sábado, 31 de dezembro de 2016

O Mistério de Deus

Quando se fala de desapontamento cristão,
somos levados em pensamento naquele que até hoje foi o maior desapontamento no seio cristão, pois se idealizava que a vinda de Cristo seria no ano de 1844. Vários cristãos sinceros aguardavam a data exata, para ter o encontro com Cristo, a muito almejado.

Hoje este desapontamento imprimiu na mente cristã um sistema de defesa, que não permite a introdução de uma nova visão sobre qualquer assunto já estudado pelos antigos leigos. E, quer queiramos quer não, estamos todos ligados aos erros interpretativos que os antigos leigos tiveram, e alguns deles continuam até hoje.

Com base nisto, todo estudante da bíblia deveria reexaminar tudo que tem como crença, pois nem tudo o que nos fizeram perceber, é de facto o que está escrito.

Senti-me bastante tentado em não falar sobre este assunto (mistério de Deus), pois minha visão sobre o mistério de Deus não agradará nada ao povo cristão. Mas também sei que se minha visão sobre o assunto for correta, haverá grande desapontamento no seio cristão, quando Cristo retornar a esta terra.

Quero deixar claro que este assunto não me é tão transparente, por ela (profecia) estar em volta de um mistério que Deus foi revelando em parte aos seus servos, os profetas, e embora revelasse em partes, o seu cumprimento está para daqui a centena de anos.

Antes de tudo é importante lembrar, que ninguém pode perceber o mistério de Deus se achar que o Filho de Deus vem com o toque da sétima trombeta. Não. O soar da sétima trombeta é o prenuncio do término da historia deste mundo de pecado, onde a morte é tragada para sempre.

Se ainda não entendes este assunto, peço-te que dê um stop na leitura e antes leia este artigo: O Toque das Trombetas.Parte Final. Só assim poderá entender tudo aquilo que estaremos tratando aqui.

Façamos, então, a abordagem sobre o mistério de Deus:
  • Então vi outro anjo poderoso, que descia do céu... Então o anjo que eu tinha visto de pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu e jurou por aquele que vive para todo o sempre, que criou os céus e tudo o que neles há, a terra e tudo o que nela há, e o mar e tudo o que nele há, dizendo: "Não haverá mais demora! Mas, nos dias em que o sétimo anjo estiver para tocar sua trombeta, vai se cumprir o mistério de Deus, da forma como ele o anunciou aos seus servos, os profetas"... Então me foi dito: "É preciso que você profetize de novo acerca de muitos povos, nações, línguas e reis". (Apoc. 10:1-11)
Pelo texto percebemos que o anjo alerta a João que o mistério de Deus será revelado pouco antes de a sétima trombeta tocar. Ou seja, algo que Deus escondeu durante séculos anteriores e que após a vinda de seu Filho nos revelou claramente, será cumprido antes mesmo que o último anjo toque a sua trombeta.

Mas, isto inquieta qualquer leitor que já compreendeu que a sétima trombeta só será tocada depois do milênio, tal como vimos no artigo: O Toque das Trombetas. Parte Final.

Se assim é, então, que revelação haverá na vinda do Pai a esta terra? De que mistério está a se tratar? Sabendo que a sétima trombeta traz consigo o Pai Eterno, esta última pergunta é extremamente importante para compreendermos aquilo que João descreveu em Apocalipse 10.

Em todo o contexto do capitulo 10 não vemos João a indagar sobre o mistério de Deus. Parecia que foi forçado somente a ouvir e escrever tudo o que lhe transmitiam. Parecia que João não foi tido nem achado. Mas, a verdade é que João entendeu claramente a mensagem passada pelo anjo, porque João já tivera a visão do cumprimento desta profecia, quando lhe foi revelado os salvos das diferentes nações, povos, tribos e línguas (Apocalipse 7).

Vamos por partes:

Embora o texto diga que o mistério de Deus foi revelado aos seus servos, os profetas, nem todos os profetas tiveram esta revelação. Por exemplo: Daniel, Jeremias, Joel, Oseias, e outros. Sim, nem todos, mas alguns servos foram abençoados com esta revelação, mas nenhum deles teve uma revelação completa deste assunto. Todos conheceram o assunto em partes. E, para percebermos este assunto, precisamos olhar para todas as partes que Deus falou por meio de seus servos.

