sábado, 15 de outubro de 2016

Selamento. O Mito Cristão. Parte 1

Há poucos meses atrás me deparei com o apelo à santificação no Facebook, mais ou menos assim:
O selamento está próximo a chegar. Devemos nos santificar para recebermos o selo de Deus, por forma a atravessarmos a tribulação dos últimos dias. Cristo está voltando para nos salvar, mas só salvará aquele que for encontrado com o selo de Deus. Se quiseres essa salvação apronta-te, para receberes o selo de Deus.

Os púlpitos estão cheios de pregações sobre o selo de Deus. Mensagens são passadas, apelando aos cristãos a prepararem-se para este grande dia em que o povo de Deus estará em pé diante de um mundo atordoado pelo juízo divino, pregando as novas do céu. E no momento final todo o povo será salvo.

Queridos cristãos das diferentes nações, tribos, povos e línguas, vós sereis mesmo selados?

Quando leio o capitulo 7 de Apocalipse me lembro da historia de Absalão, que com astucia quis conquistar o reino de seu pai Davi (2Sam. 15 a 18). Sou levado a este triste acontecimento, porque os caríssimos colocam-se no mesmo lugar que Absalão se colocou, para tentar usurpar com alguma astucia o que não lhes prometeram.

O mundo cristão tem feito deste capitulo 7 de Apocalipse gato e sapato, escamoteando aquilo que já está claro. Simbolizam tudo o que lhes convém e o que não convém. São levantadas muitas argumentações para fazer deste capitulo simbólico, de maneira que satisfaça o ego das nações. Tudo só para excluir Israel como personagem principal da mensagem.

Como disse no artigo anterior: Deixem de firmar vossas bases interpretativas nas interpretações dos reformadores. Quem leu o meu artigo: "Verdade" sabe que não tenho nada contra os reformadores. Muito pelo contrario, apenas disse no artigo e vos digo de novo: Eles não fazem parte do tempo do fim. E infelizmente vocês não sabem a luz (conhecimento) que estão desperdiçando.

Vamos por partes:

Deus rejeitou Israel? Não. Nem por sombra. Nem mesmo rejeitou as 10 tribos e meia, como alguns interpretam.
  • Pergunto, pois: Acaso Deus rejeitou o seu povo? De maneira nenhuma!... (Rom. 11:1)
Será que só Judá é que se mantem com linhagem pura? Ou Deus preservou todo o seu povo?
  • Eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim. (Rom. 11:1)
Primeiro: Deus não rejeitou um povo que Ele mesmo é que escolheu, e muito menos rejeitaria parte deste povo.

Segundo: Paulo não era judeu. Sua linhagem (Benjamim) não se perdeu.

Terceiro: Ninguém pode afirmar categoricamente que as 10 tribos e meia tornaram-se impuras em meio às nações pagãs. Será que os exilados não poderiam se manter puros no exílio? Eu creio que podem. Por isso é que até hoje temos muitos Israelitas espalhados por este mundo.

Provavelmente alguém poderá dizer: Parte da tribo de Benjamim estava com Judá, por isso é que Paulo da tribo de Benjamim mantem sua linhagem pura.

