sábado, 10 de dezembro de 2016

O Toque das Trombetas. Parte 4

A identificação das testemunhas é de vital importância. Já identificamos até aqui, mas queremos dar ainda mais detalhes de quem elas são.
Pois a interpretação delas deriva toda a interpretação profética do capitulo 11. Coloque-se no lugar daqueles que creem que estas testemunhas são o Antigo e o Novo Testamento, ou seja, a bíblia. Daria para dizer que se trata de pregação literal (sair de um lado ao outro)? Daria para crer que eles morreriam e três dias e meio depois ressuscitariam?

Agora se coloque no lugar daqueles que creem que estas personagens se tratam de duas pessoas, sejam lá elas quais forem. Daria para crer que se trata de um evangelismo mundial? Poderíamos dizer que o espirito de vida da parte de Deus é o próprio Jesus salvador?

É claro que todas as respostas a estas perguntas começariam com um: Não. Toda linha de pensamento que se dá no inicio de uma interpretação profética influencia a mensagem num todo. Por isso cada um de nós deve cingir sua orientação, não na capacidade intelectual dos homens ou naquilo que de extraordinário esses homens podem apresentar, mas naquilo que a bíblia fala.

Todo cristão deve ser um incomodo para aqueles que se "aventuram" na pregação da palavra de Deus. Ninguém deve ficar indiferente às mensagens recebidas. Deus nos orientou a buscarmos a sua palavra: “Um pouco aqui, um pouco ali, um mandamento aqui, um mandamento ali”.  Estamos próximo do final dos tempos e precisamos fazer questões que nos esclareçam.

Exemplo para quem crê que as testemunhas são AT e o NT: Onde está escrito que a própria palavra entra nas profecias? Uma vez que a mensagem é simbólica, que outro texto de Apocalipse pode nos esclarecer sobre essa crença? Que outro profeta falou sobre o AT e o NT para compararmos?

Obs: Nada na bíblia é novo ou singular. E se tiver uma mensagem singular, então que seja totalmente clara e perceptível. Como é o caso do milênio em Apocalipse.

Todo o estudante escatológico deveria dar uma enorme importância na identificação das testemunhas, pois ao se identificar as testemunhas, define-se o tempo que a cena descrita ocorrerá. Define se tu fazes parte desta profecia ou não.

Ninguém pode aceitar uma mensagem bíblica com base num assim diz o Pastor, o Evangélico, o "Profeta" ou qualquer outra pessoa. Ninguém pode aceitar só porque alguém disse que são AT e o NT ou são Enoque e Elias ou ainda Moisés e Elias. Se assim nos procedermos estamos a dizer para os céus que nós não provamos ninguém. Estamos a dizer para os céus que confiamos no intuito dos homens.

Continuemos então na identificação destas testemunhas e no esclarecimento dos versos subsequentes.
  • Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretende causar-lhes dano, certamente, deve morrer. Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda a sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem. (Apoc. 11:5,6)
Sobre que circunstâncias elas testemunham?

Além de estarem num clima de tensão devido ao estado imperial da besta sobre o mundo, as testemunhas de Deus estarão sob o poder protetor do Eterno. Estarão selados durante 1260 dias, três anos e meio, sem que nada lhes aconteça. No período deste selamento Deus fará sinais de prodígios por meio das suas testemunhas.

Creio que isto inquietaria qualquer um: Artur, sinais de prodígios? Como assim?

Embora haja quem creia que as trombetas e os flagelos falam do mesmo acontecimento, a verdade é que não falam. E muitos creem assim, porque há algumas semelhanças nas ocorrências das trombetas que coincidem com as ocorrências dos flagelos. Mas, é importante lembrar que o parecer não é ser. E nem são tão semelhantes assim.

E todos aqueles que assim compreendem, sem querer, deixam de lado alguns detalhes. Vejamos:
  • Depois destas coisas, olhei, e abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do testemunho, (Apoc. 15:5)
Será que a introdução da palavra testemunho neste capitulo é só uma coincidência com aquilo que quero transmitir? Não será porque é o momento do testemunho na terra? Olha que em mais nenhuma parte da escatologia, o santuário é descrito como tabernáculo do testemunho.