Volto a dizer: Ninguém teve uma revelação completa sobre o mistério de Deus. Tanto é que a última parte da revelação sobre o assunto foi dada aproximadamente no ano 95, quando João esteve em Patmos. Digo última parte da revelação, porque nenhum outro profeta teve o conhecimento sobre as sete trombetas de Deus.

Em função da revelação que os profetas receberam, cada um falou segundo a visão daquilo que lhe foi mostrado. E, de todos os que falaram sobre o assunto àquele que melhor esclareceu foi Paulo.
  • Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamados circuncisão, feita pela mão dos homens, estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade. (Ef. 2:11-14)
Paulo fala aqui, que em Cristo os gentios que outrora não eram contados, passaram a ser contados. A barreira que separava ambos os povos (Israel e Cristãos) estava quebrada em Cristo Jesus.

O mistério de Deus é na verdade a graça de Deus. É a sua bondade pra você e eu (povo outrora gentio). O mistério de Deus é também a sua soberania em revelar os seus escolhidos que outrora eram gentios, e não poucos (uma multidão), para fazerem parte do seu governo. Escolha esta, que foi feita desde a eternidade antes da fundação deste mundo. (Rom. 8:28-30).

Paulo continua e mostra a sua compreensão a respeito dos gentios coerdeiros que iriam fazer parte do corpo de Cristo.
  • Pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no espírito aos seus santos apóstolos e profetas, a saber, que os gentios são coerdeiros e membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho; do qual fui feito ministro, segundo o dom da graça de Deus, que me foi dada conforme a operação do seu poder. A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo, e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou. (Ef. 3:4-9)
Paulo disse ao povo de Efésios que o que lestes anteriormente (Ef. 2:11-22) esteve oculto em Deus desde os séculos anteriores. Paulo transmitiu que o mistério de Deus revela que pessoas de todas as nações, povos, línguas e tribos também têm parte na herança que está destinada a Israel. Mas, isto não quer dizer que todas as nações terão parte na herança (reinar). Paulo quer dizer é que existem pessoas nas diferentes nações, povos, tribos e línguas que farão parte da herança (reinar), pois Deus já escolheu o seu elenco governativo (pode ser você) antes da fundação deste mundo (Rom. 8:28-30).

Embora nem todos aqueles que dizem Senhor, Senhor terão parte no reino, porque nem todos foram escolhidos para fazer parte do governo de Deus, a verdade é que os escolhidos vão aos pés de Cristo por orientação do Pai (Jo. 6:36-38). E, isto quer dizer que só o Pai e seu Filho é que os conhecem.

Amigos, somente o Pai que orienta o cristão a ir aos pés de Cristo e o próprio Cristo que o recebe, são os que conhecem aquela alma como escolha do Pai. Não é o titulo de cristão que garante que és escolhido, e é por isso que este assunto continuará a ser o mistério de Deus até que seja cumprido, antes da sétima trombeta tocar.

Todo herdeiro é conhecido do Pai e seu Filho, mas é uma incógnita para o mundo. A menos que seja revelado pelo próprio Pai, este passará despercebido diante dos primogênitos (Israel) e do mundo. Por isso é necessário que antes que tais filhos a imagem do Unigênito de Deus reinem sobre as nações sejam antes revelados (apresentados). Antes de assumirem o reinado sejam transformados de um corpo corruptível para incorruptível.
  • Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus... O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e coerdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados... Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. (Rom. 8:14-23)
O próprio Paulo também nos clarifica que haverá manifestação dos filhos de Deus. Essa manifestação não é outra coisa que não seja a Redenção do corpo, ou seja, transformação do corpo corruptível para o incorruptível. E, até que isto venha acontecer a criatura (filhos dos homens) continuará na expetativa de ver revelada a escolha de Deus.

