sábado, 18 de fevereiro de 2017

O Grande Sinal No Céu. Parte Final

Depois do pequeno interregno para responder sobre quem se tratava ser a descendência da mulher do capitulo 12 continuemos a observar a ultima parte do capitulo 12 de Apocalipse.

Para quem tem estudado connosco sabe que dividimos este capitulo em três partes. Até aqui já falamos de duas das três partes do capitulo.

Esta ultima é a menor parte de todas com apenas três versículos para se estudar. Mas por incrível que pareça, há muito que se diga nestes três versículos. Tudo porque a cristandade olhou de forma errada para o capítulo 12. Olhou para esta profecia como se ela já tivesse ocorrido antes até da fundação do mundo. Olhou mal e precisa estar apercebida disto.

Prossigamos:

Como vimos no artigo: "O Grande Sinal No Céu. Parte 2", para entendermos melhor o capítulo 12 de apocalipse deve-se olhar para os versículos 7-9 onde fala sobre a peleja no céu. Diz ainda que o dragão e seus anjos não puderam prevalecer e foram expulsos do céu. Este relato é melhor compreendido quando unimos com o aquilo que João descreve nos versículos 13-17. Ou seja, o dragão é expulso do céu (7-9) e quando desce persegue a mulher e sua descendência (13-17).

Então, o como entender o versículo 10?
  • E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada à salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. (Apoc. 12:10)
Para entender este verso é preciso compreender o que vem depois da perseguição da mulher e sua descendência. E, falar da perseguição da mulher e sua descendência é falar da grande tribulação que há de vir. A partir daí é fácil perceber o que vem a seguir. Como sabemos, depois da grande tribulação o Rei da gloria volta.

Agora é chegada à salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Depois da grande tribulação a salvação é chagada a toda a humanidade, o reino dos céus será imposto sobre todos os reinos deste mundo e Cristo assumirá todo o poder que recebeu de seu Pai.
  • Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído. (Dan. 7:13,14)
Sim, queridos irmãos, o verso 10 não fala da salvação espiritual da cruz como se prega. Fala da salvação literal que vem depois da grande tribulação. O texto fala da vinda do Messias de Deus.

A visão de que este capítulo fala da cruz é uma visão deturpada uma vez que força o entendimento do texto.

O reino do nosso Deus - Força qualquer leitor a crer que o reino dos céus já está entre nós. Força também a todo o cristão a ser incoerente e continuar a orar pela chegada do reino dos céus (...venha a nós o teu reino, seja feita  atua vontade...).

O poder do seu Cristo – Força o cristão a crer que Cristo já assumiu o reino deste mundo. Força ainda a sermos incoerentes, porque ao mesmo tempo em que dissemos que Cristo assumiu o reino deste mundo, aceitamos também que Ele está no santíssimo como sumo sacerdote intercedendo por nós.

Como olhamos para Cristo desde que ele subiu aos céus? Como Sumo sacerdote (intercessor)? Ou como Rei dos reis (detentor de todo o poder)?

Como disse na Parte 2 deste estudo, este capitulo não fala da expulsão de satanás do terceiro céu, porque se não teríamos de admitir que satanás vivia no céu como anjo cobridor, bem ao lado de Deus e acusava todo o mundo. Ou seja, Deus compactuava com o mal.

Seria até contra censo este entendimento, uma vez que todos nós concordamos que satanás foi expulso do terceiro céu antes da fundação do mundo.

Então, o que é ser derribado? Em que momento satanás é derribado? Quando for expulso do segundo céu?

Embora possamos pensar que o derrubamento de satanás seja quando ele for expulso do segundo céu, mas não este o momento do derrubamento. O facto de o texto mostrar que a salvação é chegada com o derrubar de satanás indica claramente que o momento do derrubamento de satanás é quando o Rei da gloria pisar na terra trazendo a salvação à humanidade.

Vamos nos lembrar dos estudos anteriores: Quando falamos sobre a quinta trombeta mostramos que a estrela caída (satanás) receberá a chave do poço do abismo e libertará de lá muitos dos seus companheiros.