Contudo, não provamos que os acontecimentos das trombetas e flagelos têm momentos diferentes. O que iremos fazer a seguir:
  • E os sete anjos que tinham os sete flagelos saíram do santuário, vestidos de linho puro e resplandecente e cingidos ao peito com cintas de ouro. Então, um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da cólera de Deus, que vive pelos séculos dos séculos. O santuário se encheu de fumaça procedente da gloria de Deus, e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos. (Apoc. 15:6-8)
Amigos, estudantes de escatologia! Os sete anjos das sete taças terão de sair do santuário para receber as taças e não mais entrar até que todos os flagelos sejam derramados sobre a terra. A ação destes anjos com taças de ouro em nada se assemelham com a ação dos anjos das trombetas, pois os últimos (trombetas) estão na presença do Senhor. Os anjos que tocarão as trombetas estarão dentro do santuário, diante do altar. Enquanto que os anjos das sete taças de ouro não. Estes sairão do santuário, e estarão entre nós, no primeiro céu ou talvez no segundo céu, espalhando os flagelos de Deus, como os anjos que flagelaram no Egito.

Os flagelos acontecem em meio às trombetas, onde os cinco primeiros acontecerão dias antes da grande tribulação. O tempo em que as duas oliveiras pregarem a primeira mensagem angélica será o momento em que Deus fará os seus sinais de prodígios por meio das testemunhas. É neste momento que Deus flagelará a terra, antes da vinda do Rei dos reis. O Senhor Deus usará os seus servos para flagelar todos aqueles que aceitarem o evangelho da besta, e estes não terão nenhum poder para repostar os feitos das testemunhas. Será por meio da boca dos seus servos que o Eterno espalhará juízo sobre os adoradores da besta. Ele mesmo determinou assim:
  • Até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu espirito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça... e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo;... (Joel 2:29-32)
Neste tempo todos que aceitarem a mensagem das testemunhas serão salvos, enquanto que os adoradores da besta sofrerão com os prodígios que cairão sobre a terra: sangue, fogo e colunas de fumaça.

Como o texto acima diz: Será o próprio Deus a mostrar prodígios. Tal como Moisés mostrou o poder de Deus ao rei Faraó proclamando tudo quanto Deus faria. Assim como Elias se procedeu diante do rei Acabe e de todo o povo proclamando tudo quanto Deus faria. Assim será com as testemunhas. Elas terão poder e ditarão as “regras do jogo”, até que o tempo delas passe.

Terminado este tempo, Deus as entregará na mão da besta que as matará. Tal compreensão foi vista séculos anteriores por Daniel:
  • Ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, quando levantou a mão direita e a esquerda ao céu e jurou, por aquele que vive eternamente, que isso seria depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo. E, quando se acabar a destruição do poder do povo santo, estas coisas todas se cumprirão. (Dan. 12:7)
Daniel não disse que a destruição do poder do povo santo ocorrerá durante os três anos e meio (tempo, tempos e metade de um tempo). Não. Daniel diz claramente que a destruição das testemunhas ocorrerá depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo ou três anos e meio.

Podemos fazer um exercício com os textos que falam do mesmo assunto para comprovar. Coloquemos, então, Apocalipse e Daniel em paralelo para observarmos:
  • Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar (isso seria depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo), a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará (E, quando se acabar a destruição do poder do povo santo).
Ou
  • Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar (Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogância e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses;), a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará (Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação).
A única diferença é que o anjo diz a Daniel que a salvação do seu povo (Daniel 12:1) só acorreria depois de dois acontecimentos, a saber: tempo, dois tempos e metade do tempo (tempo de pregação das testemunhas) e quando se acabar a destruição do poder do povo santo (tempo a seguir a pregação, a tribulação).