Obs: O titulo de filhos de Deus é dado porque são homens e mulheres que nasceram pela vontade única e exclusiva de Deus para um proposito. Veja este artigo: Santidade. Parte Final

Poderia, simplesmente, concluir que os cristãos terão sua parte no reino de Deus pouco antes de o Pai descer a esta terra. Quando estes filhos misteriosos cristãos forem glorificados (transformados) na presença dos filhos dos homens. Até porque, se o cumprimento do mistério de Deus ocorrer pouco antes do toque da sétima trombeta, este facto anula qualquer possibilidade de se tratar da volta de Cristo. Porque senão teríamos de admitir que a redenção de nossos corpos (transformação do corruptível para o incorruptível) ocorrerá antes de Cristo voltar.

Mas, provavelmente alguém perguntaria: Se no artigo: O Toque das Trombetas. Parte 4, afirmaste que as testemunhas são Israel e os cristãos que serão mortos pela besta e ressuscitados por Cristo, como é que os cristãos não recebem a herança nesta altura?

Amigos, a ressurreição dos cristãos (os mártires da grande tribulação) não está em causa. O que está em causa e a revelação (glorificação, transformação de seus corpos) deste grupo de salvos que só Deus e o Cordeiro conhecem. Veja:

Numa coisa a escritura é clara: O Filho do Altíssimo governará a partir de Israel, cumprindo a promessa que Deus fez a Abraão.
  • Ele será Grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e Ele reinará para sempre sobre o povo de Jacó, e seu Reino nunca terá fim. (Lucas 1:32,33)
Sendo Cristo o Rei dos reis em Israel e sobre Israel quando voltar (Zac. 12:10-14), torna-se lógico que será Israel a ocupar o lugar de reis sobre as nações. Israel estará regendo (governando) toda a extensão da terra, quando lhe for restaurado o reino prometido (Apoc. 2:26,27).

E, é neste tempo que o verdadeiro povo Hebreu será revelado por meio da glorificação de seus corpos (Dan. 12:3). Hoje muitos se fazem passar por Judeus, mas não são (Apoc. 3:9). Seguem todos os preceitos judaicos, vestem-se, andam, falam como Judeus tudo para alcançarem a herança prometida a este povo. Esquecem que somos co-herdeiros com Israel da promessa de Deus.

Mas, em relação à glorificação da igreja de Cristo espalhada entre as nações, povos, tribos e línguas, Paulo nos diz que não será na mesma altura. Ao falar sobre a gloria (transformação) que os filhos de Deus terão no dia do Senhor, Paulo mostrou exatamente isto que quero vos transmitir:
  • Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. (Rom. 2:8-10)
Paulo afirma que, para o mal ou para o bem Deus dará o galardão a todos, mas o Judeu receberá sempre em primeiro lugar.

Esta visão também foi à mostrada a João, quando viu a igreja completa de Deus e do Cordeiro em pé diante do trono.
  • Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro". Todos os anjos estavam de pé ao redor do trono, dos anciãos e dos quatro seres viventes. Eles se prostraram com o rosto em terra diante do trono e adoraram a Deus, dizendo: "Amém! Louvor e glória, sabedoria, ação de graças, honra, poder e força sejam ao nosso Deus para todo o sempre. Amém! " Então um dos anciãos me perguntou: "Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram? " Respondi: "Senhor, tu o sabes". E ele disse: "Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima". (Apoc. 7:9-17)
O texto em si é muito claro, e mostra-nos que este acontecimento ocorrerá na chegada do Pai Eterno a esta terra. O texto em si apresenta provas inequívocas de que este período é pós-milênio. E provaremos isso.

Primeira Prova:
  • Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro". (Apoc. 7:9,10)
Quando Jesus voltar a esta terra não haverá descida de nenhum trono celeste com Ele. Cristo virá como cavaleiro (Apoc. 19:11-14) e com Ele um exercito de cavaleiros para a vingança de seu povo Israel (Is. 63:1-6). Enquanto Cristo desce como cavaleiro, ou seja, montado sobre um cavalo, o trono celeste permanecerá no terceiro céu durante mais mil anos. Logo, se os salvos estarão diante do trono é claro que estaremos na presença do Pai, que só ocorrerá depois do milênio.

