus alerta o seu povo Israel para que se
convertam ao Senhor, arrependendo-se do mal.
O Senhor pede que seu
povo toque a trombeta em Sião, proclamando um santo Jejum. Deus chama a atenção
dos anciãos, dos filhinhos, do noivo e da noiva. E, sabem de quem mais Deus
chama a atenção?
- Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembleia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recamara, e a noiva, do seu aposento. Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escarnio dele. Por que hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus? (Joel 2:15-17)
O profeta Joel nos
diz neste texto que depois da matança que aqueles seres farão, todo o povo de
Israel desde o menor até aos lideres ministeriais deveriam se entregar ao
SENHOR. E, em especial os sacerdotes. Estes deveriam se colocar entre o pórtico
e o altar, e ali chorar e orar ao SENHOR, para que Este mude a sorte do povo.
Sabemos muito bem que
o altar fica no pátio do templo. Mas, de qualquer forma, em Israel ou qualquer
parte do mundo pode haver altar sem templo. É normal que assim exista. Mas, e o
pórtico? Pode haver pórtico sem edifício?
O que é um pórtico?
Pórtico é o local
coberto à entrada de um edifício, de um templo ou um palácio.
Amigos, Deus pede aos
sacerdotes que orem entre a entrada do templo (pórtico) e o altar. Deus pede
que os sacerdotes orem depois da escadaria, antes do primeiro véu e o altar.
Esta profecia
cumprir-se-á no final dos tempos, pois o templo não tardará muito a aparecer
aos nossos olhos.
Outro profeta maior do
tempo do fim (Daniel), a par de João, também falou sobre o mesmo templo do
tempo do fim. E disse que o rei vil (a besta) que há de aparecer, profanará o
santuário e tirará o sacrifício diário, estabelecendo a abominação desoladora
(Daniel 11:31).
Amigos, o santuário é
um fato, e será um item identificativo do tempo do fim. É nele que a besta
estabelecerá a abominação desoladora. Só por meio de um santuário literal é que
a besta pode não só assentar-se nele como se fosse o próprio Deus e ser objeto
de culto, bem como tirar o sacrifício diário, quebrando um futuro acordo que ele
mesmo estabelecerá com Israel.
João ao contar os
adoradores que tem parte na adoração do santuário, em detrimento dos gentios
que estão no átrio, João fá-lo significando a separação das águas. João separa os
santos de Deus dos ímpios de Satanás, e isto revela uma coisa: O tempo em que
tal acontecimento ocorrer, nós devemos saber que o fim de todas as coisas
estará mais próximo, tal como nosso Senhor predisse.
- Quando, porem, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua devastação. (Luc. 21:20)
Queridos estudantes
de escatologia! Há alguma coerência em pensar que a cidade de Jerusalém, no
final dos tempos, se encontrará em estado de sitio, ao mesmo tempo não será o
seu povo que sofrerá as consequências do estado de sitio?
O que é um estado de
sitio?
Que está rodeada,
assediada, cercada (dicionário informal online).
Acho uma tremenda
falha ou não quer ver o obvio, pensar que a besta sitiará Jerusalém, mas perseguir,
por exemplo, os Angolanos, os Brasileiros, Portugueses, Americanos, etc. Sim,
está próxima a devastação de Jerusalém. Mas, os gentios ainda calcarão a cidade
por 42 meses até que a cidade seja devastada, quando a tribulação começar, e
serem levados alguns cativos entre as nações.
Obs: Não quer dizer
que os cristãos de outras nações não serão perseguidos. A perseguição dos
cristãos não é citada nos evangelhos. Por alguma razão, enquanto Cristo esteve
na terra não revelou a perseguição dos cristãos no fim dos tempos.
- Darei às minhas duas testemunhas que profetizem por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco. São estas as duas oliveiras e os dois candeeiros que se acham em pé diante do Senhor da terra. (Apoc. 11:3,4)
Quem são as duas testemunhas?
Muitos dizem que se
trata de dois homens que já pisaram a terra no passado: Enoque e Elias, ou
Moisés e Elias. Há ainda quem crê que sejam os cristãos do tempo do fim. Mas, a
mais infeliz de todas as interpretações é dizer que estas testemunhas se tratam
do novo e velho testamento. Nunca vi em toda a minha curta vida, a bíblia, por
si só, pregando de um lado ao outro. Nunca vi a bíblia a morrer, nem ouvi
historias ou mesmo estórias que uma bíblia que ressuscitou e subiu aos céus ao
encontro com o Senhor como é dito em todo o capitulo 11 dos versos 3-14.