Contudo, não podemos esquecer que no decorrer da pregação das testemunhas a besta estará pregando o seu evangelho (Apoc. 13:5). E a mensagem da besta será tão poderosa, pois se assemelhará a pregação das testemunhas. A besta e o seu aliado (falso profeta, o falso Jesus) pregarão tão poderosamente que também farão sinais de prodígios (Apoc. 16:14). Eles farão sinais de fogo a semelhança dos sinais de Deus para confundir até os escolhidos (as duas oliveiras).
  • Exerce toda autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer a terra, diante dos homens. (Apoc. 13:12, 13)
É por isso que o mundo estará no vale da decisão. Vida ou morte. Benção ou maldição. De um lado as testemunhas de Deus. Do outro a besta e seus aliados. Ninguém estará na terra sem tomar decisão:

- Se para a vida: Aceitação da primeira mensagem angélica por meio das testemunhas.

- Se para a morte: Aceitação da mensagem da besta (adoração a sua pessoa).
  • Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar, a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará, (Apoc. 11:7)
Quando o testemunho estiver no final e as pessoas decidirem de que lado ficarão, eis que a besta quebrará o concerto com o povo de Israel que estabelecerá durante o tempo que Deus concedeu as suas testemunhas.
  • Dele sairão forças que profanarão o santuário, a fortaleza nossa, e tirarão o sacrifício diário, estabelecendo a abominação desoladora. Aos violadores da aliança, ele, com lisonjas, perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo. (Dan. 11:31,32)
Se durante o evangelho da besta as pessoas não serão tão obrigadas a decidirem sobre quem adorar. Quando ele quebrar a aliança com Israel haverá imposição da parte da besta na questão da adoração. A besta entrará no santuário, em Jerusalém, profanando-o e determinará o corte do sacrifício diário, exigindo ser objeto de culto, e estabelecerá a abominação desoladora.

Embora haverá uma imposição da besta, o povo de Deus na terra se firmará no seu Deus, preferindo a morte. Os escarnecedores pelo mundo inteiro louvarão a quebra do pacto, sendo por isso lisonjeado pela besta.

Provavelmente alguém perguntaria: Artur, tudo quanto mostras está ligado ao povo de Israel. No artigo: "O Toque das Trombetas. Parte 3" disseste que as testemunhas são Israel e os cristãos. Como é que ficam os cristãos? Não sofrerão com a mão pesada da besta?
  • Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação; (Apoc. 13:7)
Além de pelejar contra os santos, a besta guerreará contra todos aqueles que se levantarem contra a sua mensagem. Não importa a sua nacionalidade. Não importa onde estejas. Será prisioneiro da besta em teu próprio país, pois ela terá toda autoridade sobre os povos, independentemente de quem esteja a governar (Apoc. 13:3,4).

Tal como tem havido mortes por causa do nome do Cordeiro de Deus. Naquele tempo os cristãos também pagarão com suas vidas para gloria e honra de Deus e de Seu Filho.
  • E o seu cadáver ficará estirado na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado. Então, muitos dentre os povos, tribos, línguas e nações contemplam os cadáveres das duas testemunhas, por três dias e meio, e não permitem que esses cadáveres sejam sepultados. Os que habitam sobre a terra se alegram por causa deles, realizarão festas e enviarão presentes uns aos outros, porquanto esses dois profetas atormentaram os que moram sobre a terra. (Apoc. 11:8-10)
Alguém me perguntou assim: O fato de morrerem somente na grande cidade, isso não significaria que são somente duas pessoas? Eu respondi-lhes com as seguintes perguntas: Acreditas que a besta aceitaria que estes dois profetas pregariam em seu território (a grande cidade)? Como é que os povos, tribos, línguas e nações poderiam contemplar os cadáveres destes profetas se estarão na grande cidade? O texto diz que os habitantes da terra se alegraram, porquanto as testemunhas os importunavam. Como é que duas pessoas poderiam importunar o mundo inteiro? Jesus disse que no tempo da tribulação o povo santo de Deus será levado cativo para todas as nações. João desdiz a palavra de Jesus?