Segunda Prova:
  • Então um dos anciãos me perguntou: "Quem são estes que estão vestidos de branco, e de onde vieram? "Respondi: "Senhor, tu o sabes". E ele disse: "Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. (Apoc. 7:13,14)
Muitos leigos usam este capitulo 7, para dizer que as nações, povos, tribos e linguas são os salvos de todas as eras que estarão no terceiro céu diante de Deus e do Cordeiro. Errado. Se este texto revela a subida dos salvos aos céus, então as pessoas que morrerem hoje estão todas tramadas, porque não vão subir mesmo. Veja:

Um dos anciãos surpreende João e pergunta-lhe: Quem são estes? E João respondeu-lhe: Tu sabes. João responde no intuito de que o Ancião lhe revele quem seria esta multidão. E, qual foi à resposta do Ancião? Estes são os que vieram da Grande Tribulação.

Aquela multidão tão grande que ninguém podia contar, pertence ao tempo do fim. Pertence ao período da grande tribulação. Esta numerosa multidão de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, pertence ao tempo do maior conflito da historia deste mundo.

Por mais que se queira inventar doutrinas celestiais, não estou a ver Cristo a levar ao terceiro céu somente os salvos da grande tribulação, uma vez que não são os únicos salvos.

Terceira prova:
  • Por isso, eles estão diante do trono de Deus e o servem dia e noite em seu santuário; e aquele que está assentado no trono estenderá sobre eles o seu tabernáculo. (Apoc. 7:15)
Esta multidão de todas as nações, povos, tribos e línguas serão convidadas a morar no tabernáculo (casa) de Deus. E, bem-aventurados todos aqueles que tiverem os convites para entrar nesta cidade (Apoc. 19:9).

Queridos, é claro que a cidade santa, o tabernáculo (casa) de Deus só estará entre os homens depois do milênio. É claro que as bodas do Cordeiro só poderá ser realizada na presença do Pai, quando Ele descer a terra com a noiva (a cidade santa) de Cristo.

Quarta prova:
  • Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede. Não cairá sobre eles sol, e nenhum calor abrasador, pois o Cordeiro que está no centro do trono será o seu Pastor; ele os guiará às fontes de água viva. E Deus enxugará dos seus olhos toda lágrima". (Apoc. 7:16,17)
Creio que ninguém tem duvida que a fome, a sede, as lagrimas enxugadas, o sol na cidade santa deixarão de existir depois do milênio (Apoc.21).

Amigos, o que João viu na cena de apocalipse 7:9-17, não foi à subida dos salvos. Muito pelo contrario. João viu a descida do Pai. Viu o período pós-julgamento. Mas, desta vez não foi somente o seu povo Israelita, viu uma numerosa multidão de todas as nações, tribos, povos, e línguas, que estava na presença do Pai Eterno. João teve uma visão pós-milênio e pós-juízo final. Numa demonstração clara de que o mistério de Deus revelado aos seus servos, os profetas estava cumprido.

Mas, alguém poderia dizer que estas pessoas já haviam sido reveladas na vinda de Cristo. Só estavam a espera de receber o Pai para as bodas do Cordeiro. Sim. Pode ser verdade, mas Isaias nos dá outro detalhe durante o milênio que nos faz perceber assim.
  • Assim diz o Senhor: Mantende a retidão, e fazei justiça; porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça a manifestar-se. Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal. E não fale o estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. Pois assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem as coisas que me agradam, e abraçam o meu pacto: Dar-lhes-ei na minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.  E aos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu pacto, sim, a esses os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Assim diz o Senhor Deus, que ajunta os dispersos de Israel: Ainda outros ajuntarei a ele, além dos que já se lhe ajuntaram. (Is. 56:1-8)
Deus neste texto fala para os nãos Israelitas, mas não é para os nãos Israelitas de hoje. Deus faz esta promessa pra todo aquele que estará vivendo no reinado de Cristo sobre Israel (Lucas 1:32,33). Deus promete àquele que viver em santa obediência, aquele que viver em conformidade com a sua lei terá um nome melhor do que o de alguns filhos e filhas de Israel.