Amigos não existem
certezas absolutas sobre quem são as testemunhas de Deus. Mas, dizer que elas
são Enoque e Elias ou Moisés e Elias não sustentam a minha compreensão, pois
não há em nenhuma parte da bíblia a me dizer que haverá uma ressurreição antes
da vinda do Filho do homem.
Espera Artur! Enoque
e Elias não estão mortos? Eles foram arrebatados para o céu! Logo, podem descer
e testemunhar diante dos homens!
Será que estão mesmo
no céu? Será que os homens têm parte com o céu?
É importante
compreender que em alguns relatos bíblicos não há como comprovar que o escritor
tenha dito sobre qual céu as personagens bíblicas foram arrebatados. E os casos
de Enoque e Elias também não há como provar que tiveram um arrebatamento no céu,
morada de Deus. Os textos que transmitem sobre estes arrebatamentos apenas
dizem que foram arrebatados para o céu. Qual céu? Existe um único céu?
- Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe), foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é licito ao homem referir. (2Cor. 12:2-4)
Paulo ao falar dele
mesmo, disse que há catorze anos fora arrebatado para o terceiro céu, no
paraíso. Ou seja, Paulo clarificou o seu arrebatamento e disse que tivera sido
no céu morada de Deus.
Sei que este tema é
muito controverso e que nele estão contidas muitas doutrinas institucionais,
mas falo para aquelas pessoas que provam o espirito. Aquelas pessoas que amam o
cristianismo acima da instituição. A ti deixo-te algumas perguntas, esperando
que ao responderes possas refletir seriamente neste assunto:
Se hoje há pessoas no
terceiro céu é porque já foram salvas e estão à espera do retorno do Messias a
terra, para se juntarem aos demais, certo? Então, existe salvação que não passa
por meio do Cordeiro? Há salvação sem Cristo? Se sim. Ensinem-me, pois quero
aprender e antecipar a minha salvação. Se não. Justifiquem como o Cordeiro
conseguiu morrer pelo mundo (Jo. 3:16), sem morrer por Enoque, Moisés e Elias
que já estavam no salvos terceiro céu?
Peço-vos, não fujam
das quatro perguntas acima com subterfúgios, pois nenhum homem viveria no céu
sem estar salvo.
Elias foi mesmo
arrebatado para o terceiro céu?
Elias foi arrebatado
– fato acontecido por volta do ano 853 a.C.; (2Rs 2:11)
Começa o reino de
Jorão em Israel – início em 852 a.C.; (2Rs 3:1)
Começa o reino de Jeorão
em Judá – início em 848 a.C.; (2Rs 8:16)
Elias escreve uma
carta para o rei Jeorão de Judá – por volta de 842 a.C., uma fase em que o rei havia
pervertido todo Judá com a idolatria que os reis de Israel praticavam. (2Cr
21,12)
Quando Elias foi
arrebatado ao céu Jeorão ainda não havia sido ungido rei em Judá. Pois Elias coabitou
em Israel no tempo de Acazias, rei de Israel. E, foi sob o reinado de Acazias
que Elias desapareceu sem que jamais se tenha podido saber o que aconteceu a
ele.
Será que no terceiro
céu Elias pegou num papel e esferográfica pra escrever ao rei Jeorão? Por que o
texto de 2Cr 21:12 diz que Elias escreveu uma carta se supostamente ele já não
estava entre nós neste mundo? Como é que ele escreveu essa carta mais ou menos
10 anos após ter sido arrebatado para o suposto “terceiro céu”?
Amigos, Enoque, Elias
e Moisés estão mortinhos esperando a ressurreição quando o Cordeiro com voz de
arcanjo ressuscitar os seus.
E, se eles estão
mortos quem os vai ressuscitar para serem testemunhas de Deus? A bíblia fala
sobre uma ressurreição antecipada para este fim? Não, não fala.
Por outro lado, não
consigo conceber que Deus use pessoas que viveram e foram testemunhas de Deus
em seus tempos, para pregar no fim do tempo do fim. Porque nunca o fez. O Elias
prometido no tempo de Jesus foi João Batista, como aceitaria que hoje fosse
alguém que não existe entre nós?
Onde estarão às
testemunhas de hoje? Na sombra da bananeira? Só por aí (testemunhas de hoje na
sombra da bananeira) não me revejo na possibilidade de Deus usar pessoas fora
do nosso contexto (tempo do fim).
Creio que as duas
testemunhas se tratam de dois filhos do Eterno Deus. São filhos que vivem em
nossos dias. Um nasceu cerca de 2000 anos depois de Deus criar o mundo, e o
filho caçula nasceu acerca de 2016 anos atrás. Irmãos separados por cerca de
2000 anos. Falo nada mais nada menos que o Israel (convertido e não convertido),
bem como, os cristãos zambujeiros.