A grande cidade, a grande Babilônia, é o rosto das nações pagãs. Simboliza todas as nações que compactuam com ela. Na verdade ela é a mãe:
  • Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA. (Apoc. 17:5)
O fato de serem pagãs. O fato de rejeitarem completamente a pessoa de Jesus, estas (nações) simbolicamente crucificam-No todas as vezes que decapitam ou mesmo quando literalmente colocam no madeiro um cristão.

Obs: O fato de a grande cidade estar em representatividade das nações pagãs não significa que ela não existe ou que tudo o que retrata sobre os feitos da Babilônia seja tudo simbolismo. Não. Ela (a grande cidade) existe e individualmente cumprirá tudo quanto está descrito no livro profético.
  • Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas. (Apoc. 17:15)
Esta é a cidade que João viu como a sanguinária, mas que igualmente simboliza ou representa as nações pagãs. João não a viu como sanguinária de duas pessoas, mas como sanguinária de dois povos:
  • Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto. (Apoc. 17:6)
Dois tipos de ADN, a saber: O sangue das testemunhas de Jesus (é claro que são os cristãos) e o sangue dos santos (Israel).

Obs: Os profetas Daniel e João quando falam sobre os santos estão a se referir única e exclusivamente ao povo de Israel. Não precisamos interpretar além das escrituras só para a nossa satisfação.

Quando os dias da pregação (1260 dias) tiverem inicio, os santos e as testemunhas de Jesus iniciarão dentro do seu raio de ação (seu território) a pregação do evangelho do reino. São eles os últimos profetas da terra antes da vinda de Jesus. E quando terminar o seu tempo a besta os vencerá e os matará.

Suas mortes serão publicas, isto para intimidar todos aqueles que ainda terão uma réstia de indecisão. Muitos serão levados cativos (talvez para a escravidão) e mortos no cativeiro, mas outros não passarão de seus territórios. Ali mesmo morrerão.

Os filhos da besta em toda parte do globo alegrar-se-ão deste acontecimento. Presentear-se-ão, pois acreditarão que a causa do mal estará terminada. Acreditarão que as testemunhas são a razão do mal (trombetas e flagelos) que atingiu sobre eles.

Quem ressuscita as testemunhas?

Muitos creem que falar das testemunhas é falar de outras pessoas que não Israel ou cristãos, porque a cena fala sobre a ressurreição dos mesmos após a morte. E ainda, porque ao terminar esta cena João revela que é só o segundo ai que se cumpre. Ou seja, é a sexta trombeta. Não é a sétima trombeta ou última trombeta.

A cristandade crê que as testemunhas não são o último povo de Deus na terra, porque creem que Jesus vem ao toque sétima trombeta. Errado. Cristo vem no toque da sexta trombeta (falaremos disso no próximo artigo: O Toque das Trombetas. Parte Final).

Amigos, não haverá nenhuma ressurreição antes de Cristo ressuscitar os seus. Não é bíblico, pois para ser bíblico outro profeta teria de falar ou no mínimo os textos teriam de ser bem claros. Não se pode fundamentar uma doutrina, um ensino, uma luz com base em textos simbólicos. E além deste capitulo não há outros textos bíblicos que nos esclareçam ou nos deem uma luz sobre a possibilidade de haver ressurreição antes de Cristo voltar.

Somos todos exortados a observar a bíblia da maneira como Deus orientou: Um pouco ali, um pouco aqui. Um mandamento aqui, um mandamento ali. Ou seja, como os textos são simbólicos teríamos de ter pelo menos mais um texto a apoiar esta ideia.
  • Mas, depois dos três dias e meio, um espirito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo; e as duas testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Subi para aqui. E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram. (Apoc. 11:11,12)
Mas, depois dos três dias e meio: O que representam estes três dias e meio até que as testemunhas de Deus venham a se erguer de novo?

