A identificação das
testemunhas é de vital importância. Já identificamos até aqui, mas queremos dar
ainda mais detalhes de quem elas são.
Pois a interpretação delas deriva toda a interpretação profética do capitulo 11. Coloque-se no lugar daqueles que creem que estas testemunhas são o Antigo e o Novo Testamento, ou seja, a bíblia. Daria para dizer que se trata de pregação literal (sair de um lado ao outro)? Daria para crer que eles morreriam e três dias e meio depois ressuscitariam?
Pois a interpretação delas deriva toda a interpretação profética do capitulo 11. Coloque-se no lugar daqueles que creem que estas testemunhas são o Antigo e o Novo Testamento, ou seja, a bíblia. Daria para dizer que se trata de pregação literal (sair de um lado ao outro)? Daria para crer que eles morreriam e três dias e meio depois ressuscitariam?
Agora se coloque no
lugar daqueles que creem que estas personagens se tratam de duas pessoas, sejam
lá elas quais forem. Daria para crer que se trata de um evangelismo mundial? Poderíamos
dizer que o espirito de vida da parte de Deus é o próprio Jesus salvador?
É claro que todas as
respostas a estas perguntas começariam com um: Não. Toda linha de pensamento que
se dá no inicio de uma interpretação profética influencia a mensagem num todo. Por
isso cada um de nós deve cingir sua orientação, não na capacidade intelectual
dos homens ou naquilo que de extraordinário esses homens podem apresentar, mas naquilo
que a bíblia fala.
Todo cristão deve ser
um incomodo para aqueles que se "aventuram" na pregação da palavra de Deus. Ninguém
deve ficar indiferente às mensagens recebidas. Deus nos orientou a buscarmos a
sua palavra: “Um pouco aqui, um pouco ali, um mandamento aqui, um mandamento
ali”. Estamos próximo do final dos
tempos e precisamos fazer questões que nos esclareçam.
Exemplo para quem crê
que as testemunhas são AT e o NT: Onde está escrito que a própria palavra entra
nas profecias? Uma vez que a mensagem é simbólica, que outro texto de
Apocalipse pode nos esclarecer sobre essa crença? Que outro profeta falou sobre
o AT e o NT para compararmos?
Obs: Nada na bíblia é
novo ou singular. E se tiver uma mensagem singular, então que seja totalmente
clara e perceptível. Como é o caso do milênio em Apocalipse.
Todo o estudante escatológico
deveria dar uma enorme importância na identificação das testemunhas, pois ao se
identificar as testemunhas, define-se o tempo que a cena descrita ocorrerá. Define
se tu fazes parte desta profecia ou não.
Ninguém pode aceitar uma
mensagem bíblica com base num assim diz o Pastor, o Evangélico, o "Profeta"
ou qualquer outra pessoa. Ninguém pode aceitar só porque alguém disse que são
AT e o NT ou são Enoque e Elias ou ainda Moisés e Elias. Se assim nos
procedermos estamos a dizer para os céus que nós não provamos ninguém. Estamos
a dizer para os céus que confiamos no intuito dos homens.
Continuemos então na
identificação destas testemunhas e no esclarecimento dos versos subsequentes.
- Se alguém pretende causar-lhes dano, sai fogo da sua boca e devora os inimigos; sim, se alguém pretende causar-lhes dano, certamente, deve morrer. Elas têm autoridade para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem. Têm autoridade também sobre as águas, para convertê-las em sangue, bem como para ferir a terra com toda a sorte de flagelos, tantas vezes quantas quiserem. (Apoc. 11:5,6)
Sobre que circunstâncias elas testemunham?
Além de estarem num
clima de tensão devido ao estado imperial da besta sobre o mundo, as testemunhas
de Deus estarão sob o poder protetor do Eterno. Estarão selados durante 1260
dias, três anos e meio, sem que nada lhes aconteça. No período deste selamento
Deus fará sinais de prodígios por meio das suas testemunhas.
Creio que isto
inquietaria qualquer um: Artur, sinais de prodígios? Como assim?
Embora haja quem
creia que as trombetas e os flagelos falam do mesmo acontecimento, a verdade é
que não falam. E muitos creem assim, porque há algumas semelhanças nas
ocorrências das trombetas que coincidem com as ocorrências dos flagelos. Mas, é
importante lembrar que o parecer não é ser. E nem são tão semelhantes assim.