Meus amados, não esqueçam que Paulo era romano de nascença e sempre teve orgulho em assumir-se como tal, quando lhe conviesse (Atos 22:28). Isso não seria motivo de rejeição?
  • E estava ali à profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser... (Luc. 2:36)
Será que esta tribo de Aser também estava com Judá quando as 10 tribos e meia foram exilados (Luc. 2:36-38)? E os discípulos de Jesus eram todos Judeus? Existe prova maior que da boca dos próprios Israelitas em relação à existência da linhagem pura de todo povo de Israel?
  • Deus não rejeitou o seu povo, o qual de antemão conheceu. Ou vocês não sabem como Elias clamou a Deus contra Israel, conforme diz a Escritura? Senhor, mataram os teus profetas e derrubaram os teus altares; sou o único que sobrou, e agora estão procurando matar-me. E qual foi a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal. Assim, hoje também há um remanescente escolhido pela graça. (Rom. 11:2-5)
Para além de dizer que Deus não rejeitou o seu povo, Paulo usa o clamor de Elias como exemplo para nos dizer que Israel não se desintegrou, nem mesmo perdeu sua linhagem pura. Amigos, tal como no tempo de Elias, no qual Deus preservou mais sete mil profetas, igualmente, hoje tem Israelitas preservados em todo mundo. E Tiago confirma isto em sua carta:
  • Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações: Saudações. (Tiago 1:1)
Creio que para entendermos melhor a palavra de Deus, precisamos acreditar mais naquilo que a bíblia diz e deixar de lado os argumentos humanos. Os discípulos viram mais de 200 anos atrás que as tribos Israelitas não haviam desaparecido. Viram que nenhum dos seus irmãos foi excluído. Como é que os estudiosos de hoje dizem que Israel (para alguns) ou parte de Israel (para outros) saiu de cena?

Alguém poderia perguntar: Então, como é que das doze tribos originais João só viu dez? Por que Levi entrou se eles não são contados entre os irmãos? Por que José entra, se nem sequer foi contada como uma tribo em Israel?

Faço-vos algumas contra perguntas: Qual foi o principal objetivo na composição das tribos de Israel? Qual será o objetivo desta futura composição?

É claro que sabemos que o objetivo da antiga composição era para receber a herança. Tomar posse da terra que Deus os deu por herança. E, será que Jesus está compondo as futuras tribos para receber a mesma herança? Claro que não. Veja o que a bíblia diz:
  • Então olhei, e diante de mim estava o Cordeiro, de pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai. Ouvi um som do céu como o de muitas águas e de um forte trovão. Era como o de harpistas tocando suas harpas. Eles cantavam um cântico novo diante do trono, dos quatro seres viventes e dos anciãos. Ninguém podia aprender o cântico, a não ser os cento e quarenta e quatro mil que haviam sido comprados da terra. Estes são os que não se contaminaram com mulheres, pois se conservaram castos e seguem o Cordeiro por onde quer que ele vá... (Apoc. 14:1-4)
Se Jesus escolheu 12 mil Levitas em detrimento de 12 mil Danitas para acompanhá-Lo onde quer que vá, não nos cabe a nós argumentar além do que está escrito. Amigos, os objetivos nas composições das tribos são totalmente diferentes, e isto faz toda a diferença na hora de interpretarmos este capitulo.

De qualquer forma é necessário analisar, por que Dã e Efraim supostamente foram retirados na visão de João, em apocalipse.

Creio que o motivo da "rejeição" de Dã nesta futura composição, tal como algumas interpretações apontam, trata-se do mau comportamento que esta tribo sempre mostrou diante de Deus durante a afirmação do povo Israelita.

Foi à primeira tribo em Israel a introduzir a idolatria (1Reis 12:28,29; Juízes 18:30,31). Ocupou terras que Deus não havia designado e com isso exterminou pessoas que não deveriam ser mortas (Juízes 18:27-31). E como o texto diz, viveram com os seus ídolos durante toda a vida até ao exilio.

Creio que são por estes motivos que a tribo de Dã não esteja representada no grupo de pessoas imaculadas que acompanhará o Cordeiro, onde quer que Ele vá.

Embora a tribo de Dã não tenha nenhum acompanhante que estará com o Cordeiro, isto não quer dizer que esteja rejeitada como tribo diante de Deus, pois na profecia de Ezequiel a tribo de Dã aparece recebendo uma parcela do território de Israel no reino Messiânico. O que prova que não foram rejeitados por Deus.
  • E estes são os nomes das tribos: desde o extremo norte, ao longo do caminho de Hetlom, indo para Hamate, até Hazar-Enom, termo de Damasco para o norte, ao pé de Hamate, terá Dã uma parte, desde o lado oriental até o ocidental. E junto ao termo de Dã, desde o lado oriental até o ocidental, Aser terá uma porção. Ezequiel 48:1,2
E o que dizer de Efraim? Por que surge José em detrimento de Efraim?