Como é que se pode
comprovar que as testemunhas sejam Israel e os cristãos zambujeiros?
Amigos, Cornélio
quando aceitou a fé foi orientado pelo anjo que chamasse Pedro e recebesse
orientações dele. Pedro foi ter com Cornélio. Chegando lá, disse aos presentes que
era estritamente proibido um Judeu juntar-se a um de outra raça. Mas ainda
assim Pedro se predispôs a anunciar o evangelho de Cristo. Enquanto Pedro se
dissertava sobre a salvação no Filho do homem crucificado, caiu o espirito
santo sobre todos os que estavam na sala, e Cornélio e os que com ele estavam, foram
batizados (Atos 10).
Este acontecimento
chegou aos ouvidos da igreja e criou muito escândalo. Mas, Pedro explicou o
sucedido, em como o espirito do Senhor havia descido sobre os incircuncisos da
mesma forma que havia descido sobre eles, e de igual modo, o espirito havia operado
milagres sobre os que se encontravam na sala. Ouvindo estas novas, a igreja de
Jerusalém (os circuncisos) apaziguou-se e glorificaram a Deus (Atos 11:1-18).
Só que este
acontecimento não veio para unir os dois grupos num só. Veio simplesmente
introduzir os gregos (nós) no seio da comunidade daqueles que adoram o Deus
verdadeiro. Tanto é que a igreja se dividiu em dois grupos: A igreja dos
circuncisos (Judeus) e a igreja dos incircuncisos (Gregos). E isto se vê até
hoje, e continuará assim. Os dois grupos continuarão a dividir-se, continuarão
a excluir-se, a separar-se como um íman com o mesmo polo. Não sabendo que se
completam, até que o Eterno revele o seu mistério (Apocalipse 10) e restabeleça
a união que Ele perspectivou.
- E quando aqueles que me pareciam ser de maior influência [quais tenham sido, outrora, não me interessa; Deus não aceita a aparência do homem], esses, digo, que me pareciam ser alguma coisa nada me acrescentaram; antes pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão me fora confiado, como a Pedro o da circuncisão [pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão também operou eficazmente em mim para com os gentios] e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão. (Gal. 2:6-9)
Deus sabia e sabe que
estes não se misturariam, pois é o mistério que Ele mesmo revelará. Esta
divisão partiu a igreja em dois grupos, em duas testemunhas neste mundo. E são
elas as duas oliveiras que estão diante do Senhor:
- Se, porem, alguns dos ramos foram quebrado, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; porem, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz, a ti. (Rom. 11:17,18)
Hoje na arvore de
oliveira de Deus existe os ramos literais (Israel) e a oliveira brava (nós).
Paulo simboliza o povo de Israel e os cristãos de oliveiras naturais e brava. E,
esta ideia é suportada por uma das melhores versões de tradução bíblica:
- Essas testemunhas simbolizam as oliveiras e os dois candelabros que permanecem firmes na presença do Senhor na terra. (Apoc. 11:4) Versão King James
Aqui João diz que as
oliveiras (Israel e os cristãos) permanecem firmes na presença do Senhor aqui
na terra. Os candelabros (luz do mundo) permanecem firmes aqui na terra. Não é
no céu. Isto retira toda a possibilidade de serem pessoas que supostamente
venham do céu.
São as oliveiras
naturais (Israel) e bravas (cristãos zambujeiros) que iluminarão como
candelabros o mundo, e testemunharão o evangelho do reino.
Qual é o testemunho das duas testemunhas? Uma vez que os dois grupos de testemunhas estarão divididos, será que
terão um testemunho uniforme?
O testemunho das duas
testemunhas de Deus na terra é este:
- Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo, em grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas. (Apoc. 14:6,7)
Há quem entenda que a
ordem da primeira mensagem angélica já foi dada há alguns séculos ou anos
atrás. Alguns até dizem que têm estado a dar continuidade da ordem e pregam as
mensagens dos três anjos.
Não faz nenhum
sentido que a mensagem dos três anjos ou as três mensagens angélicas tenham
acontecido ou estão a acontecer.
Em todos os momentos
da historia deste mundo, após a aparição do cristianismo o mundo nunca precisou
pregar este primeira mensagem angélica como base de vida ou morte. Até hoje
todas as pessoas do mundo sejam elas adoradores do Eterno ou não, creem que o
Deus do céu deve ser adorado. Creem que Deus está acima de tudo e de todos.