E todos aqueles que
assim compreendem, sem querer, deixam de lado alguns detalhes. Vejamos:
- Depois destas coisas, olhei, e abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do testemunho, (Apoc. 15:5)
Será que a introdução
da palavra testemunho neste capitulo é só uma coincidência com aquilo que quero
transmitir? Não será porque é o momento do testemunho na terra? Olha que em
mais nenhuma parte da escatologia, o santuário é descrito como tabernáculo do
testemunho.
Contudo, não provamos
que os acontecimentos das trombetas e flagelos têm momentos diferentes. O que
iremos fazer a seguir:
- E os sete anjos que tinham os sete flagelos saíram do santuário, vestidos de linho puro e resplandecente e cingidos ao peito com cintas de ouro. Então, um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da cólera de Deus, que vive pelos séculos dos séculos. O santuário se encheu de fumaça procedente da gloria de Deus, e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos. (Apoc. 15:6-8)
Amigos, estudantes de
escatologia! Os sete anjos das sete taças terão de sair do santuário para receber
as taças e não mais entrar até que todos os flagelos sejam derramados sobre a
terra. A ação destes anjos com taças de ouro em nada se assemelham com a ação
dos anjos das trombetas, pois os últimos (trombetas) estão na presença do
Senhor. Os anjos que tocarão as trombetas estarão dentro do santuário, diante
do altar. Enquanto que os anjos das sete taças de ouro não. Estes sairão do
santuário, e estarão entre nós, no primeiro céu ou talvez no segundo céu,
espalhando os flagelos de Deus, como os anjos que flagelaram no Egito.
Os flagelos acontecem
em meio às trombetas, onde os cinco primeiros acontecerão dias antes da grande
tribulação. O tempo em que as duas oliveiras pregarem a primeira mensagem
angélica será o momento em que Deus fará os seus sinais de prodígios por meio
das testemunhas. É neste momento que Deus flagelará a terra, antes da vinda do
Rei dos reis. O Senhor Deus usará os seus servos para flagelar todos aqueles que
aceitarem o evangelho da besta, e estes não terão nenhum poder para repostar os
feitos das testemunhas. Será por meio da boca dos seus servos que o Eterno
espalhará juízo sobre os adoradores da besta. Ele mesmo determinou assim:
- Até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu espirito naqueles dias. Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça... e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo;... (Joel 2:29-32)
Neste tempo todos que
aceitarem a mensagem das testemunhas serão salvos, enquanto que os adoradores
da besta sofrerão com os prodígios que cairão sobre a terra: sangue, fogo e
colunas de fumaça.
Como o texto acima
diz: Será o próprio Deus a mostrar prodígios. Tal como Moisés mostrou o poder
de Deus ao rei Faraó proclamando tudo quanto Deus faria. Assim como Elias se
procedeu diante do rei Acabe e de todo o povo proclamando tudo quanto Deus
faria. Assim será com as testemunhas. Elas terão poder e ditarão as “regras do jogo”,
até que o tempo delas passe.
Terminado este tempo,
Deus as entregará na mão da besta que as matará. Tal compreensão foi vista
séculos anteriores por Daniel:
- Ouvi o homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, quando levantou a mão direita e a esquerda ao céu e jurou, por aquele que vive eternamente, que isso seria depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo. E, quando se acabar a destruição do poder do povo santo, estas coisas todas se cumprirão. (Dan. 12:7)
Daniel não disse que
a destruição do poder do povo santo ocorrerá durante os três anos e meio
(tempo, tempos e metade de um tempo). Não. Daniel diz claramente que a
destruição das testemunhas ocorrerá depois de um tempo, dois tempos e metade de
um tempo ou três anos e meio.
Podemos fazer um
exercício com os textos que falam do mesmo assunto para comprovar. Coloquemos,
então, Apocalipse e Daniel em paralelo para observarmos:
- Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar (isso seria depois de um tempo, dois tempos e metade de um tempo), a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará (E, quando se acabar a destruição do poder do povo santo).
Ou
- Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar (Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogância e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses;), a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará (Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação).
A única diferença é
que o anjo diz a Daniel que a salvação do seu povo (Daniel 12:1) só acorreria
depois de dois acontecimentos, a saber: tempo, dois tempos e metade do tempo
(tempo de pregação das testemunhas) e quando se acabar a destruição do poder do
povo santo (tempo a seguir a pregação, a tribulação).