Terminado a pregação do povo de Deus. Terminado o tempo da tribulação (morte dos santos e das testemunhas de Jesus). O que mais faltaria?
  • Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. (Mat. 24:29)
Como diz o texto: Logo em seguida à tribulação. Para o sol escurecer e a lua não dar a sua claridade, no mínimo teria de haver um dia após a tribulação. Só com um dia a posterior é que poder-se-ia ver o sol a escurecer, a lua não dar a sua claridade, as estrelas e os poderes do céu a serem abalados. Mas na verdade passarão mais de um dia. Serão exatamente três dias e meio, onde sobre toda a terra haverá angustia. Os homens desmaiarão de terror e pela expetativa das coisas que sobrevirão ao mundo (Luc. 21:25, 26).

Um espirito de vida, vindo da parte de Deus:
  • Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande gloria. (Luc. 21:27)
Ele mesmo ressuscitará a sua igreja, ressuscitará o povo do Altíssimo, pois o espirito de vida que há em Jesus vem de Deus.
  • Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. (João 5:25,26)
Ele mesmo vivificará as suas testemunhas, porque são as suas ovelhas que ouvem a voz do seu Pastor. O espirito (sopro) de Jesus, a voz do Filho de Deus erguerá as suas testemunhas aos olhos de seus inimigos (a besta e aqueles que aceitaram a sua marca).

E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram:
  • E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. (Mat. 24:31)
De uma a outra extremidade da terra será arrebatado o povo de Deus da mão da morte e da mão dos seus inimigos (os selados, aqueles que não morrerão na grande tribulação) para se juntarem ao Rei dos reis e alcançarem a herança prometida.
  • Naquela hora, houve grande terramoto, e ruiu a decima parte da cidade, e morreram, nesse terramoto, sete mil pessoas, ao passo que as outras ficaram sobremodo aterrorizadas e deram gloria ao Deus do céu. (Apoc. 11:13)
Quando Cristo já tiver salvo o povo de Deus, eis que o sétimo anjo derramará a sua taça e a cidade sofrerá.
  • Então, derramou o sétimo anjo a sua taça pelo ar, e saiu grande voz do santuário, do lado do trono, dizendo: Feito está! E sobrevieram relâmpagos, vozes e trovoes, e ocorreu grande terramoto, como nunca houve igual desde que há gente sobre a terra; tal foi o terramoto, forte e grande. E a grande cidade se dividiu em três partes, e caíram as cidades das nações... (Apoc. 16:17-19)
Embora um texto diga que ruiu a decima parte da cidade e o outro diz que a cidade dividiu-se em três partes, não quer dizer, que não esteja a falar do mesmo assunto. Pois a grande cidade poderá dividir-se em três partes com fendas no solo como ter dez por cento da cidade ruída (desabar).

Logo após o terramoto cumprir-se-á a voz do segundo e terceiro anjos. E Deus enviará ainda um alerta àqueles moradores da grande cidade que não se corromperam com o testemunho da besta, para saírem da cidade.

Obs: Nem todos que nascem sem a lei vivem em desordem, igualmente, nem todos os que nascem na lei vivem de acordo a ela.

Deus tem o seu povo nestas terras pagãs e chamará por eles. Deus pedirá que se retirem dela, pois a besta depois de ser derrotada por Cristo e seus eleitos destruirá a sua cidade espiritual, a Babilônia.
  • Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fieis que se acham com ele... Os dez chifres que viste e a besta, esses odiarão a meretriz, e a farão devastada e despojada, e lhe comerão as carnes, e a consumirão no fogo... A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra. (Apoc. 17:14-18)
Sim, irmãos, Deus lembrar-se-á da grande Babilônia e executará o seu juízo sobre ela por meio da besta e não só (Apoc. 16:21), fazendo cumprir o Seu pensamento. Mas Deus alertará ainda o seu povo que habita em meio aos pagãos e que não tiveram como se libertar da opressão religiosa que a grande cidade e outras nações pagãs (Apoc. 17:15) lhes impuseram. Deus os advertirá que saiam da cidade enquanto há tempo, por forma a não participar dos flagelos que ela sofrerá.
  • Passou o segundo ai. Eis que, sem demora, vem o terceiro ai. (Apoc. 11:14)


“Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”
Share:

0 comentários:

Enviar um comentário

Translate

CATEGORIAS

Seguidores