Muitas pessoas que hoje rejeitam Israel não sabem nada sobre as promessas de Deus, pois se soubessem, teriam a maior vergonha de fazê-lo. Se soubessem em profundidade as promessas de Deus a hipocrisia em relação este povo seria grandiosíssima.

Você sabia que para pertenceres na igreja do Cordeiro foi por meio da tribo de Efraim? Não sabes?

Então, preste atenção:

Depois do incidente que Jacó teve com os seus filhos, Simeão e Levi, em Siquém, em Canaã (Gen. 34). Jacó encontra-se com Deus, que o pede para subir a Betel, e se estabeleça ali (Gên. 35:1). Mais tarde Deus voltou a aparecer-lhe já em Betel e o abençoou:
  • E Deus ainda lhe disse: "Eu sou o Deus Todo-poderoso; seja prolífero e multiplique-se. De você procederão uma nação e uma comunidade de nações, e reis estarão entre os seus descendentes. (Gên. 35:11)
Todos nós sabemos que Israel fez-se uma grande nação, mas creio que passa despercebido aos menos atentos que, de Israel sairão muitas nações. Sim, amigo, a promessa de Deus a Jacó (Israel) é que dele também sairão muitas nações. Ou seja, Israel se fará não só uma grande nação, mas também dará origem a muitas nações.

Israel (Jacó) não viu esta profecia a se cumprir, e nem esperava que se cumprisse de imediato. O tempo passou e agora Israel (Jacó) se encontra doente, a beira da morte. José leva seus filhos para conhecerem o avô, para que este abençoe seus netos. Mas, em vez de abençoa-los como netos, Israel usurpa de José seus filhos e torna-os seus:
  • Agora, pois, os seus dois filhos que lhe nasceram no Egito, antes da minha vinda para cá, serão reconhecidos como meus; Efraim e Manassés serão meus, como são meus Rúben e Simeão. (Gên. 48:5)
Ao abençoa-los, Israel (Jacó) colocou a promessa de Deus sobre a cabeça de Efraim:
  • e lhe disse: "Não, meu pai, este aqui é o mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele, Mas seu pai recusou, e disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua descendência será uma multidão de nações. (Gên. 48:18,19)
Como sabemos muito bem, Efraim é uma tribo, mas Israel (Jacó) profetizou e passou a promessa de Deus ao seu novo filho Efraim, dizendo-lhe: sua descendência será uma multidão de nações.

Provavelmente alguém perguntaria: Quando é que de Efraim saiu ou sairá uma multidão de nações? Como é que Efraim pode gerar nações? Como Efraim gera multidão de nações eu não sei exatamente, mas sei que se Deus diz, Ele faz. Sei também que para Efraim gerar multidão de nações teria de "morrer". Sim, amigo, para Efraim gerar de Deus multidão de nações teria de morrer, porque Efraim foi uma esposa repudiada por Deus.

A tribo de Efraim numa primeira instancia foi rejeitada, quando o Eterno lhe deu carta de divorcio como vemos em (Oseias 2 e 4). De "duplamente frutífero" (o significado de Efraim), passa a ser um "bolo não virado", entregue as nações (Oseias 7:8). Tanto é que ela reconhece seu estado e deseja voltar ao primeiro Marido:
  • Ela irá atrás de seus amantes, mas não os alcançará; e buscá-los-á, mas não os achará; então dirá: Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora. (Os. 2:7)
Como o Eterno poderia fazer retornar uma esposa repudiada? Será que passaria por cima de Sua instrução? Supostamente que não. Então qual seria a forma legal que levaria o Eterno a retornar a esposa (Efraim) repudiada.

Segundo o mandato de Deus, para que o marido tomasse de volta a mulher que havia sido repudiada sem cometer adultério, a mulher teria de morrer. E Efraim "morreu". Morreu para o pecado mediante a fé do Messias da tribo de Judá. Efraim voltou a viver uma nova vida no Messias.
  • Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos, porque a salvação vem dos judeus. (Jo. 4:22)
Desta maneira, Samaria (Efraim) recebeu o conhecimento de verdade. Desta maneira legal, é que o Eterno considera a Efraim como sua esposa e volta a ser parte das 12 tribos de Israel. Desta forma o Eterno cumpre a sua promessa a Abraão, Isaque e Israel.