Contudo, não podemos
esquecer que no decorrer da pregação das testemunhas a besta estará pregando o
seu evangelho (Apoc. 13:5). E a mensagem da besta será tão poderosa, pois se
assemelhará a pregação das testemunhas. A besta e o seu aliado (falso profeta,
o falso Jesus) pregarão tão poderosamente que também farão sinais de prodígios
(Apoc. 16:14). Eles farão sinais de fogo a semelhança dos sinais de Deus para
confundir até os escolhidos (as duas oliveiras).
- Exerce toda autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada. Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer a terra, diante dos homens. (Apoc. 13:12, 13)
É por isso que o
mundo estará no vale da decisão. Vida ou morte. Benção ou maldição. De um lado
as testemunhas de Deus. Do outro a besta e seus aliados. Ninguém estará na
terra sem tomar decisão:
- Se para a vida:
Aceitação da primeira mensagem angélica por meio das testemunhas.
- Se para a morte:
Aceitação da mensagem da besta (adoração a sua pessoa).
- Quando tiverem, então, concluído o testemunho que devem dar, a besta que surge do abismo pelejará contra elas, e as vencerá, e matará, (Apoc. 11:7)
Quando o testemunho
estiver no final e as pessoas decidirem de que lado ficarão, eis que a besta
quebrará o concerto com o povo de Israel que estabelecerá durante o tempo que
Deus concedeu as suas testemunhas.
- Dele sairão forças que profanarão o santuário, a fortaleza nossa, e tirarão o sacrifício diário, estabelecendo a abominação desoladora. Aos violadores da aliança, ele, com lisonjas, perverterá, mas o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo. (Dan. 11:31,32)
Se durante o
evangelho da besta as pessoas não serão tão obrigadas a decidirem sobre quem
adorar. Quando ele quebrar a aliança com Israel haverá imposição da parte da
besta na questão da adoração. A besta entrará no santuário, em Jerusalém,
profanando-o e determinará o corte do sacrifício diário, exigindo ser objeto de
culto, e estabelecerá a abominação desoladora.
Embora haverá uma
imposição da besta, o povo de Deus na terra se firmará no seu Deus, preferindo
a morte. Os escarnecedores pelo mundo inteiro louvarão a quebra do pacto, sendo
por isso lisonjeado pela besta.
Provavelmente alguém
perguntaria: Artur, tudo quanto mostras está ligado ao povo de Israel. No
artigo: "O Toque das Trombetas. Parte 3" disseste que as testemunhas são Israel e os cristãos. Como é que ficam
os cristãos? Não sofrerão com a mão pesada da besta?
- Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação; (Apoc. 13:7)
Além de pelejar
contra os santos, a besta guerreará contra todos aqueles que se levantarem
contra a sua mensagem. Não importa a sua nacionalidade. Não importa onde
estejas. Será prisioneiro da besta em teu próprio país, pois ela terá toda autoridade
sobre os povos, independentemente de quem esteja a governar (Apoc. 13:3,4).
Tal como tem havido
mortes por causa do nome do Cordeiro de Deus. Naquele tempo os cristãos também
pagarão com suas vidas para gloria e honra de Deus e de Seu Filho.
- E o seu cadáver ficará estirado na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde também o seu Senhor foi crucificado. Então, muitos dentre os povos, tribos, línguas e nações contemplam os cadáveres das duas testemunhas, por três dias e meio, e não permitem que esses cadáveres sejam sepultados. Os que habitam sobre a terra se alegram por causa deles, realizarão festas e enviarão presentes uns aos outros, porquanto esses dois profetas atormentaram os que moram sobre a terra. (Apoc. 11:8-10)
Alguém me perguntou
assim: O fato de morrerem somente na grande cidade, isso não significaria que
são somente duas pessoas? Eu respondi-lhes com as seguintes perguntas:
Acreditas que a besta aceitaria que estes dois profetas pregariam em seu
território (a grande cidade)? Como é que os povos, tribos, línguas e nações
poderiam contemplar os cadáveres destes profetas se estarão na grande cidade? O
texto diz que os habitantes da terra se alegraram, porquanto as testemunhas os
importunavam. Como é que duas pessoas poderiam importunar o mundo inteiro?
Jesus disse que no tempo da tribulação o povo santo de Deus será levado cativo
para todas as nações. João desdiz a palavra de Jesus?