Falando do
cristianismo pra cá encontramos dois períodos negros de mortes por causa da
religião. O lado negro do papado e o lado negro do império Otomano. Em todos
estes períodos houve muitas mortes, mas nenhuma delas foi por adorar a “Deus”.
Nem no império papal, nem no império Otomano exigiram as pessoas que deixassem
de adorar a “Deus”.
Queridos, quando
satanás introduzir a besta neste mundo e dar-lhe o seu poder, ele vai se virar
contra os primogênitos do Altíssimo (Israel) se apoderando da cidade santa
(Luc. 21:20). Não conformado com isso, a besta virará as suas atenções sobre as
nações da terra dominando-as. Sua posição de autoridade máxima será
inquestionável diante dos homens da terra e fará o que lhe aprouver (Apoc.
13:4).
Em um determinado
momento, no auge da sua carreira militar sobre o mundo, a besta exigirá
adoração a si mesma. Em Jerusalém, no santuário, o filho da perdição se oporá a
adoração verdadeira. Apresentar-se-á no santuário, em Jerusalém, como se fosse
o próprio Deus, exigindo ser objeto de adoração de todos os moradores da terra.
E é nesta altura que
as duas testemunhas, as duas oliveiras (natural e brava) se apresentarão ao
mundo com o evangelho eterno. Proclamarão a verdadeira adoração, pois a besta
introduzirá uma nova e falsa adoração. De um lado, o poderoso e inquestionável testemunho
da besta exigindo a adoração a si mesma, e do outro às duas simples oliveiras
(natural e brava) proclamando a primeira mensagem angélica como base de vida ou
morte. O mundo encontrar-se-á no vale da decisão. Se aceita a mensagem simples das
testemunhas, ou a mensagem rude que preserva a vida imediata com sinal da
própria besta. (Depois veremos em que momento será pregada a segunda e terceira
mensagem angélica)
Creio que é nesta
altura que os primogênitos de Deus, a oliveira natural estará se encontrando
com o Messias crucificado. Creio que é nesta altura que se cumprirá o que Paulo
descreveu ao povo de Roma
- Pois, se foste cortado da que, por natureza, era oliveira brava e, contra a natureza, enxertado em boa oliveira quanto mais não serão enxertados na sua própria oliveira aqueles que são ramos naturais. (Rom. 11:24)
Paulo anuncia novo
enxerto dos ramos naturais que se desligaram da oliveira. Ou seja, se nós que
somos oliveira brava temos parte na igreja de Cristo (raiz da arvore), quanto
mais àqueles que são por direito hereditário?
Esta possibilidade
ganha força se analisarmos que o profeta Joel nos dá dois motivos para isso:
Primeiro: O
aparecimento dos seres que exterminarão a população mundial, em um terço, motivará
o povo a se entregar ao Senhor como nunca antes se entregou (Joel 2:12-17).
Segundo: Depois do
verdadeiro arrependimento o povo terá contato com o céu de forma sobrenatural. E
quem é que está encarregue, tendo todo o poder do céu e da terra? Nada mais
nada menos que o Cordeiro.
Tal como Saulo o
perseguidor da igreja teve visão do Filho do Homem (Atos 9:3), Israel passará
pelo mesmo processo. Por quê? Porque a partir do momento em que o Cordeiro de
Deus assumiu todo o poder no céu e na terra (Mat. 28:18), igualmente tudo gira
em volta Dele. Não há sonho ou visão que não passa pelo Cordeiro.
- E acontecerá, depois, que derramarei o meu espirito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões; até sobre vossos servos e sobre vossas servas derramarei o meu espirito naqueles dias. (Joel 2: 28,29)
Obs: Amigos, não se
enganem nem se deixam enganar, o profeta Joel não viu que isto iria acontecer
em todo o mundo. Este acontecimento só ocorrerá em Sião (Jerusalém).
O texto acima diz
depois. Depois de quê? Depois da entrega e consequentemente o arrependimento do
povo, eis que o Senhor derramará seu espirito sobre o seu povo. Tal como o
primeiro anjo alerta aos povos da terra a adorar a Deus, o profeta Joel afirma
exatamente a mesma coisa: “E todo aquele que invocar o nome do Senhor será
salvo” (Joel 2:32).
Hoje de forma simples
pregamos sobre Deus. Apresentamos Deus sem nenhum temor. Mas isto, até o
momento em que a besta decidir fazer o mundo voltar para ela mesma e exigir a
adoração a si própria. Então, eis que soará pelo mundo a primeira mensagem
angélica. Vida ou morte há de ser apresentado ao mundo, e aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Continua...
“Consolai-vos,
pois, uns aos outros com estas palavras”
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