Será neste mesmo abismo que satanás e seus companheiros serão presos quando Cristo voltar.
  • Vi descer do céu um anjo que trazia na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações até que terminassem os mil anos... (Apoc. 20:1-3)
É isto que o texto de Apocalipse 12:10 quer informar. É sobre o momento em que satanás será derribado. Ele será lançado no poço do abismo.

Os amigos se lembram de no artigo: O Grande Sinal no Céu. Parte 2 ter dito que o texto de Isaías 14 era mal interpretado. Aquele texto que também é erroneamente compreendido como se tivesse a retratar da expulsão de satanás do terceiro céu. Sim, este texto também nos ajuda a perceber em que momento satanás é derribado.

Depois que satanás sonhou em colocar o seu trono no segundo céu acima das estrelas de Deus (Is. 14:13). Satanás assumiu o controlo do espaço sideral. Tornou-se o deus deste mundo (2Cor. 4:4) e desejou ser semelhante ao Altíssimo durante o seu reinado desde a fundação deste mundo (Is. 14:14)

Mas quando a terceira trombeta for tocada, Miguel há de expulsá-lo do segundo céu para terra (Apoc. 12:7-9). Estar expulso do céu não é sinônimo de estar derrubado, pois satanás continuará a estremecer a terra. Cristo nada poderá fazer contra satanás durante o tempo que ele permanecer aqui na terra, porque tudo tem de se cumprir a risca. Isto é, a quarta, a quinta e a sexta trombetas terão de ser tocadas. Nestes períodos os juízos de Deus cairão sobre a terra. O último juízo será a grande tribulação. Só depois destes juízos é que Cristo se apresentará diante do Pai e receberá o poder (Dan. 7:13,14) com o qual há de reger as nações desta terra (Apoc. 12:5) e descer em defesa de seu povo.

Queridos, Isaías séculos antes também vislumbrou o mesmo que Deus havia mostrado ao profeta João. Viu que com a presença de Cristo, satanás e seus companheiros seriam lançados no Sheol, no poço do abismo. Será ali onde aguardarão até o dia do juízo final (2Ped. 2:4).
  • Mas às profundezas do Sheol você será levado, irá ao fundo do abismo! Os que olham para você admiram-se da sua situação, e a seu respeito ponderam: "É esse o homem que fazia tremer a terra e abalava os reinos, (Is. 14:15,16)
O facto de o texto dizer que a salvação chegou ao mundo, porque satanás foi derribado, é prova que este acontecimento (derrubar) ocorre depois deste (satanás) perseguir a mulher e sua descendência depois da grande tribulação.
  • E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. (Apoc. 12:11)
Embora satanás do céu acuse todos os servos do Cordeiro, estes não se deixaram vencer pelo mundo. Venceram amando o legado que está sobre os seus ombros (testemunho de Cristo). A estes, Cristo os confortará e fará chegar sobre eles à salvação eterna. Estes homens e mulheres que venceram o mundo não venceram tão facilmente como se fosse um sair às ruas e pregar o evangelho. Não. Deram as suas vidas.

E não amaram as suas vidas até à morte. Renunciaram as suas vidas, por amor ao seu Mestre.

Amigos, este ato não se trata de sair à rua e pregar o evangelho. Não, porque se trata do período da grande tribulação. Durante a grande tribulação, a besta exigirá da humanidade adoração sobre ela. Quem não estiver disposto a adorá-la morre. Novos mandamentos serão entronizados. Um novo deus será conhecido e um novo testemunho pregado.

Mas os vencedores viverão neste tempo sem esquecer os mandamentos de Deus e o testemunho de Cristo. Pela fé e conduta, sem o uso da palavra (a pregação fizeram-no antes da grande tribulação), os servos de Cristo pregarão o verdadeiro evangelho do reino somente pelo modus operandi (modo de se proceder) e com isto, pagarão com as suas próprias vidas.

Estes homens e mulheres serão exaltados quando a salvação chegar e Cristo assumir o seu poder sobre as nações. O galardão virá com Cristo e estes reinarão diante das nações (Apoc. 2:26,27).