A grande cidade, a
grande Babilônia, é o rosto das nações pagãs. Simboliza todas as nações que
compactuam com ela. Na verdade ela é a mãe:
- Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA. (Apoc. 17:5)
O fato de serem
pagãs. O fato de rejeitarem completamente a pessoa de Jesus, estas (nações) simbolicamente
crucificam-No todas as vezes que decapitam ou mesmo quando literalmente colocam
no madeiro um cristão.
Obs: O fato de a
grande cidade estar em representatividade das nações pagãs não significa que ela
não existe ou que tudo o que retrata sobre os feitos da Babilônia seja tudo
simbolismo. Não. Ela (a grande cidade) existe e individualmente cumprirá tudo
quanto está descrito no livro profético.
- Falou-me ainda: As águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas. (Apoc. 17:15)
Esta é a cidade que João
viu como a sanguinária, mas que igualmente simboliza ou representa as nações
pagãs. João não a viu como sanguinária de duas pessoas, mas como sanguinária de
dois povos:
- Então, vi a mulher embriagada com o sangue dos santos e com o sangue das testemunhas de Jesus; e, quando a vi, admirei-me com grande espanto. (Apoc. 17:6)
Dois tipos de ADN, a
saber: O sangue das testemunhas de Jesus (é claro que são os cristãos) e o
sangue dos santos (Israel).
Obs: Os profetas
Daniel e João quando falam sobre os santos estão a se referir única e exclusivamente
ao povo de Israel. Não precisamos interpretar além das escrituras só para a
nossa satisfação.
Quando os dias da
pregação (1260 dias) tiverem inicio, os santos e as testemunhas de Jesus
iniciarão dentro do seu raio de ação (seu território) a pregação do evangelho
do reino. São eles os últimos profetas da terra antes da vinda de Jesus. E
quando terminar o seu tempo a besta os vencerá e os matará.
Suas mortes serão
publicas, isto para intimidar todos aqueles que ainda terão uma réstia de
indecisão. Muitos serão levados cativos (talvez para a escravidão) e mortos no
cativeiro, mas outros não passarão de seus territórios. Ali mesmo morrerão.
Os filhos da besta em
toda parte do globo alegrar-se-ão deste acontecimento. Presentear-se-ão, pois
acreditarão que a causa do mal estará terminada. Acreditarão que as testemunhas
são a razão do mal (trombetas e flagelos) que atingiu sobre eles.
Quem ressuscita as testemunhas?
Muitos creem que falar
das testemunhas é falar de outras pessoas que não Israel ou cristãos, porque a
cena fala sobre a ressurreição dos mesmos após a morte. E ainda, porque ao
terminar esta cena João revela que é só o segundo ai que se cumpre. Ou seja, é
a sexta trombeta. Não é a sétima trombeta ou última trombeta.
A cristandade crê que
as testemunhas não são o último povo de Deus na terra, porque creem que Jesus
vem ao toque sétima trombeta. Errado. Cristo vem no toque da sexta trombeta
(falaremos disso no próximo artigo: O Toque das Trombetas. Parte Final).
Amigos, não haverá
nenhuma ressurreição antes de Cristo ressuscitar os seus. Não é bíblico, pois
para ser bíblico outro profeta teria de falar ou no mínimo os textos teriam de
ser bem claros. Não se pode fundamentar uma doutrina, um ensino, uma luz com
base em textos simbólicos. E além deste capitulo não há outros textos bíblicos
que nos esclareçam ou nos deem uma luz sobre a possibilidade de haver ressurreição
antes de Cristo voltar.
Somos todos exortados
a observar a bíblia da maneira como Deus orientou: Um pouco ali, um pouco aqui.
Um mandamento aqui, um mandamento ali. Ou seja, como os textos são simbólicos teríamos
de ter pelo menos mais um texto a apoiar esta ideia.
- Mas, depois dos três dias e meio, um espirito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles se ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo; e as duas testemunhas ouviram grande voz vinda do céu, dizendo-lhes: Subi para aqui. E subiram ao céu numa nuvem, e os seus inimigos as contemplaram. (Apoc. 11:11,12)
Mas, depois dos três dias e
meio: O que representam estes três
dias e meio até que as testemunhas de Deus venham a se erguer de novo?