E, em que tempo ocorrerá esta promessa? No inicio do milênio? Não. O verso 8 mostra claramente que será num tempo mais adiante.
  • Assim diz o Senhor Deus, que ajunta os dispersos de Israel: Ainda outros ajuntarei a ele (Israel), além dos que já se lhe ajuntaram. (Is. 56:8)
Como sabemos Israel só será ajuntado novamente depois da volta de Cristo. E o texto nos faz viver um momento em que Israel está junta de novo, mas agora Deus promete um novo ajuntamento. Não é um ajuntamento de Israelitas, porque estes o próprio Deus diz que estão juntos: Assim diz o Senhor Deus, que ajunta os dispersos de Israel. Deus promete um ajuntamento de outras pessoas que são estrangeiras. Um ajuntamento de pessoas que não fazem parte de Israel por geração. Logo os estrangeiros (segundo a palavra de Deus) serão ajuntados numa data futura, tal como Paulo predisse (Rom. 2:10). Data esta que, Deus revelou a Jesus, e este por meio de seu anjo anunciou a João as coisas que aconteceriam desde o inicio do tempo do fim até a restauração final desta terra.

Conclusão: No final do milênio, antes do sétimo anjo tocar a sua trombeta os filhos e filhas de Deus de todas as nações, povos, tribos e línguas serão revelados (Apoc. 10:7) diante dos filhos dos homens e ajuntar-se-ão a casa de Israel. A sétima trombeta toca (Apoc. 11:15), e o Pai Eterno descerá com a Cidade Santa, (Apoc. 21:2). Abrem-se os livros e o juízo final inicia. Frutos disso consequências eternas acontecem, uns a vida eterna e outros a morte eterna.

Após extinguir o mal, Deus e a cidade santa ataviada como uma noiva descem até pousar na terra. Um casamento acontece. Os filhos e filhas agora todos revelados são convidados a ter parte nas bodas do Cordeiro. A igreja de Deus e do Cordeiro completa ocupa as moradas prometidas (Jo. 14:1-3), e eternamente junta reina sobre as nações da terra (Apoc. 21:24).

Obs: Por que exaltação dos cristãos só acontecerá no tempo em que o Pai descer? Não sei o certo. Mas deve ser porque Deus é o Soberano. Ele decide e não há quem possa questionar. Talvez para envergonhar os cristãos, àqueles que se acham prioridade exclusiva de Deus (1Cor. 1:26-28). Talvez porque na justiça de Deus, os primogênitos que sofrem sempre, em primeiro, as tribulações deste mundo devam, igualmente, ser os primeiros a receber a herança. Também porque não é só Cristo (durante o milênio) que desvendará alguns mistérios, o próprio Deus virá e desvendará o véu (mistério) que encobre a humanidade (Is. 25:7,8).

Se alguém me perguntasse: Tens certeza naquilo que falas?

Eu diria que me divido neste assunto. Meu coração crê numa coisa, mas minha mente crê noutra.

E o que deveria fazer? Inibir-me de falar? E se for verdade?

Creio que guardando esta mensagem em nossos corações, estaríamos a evitar um grande desapontamento.

Tudo aquilo que mostrei é a minha visão sobre o mistério de Deus. Poderei estar errado em algum ponto ou noutro, ou mesmo em tudo, mas é importante que o povo cristão esteja preparado para esta situação, pois quando busco orientação sobre este assunto, vejo que a única maneira de não acontecer tal como disse, a sétima trombeta teria de trazer de volta Cristo e não o Pai Eterno. Então, estudemos mais sobre o assunto, porque em nada vai nos diminuir se não acontecer, tal como disse. Muito pelo contrario, estaremos reinando com Cristo.

O que peço a igreja (outrora gentios) de Cristo é que não parem de estudar. Ninguém precisa se exaltar por causa deste assunto. Pois chegará o tempo em que este mistério revelado, será cumprido aos nossos olhos. E o cumprimento deste mistério passa pela transformação dos corpos corruptíveis para incorruptíveis.

Que a base deste estudo ou pesquisa seja a sétima trombeta, pois o mistério de Deus revelado a muito que sabemos. Compartilhem entre os irmãos. Busquem orientação divina para que mais luz possa chegar até nós. Estarei aberto para tal.



“Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”
Share:

0 comentários:

Enviar um comentário

Translate

CATEGORIAS

Seguidores