E, quando foi que se cumpriu exatamente isso?
  • Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos Gentios haja entrado (Rom. 11:25).
Quando Israel (Jacó) profetizou a entrada das nações por meio de Efraim, não olhou para os dias em que estes tomaram posse da terra. Israel (Jacó) profetizou olhando mais além:
  • Depois, chamou Jacó a seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e anunciar-vos-ei o que vos há de acontecer nos tempos vindouros; (Gên. 49:1)
Amigos, Israel (Jacó) confiou em Deus e sabia que isso iria acontecer:
  • Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas. (Apoc. 7:9)
Todas estas nações, tribos, povos e línguas na verdade saem de Efraim como o Eterno determinou. Você e eu fizemos parte deste maravilhoso plano que Deus havia anunciado, por meio dos patriarcas, mas que até o tempo de hoje é pouco compreendido.

Amigo, quando João descreve as tribos do capitulo 7 de Apocalipse não o faz excluindo Israel, nem Efraim, pois José não teve filhos além de Efraim e Manasses. Isto é um fato inegável. Se José não teve mais filhos, logo não pode formar uma tribo literal e independente.

Isso Cria algumas duvidas: Então, como é que José pode ter aparecido no relato de João?

Qualquer estudante independente (sem lhe soprarem ao ouvido) sabendo que José não teve mais filhos além de Manasses e Efraim chega à conclusão que a tribo de José representa simbolicamente outra tribo. E qual tribo seria?
  • ...Depois escreva noutro pedaço de madeira: Vara de Efraim, pertencente a José e a toda a nação de Israel, seus companheiros. (Ezeq. 37:16)
José representa simbolicamente o Efraim original. A tribo de Efraim não sai desta futura formação. Na verdade Efraim divide-se em dois grupos nesta visão de João, em Apocalipse. No primeiro grupo é designado de José (Este é o Efraim irmão dos outros filhos de Israel) e o segundo grupo a tribo de Efraim encontra-se no verso 9, simbolizado pelas nações, tribos, povos e línguas. E o texto abaixo mostra claramente o plano de Deus, que é aproximado ao que se vê em Apocalipse 7:9.
  • Filho do homem escreva num pedaço de madeira: Pertencente à Judá e aos israelitas, seus companheiros. Depois escreva noutro pedaço de madeira: Vara de Efraim, pertencente a José e a toda a nação de Israel, seus companheiros. Junte-os numa única vara para que se tornem uma só em sua mão. Quando os seus compatriotas lhe perguntarem: Você não vai nos dizer o que isso significa? Diga-lhes: Assim diz o Soberano Senhor: Vou apanhar a vara pertencente a José, que está na mão de Efraim, e às tribos israelitas, seus companheiros, e juntá-la com a vara de Judá, fazendo delas um único pedaço de madeira, e elas se tornarão uma só na minha mão. (Ez. 37:16-19)
O texto diz que Deus vai tomar vara de José, que está na mão de Efraim, vai pegar na vara das tribos Israelitas, seus companheiros e juntá-la-á com a vara de Judá perfazendo uma só VARA em sua Mão. Ou seja, Deus fará uma VARA a partir de três varas, a saber: Efraim, Israel e Judá.

Deus quer dizer com isto, que a única VARA ou pedaço de madeira que Ele fará em sua Mão é que Se servirá de "suporte" na caminhada por toda a eternidade. É com esta VARA que regerá e guiará com sua luz as nações (Apoc. 21:24).

O texto de Apocalipse 7 onde retrata 12 tribos de Israel não reflete simbolismo nenhum. Lembra-te que o objetivo da formação das tribos determinará a sua interpretação. 

Queridos cristãos das diferentes nações, tribos, povos e línguas, ainda crês que sereis mesmo selados?



“Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras”
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