Terminado a pregação
do povo de Deus. Terminado o tempo da tribulação (morte dos santos e das
testemunhas de Jesus). O que mais faltaria?
- Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. (Mat. 24:29)
Como diz o texto: Logo em seguida à tribulação. Para o
sol escurecer e a lua não dar a sua claridade, no mínimo teria de haver um dia
após a tribulação. Só com um dia a posterior é que poder-se-ia ver o sol a
escurecer, a lua não dar a sua claridade, as estrelas e os poderes do céu a
serem abalados. Mas na verdade passarão mais de um dia. Serão exatamente três
dias e meio, onde sobre toda a terra haverá angustia. Os homens desmaiarão de
terror e pela expetativa das coisas que sobrevirão ao mundo (Luc. 21:25, 26).
Um espirito de vida, vindo da
parte de Deus:
- Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande gloria. (Luc. 21:27)
Ele mesmo
ressuscitará a sua igreja, ressuscitará o povo do Altíssimo, pois o espirito de
vida que há em Jesus vem de Deus.
- Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus; e os que a ouvirem viverão. Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo. (João 5:25,26)
Ele mesmo vivificará
as suas testemunhas, porque são as suas ovelhas que ouvem a voz do seu Pastor.
O espirito (sopro) de Jesus, a voz do Filho de Deus erguerá as suas testemunhas
aos olhos de seus inimigos (a besta e aqueles que aceitaram a sua marca).
E subiram ao céu numa nuvem, e
os seus inimigos as contemplaram:
- E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus. (Mat. 24:31)
De uma a outra
extremidade da terra será arrebatado o povo de Deus da mão da morte e da mão
dos seus inimigos (os selados, aqueles que não morrerão na grande tribulação)
para se juntarem ao Rei dos reis e alcançarem a herança prometida.
- Naquela hora, houve grande terramoto, e ruiu a decima parte da cidade, e morreram, nesse terramoto, sete mil pessoas, ao passo que as outras ficaram sobremodo aterrorizadas e deram gloria ao Deus do céu. (Apoc. 11:13)
Quando Cristo já tiver
salvo o povo de Deus, eis que o sétimo anjo derramará a sua taça e a cidade
sofrerá.
- Então, derramou o sétimo anjo a sua taça pelo ar, e saiu grande voz do santuário, do lado do trono, dizendo: Feito está! E sobrevieram relâmpagos, vozes e trovoes, e ocorreu grande terramoto, como nunca houve igual desde que há gente sobre a terra; tal foi o terramoto, forte e grande. E a grande cidade se dividiu em três partes, e caíram as cidades das nações... (Apoc. 16:17-19)
Embora um texto diga
que ruiu a decima parte da cidade e o outro diz que a cidade dividiu-se em três
partes, não quer dizer, que não esteja a falar do mesmo assunto. Pois a grande
cidade poderá dividir-se em três partes com fendas no solo como ter dez por
cento da cidade ruída (desabar).
Logo após o terramoto
cumprir-se-á a voz do segundo e terceiro anjos. E Deus enviará ainda um alerta
àqueles moradores da grande cidade que não se corromperam com o testemunho da
besta, para saírem da cidade.
Obs: Nem todos que
nascem sem a lei vivem em desordem, igualmente, nem todos os que nascem na lei
vivem de acordo a ela.
Deus tem o seu povo
nestas terras pagãs e chamará por eles. Deus pedirá que se retirem dela, pois a
besta depois de ser derrotada por Cristo e seus eleitos destruirá a sua cidade
espiritual, a Babilônia.
- Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fieis que se acham com ele... Os dez chifres que viste e a besta, esses odiarão a meretriz, e a farão devastada e despojada, e lhe comerão as carnes, e a consumirão no fogo... A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra. (Apoc. 17:14-18)
Sim, irmãos, Deus lembrar-se-á
da grande Babilônia e executará o seu juízo sobre ela por meio da besta e não
só (Apoc. 16:21), fazendo cumprir o Seu pensamento. Mas Deus alertará ainda o
seu povo que habita em meio aos pagãos e que não tiveram como se libertar da
opressão religiosa que a grande cidade e outras nações pagãs (Apoc. 17:15) lhes
impuseram. Deus os advertirá que saiam da cidade enquanto há tempo, por forma a
não participar dos flagelos que ela sofrerá.
- Passou o segundo ai. Eis que, sem demora, vem o terceiro ai. (Apoc. 11:14)
“Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”
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