Nota: Para o povo gentio que será entronizado na herança de Israel, não esqueçam que o mistério de Deus só será revelado quando se tiver para tocar a sétima trombeta. Ou seja, pouco antes do milênio acabar, Deus revelará os gentios que fazem parte da família da casa de Israel. O que quer dizer que a eminente vinda de Cristo será para os do seu povo.

Para quem ainda não viu este estudo, clica aqui: "Mistério de Deus".
  • Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. (Apoc.12:12)
Quando satanás for preso no Sheol o universo se alegrará, porque o causador do mal já não poderá abalar a terra e os céus. Mas o anjo do Senhor deixa um aviso aos terráqueos.

Espera aí, não vamos para o céu? Não meus amigos. Deus criou a terra para os homens e estes nada têm com o terceiro céu. É aqui que viveremos por toda a eternidade, na companhia de Cristo durante o milênio e mais tarde na companhia do Altíssimo depois do milênio.

Se voltarmos para o versículo 10, veremos que se ouve uma voz do céu. A voz não se ouve no céu. Ou seja, se a voz se ouvisse no céu estaria claro que os ouvintes ouviram de lá de cima. O texto diz que se ouve do céu. Voz provinda do céu para a terra a dizer: ... Ai dos que habitam na terra e no mar; Isto quer dizer que, do céu, Deus está chamando a atenção aos terráqueos que o mal ainda não terminou.

E, não terminou porque satanás mesmo no hades, onde não pode enganar ninguém, onde não pode abalar a terra, ainda assim, do mais profundo do abismo maquina o mal. De lá estará delineando tudo quanto fará contra o homem quando subir a superfície.

Contudo, é importante lembrar que a compreensão de que satanás tem pouco tempo desde que Cristo morreu na cruz como se prega neste capítulo 12 não faz qualquer sentido. Cristo já morreu a pouco menos de 2 mil anos. Alguém lucidamente crê que mais de 1 mil anos é pouco tempo? O pouco tempo que satanás tem é depois do milênio.

Há textos bíblicos que mostram três momentos em que satanás envolve-se no engano do homem.

Primeiro: No Éden. Era necessário que a humanidade caísse com ele. Conseguiu.
Segundo: No Getsemani. Satanás conhecia o seu adversário (Cristo), então, era necessário que o salvador falhasse na salvação do homem. Não conseguiu.
Terceiro: Depois do milênio. Tem pouco tempo e não pode confiar este trabalho noutra pessoa.

Porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco temposatanás sabe que depois de ser solto do abismo não terá tempo suficiente para ordenar que seus companheiros enganem o homem com medo que estes não realizem o trabalho perfeitamente. O tempo escasso e a ira para com o homem levará satanás a intervir pessoalmente no engano da humanidade.
  • ...até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. (Apoc. 20:3)
  • E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para ajuntá-las em batalha. (Apoc. 20:7,8)
A bíblia não diz qual é exatamente o engano de satanás, mas diz que isto levará as nações a quererem guerrear contra os santos e contra a santa cidade (Apoc. 20:9).

Mas creio que esta guerra está relacionada com ciúmes. Ou seja, satanás levantou ciúmes entre as nações em relação a Israel e a sua cidade.

Será porque Deus escolheu Israel em detrimento de outras nações? Será porque dentre os escolhidos foram inclusos alguns gentios e os demais não? O tempo dirá.

Deus chama a atenção da humanidade que estará vivendo o milênio com Cristo. Ai de vós que habitais na terra durante este período. Satanás voltará a se erguer. Será solto do abismo e seduzirá as nações contra a menina dos meus olhos.

Este aviso serve para todo o gentio (não Judeu) que viver no milênio. Aquele que aceitar a sedução de satanás e mexer com o povo de Deus, saiba de antemão que terá de suportar o juízo do último "ai" que está destinada a humanidade.

Último "ai" da historia deste mundo: "Toque das Trombetas. Parte Final".

Deus avisa de antemão, porque na sua onisciência viu que satanás terá muitos aderentes na sua causa final: cujo número é como a areia do mar, para ajuntá-las em batalha. Deus quer nos precaver de entrarmos na causa do seu inimigo, para que não sejamos participantes de suas más obras e do castigo final que o espera.



"Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras"
Share:

0 comentários:

Enviar um comentário

Translate

CATEGORIAS

Seguidores